14 de julho de 2007

Verde esperança

Ora viva, esta foi uma semana muito animada no reino do Leão! Com entradas e saidas de jogadores, mudança de relvado e novos equipamentos ( nada de cor-de-rosa....).

É inevitável referir a saida de Ricardo, não me deixará saudades, é bom guarda-redes entre postes e no jogo de pés, mas muito frágil nas bolas aéreas e na estrutura mental, não me deixará saudades pois são muito mais as más memórias que deixa do que as boas... O campeonato perdido na luz nos minutos finais por falta de coragem e agressividade na abordagem ao lance com Luisão, a final da taça uefa, e se juntarmos a isto a saida inarrável que deu origem ao golo da Grécia na final do Euro 2004.... Não cumpriu minimamente as expectativas criadas aquando da sua contratação.
Mas esta transferência vem alertar para uma mudança radical na realidade do futebol portugues, a nova lei da tributação dos futebolistas! Se já era dificil os clubes portugueses manterem os seus talentos face ao poderio financeiro dos gigantes do futebol europeu a tendência será obviamente para esta realidade se agravar...
O exemplo de Ricardo é o paragdima em torno desta questão, quando o guarda-redes titular da selecção portuguesa sai de um dos grandes clubes portugueses, perde a oportunidade de disputar a liga dos campeoes e mais uma série de titulos nacionais , para ir para um clube mais que mediano em Espanha, um clube que luta sofregamente para não descer de divisão, então algo vai mal!
Respeito a opcção de Ricardo, não será a meu ver a mais lógica, mas são opções com as quais os jogadores tem que se debater ao longo das carreiras e que Ricardo ajuizou o melhor possivel concerteza.
A grande questão é : COMO VÃO OS CLUBES PORTUGUESES MANTER OS SEUS JOGADORES?
Como o vão fazer?E esta é uma questão que se reveste de sobeja importancia no Sporting,que politica vai a Sad seguir na Hérculea batalha de manter os jovens de inegável talento formados na academia? Como vão contratar jogadores de assinalável talento no estrangeiro com tão grandes discrepancias em tributações em relação a ligas já de si mais fortes, que financeira, quer competitivamente?

Esta nova lei poderá vir a ser uma machadada que vai com toda a certeza abalar a realidade do nosso futebol e à qual o futebol portugues pode não resistir sem passar por grandes tribulações!

Terminando por aqui esta problemática, não me posso despedir sem referir e comentar as novas contratações de Purovic e Stojkovic . Purovic vem mais de encontro à imagem de ponta-lança que a meu ver fazia falta no plantel ao contrário da hipótese Maxi Lopez que foi avançada pela impresa e que já havia comentado no post anterior.
Stojkovic virá concerteza acrescentar qualidade ao Sporting, a sua enorme estatura será determinante numa pecha que se verifica ano após ano e que consiste numa estatura média do plantel muito baixa o que como é obvio acaba por ter repercussões na disputa de bolas pelo ar junto à sua baliza, e com Ricardo não foram poucas as taquicardias!...
Acredito que o Sporting tem o futuro garantido na baliza com Rui Patricio e Stojkovic, o tempo dirá se tenho ou não razão.
Agora há que ter alguma paciência, quer com Purovic quer com Stojkovic e esperar que se adaptem rápidamente a esta nova realidade e possam expressar todo o talento que concerteza terão sobre o novo relvado do estádio José de Alvalade!


Agosto será um mês quente com um Sporting- Benfica no torneio Guadiana, o Sporting- Porto para a disputa da Supertaça de Portugal e finalmento o Porto- Sporting para o campeonato, testes de fogo que vem revestir de ainda maior importância esta fase de preparação!
Paulo Bento terá os Leões Indomáveis preparados!


Saudações Leoninas a todos e até ao próximo Sábado!

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, eis o Sporting Clube de Portugal

13 de julho de 2007

Jogando à bola

Início do Campeonato
Nesta fase da pré-época, quando começam os jogos amigáveis, os treinadores optam por nos primeiros três a quatro jogos fazer alinhar duas equipas (uma em cada parte, bem entendido), não dando a entender o seu 11 titular.
A partir do 5º jogo, os jogadores já se vão apecebendo das escolhas do treinador e aí se vê como o treinador gere o plantel, pois ou consegue ter o grupo todo unido e a remar para o mesmo lado ou então vão existir problemas disciplinares durante a época.
O que quero dizer com isto?!
Desde o inicio da pré-época que o pensamento dos jogadores está voltado para o primeiro jogo oficial, pois todos querem ser titulares no primeiro jogo. Cada jogador acha que se iniciar a época oficial como titular terá mais hipóteses de manter esse estatuto durante a época.
Pois comigo aconteceu exactamnete o contrário na época passada: comecei e acabei a pré-época como titular e no 1º jogo do campeonato fui suplente utilizado; joguei os dois jogos seguintes, passei a suplente utilizado, depois a suplente não utilizado e, finalmente a não convocado. Com a alteração técnica (sobre a qual já escrevi), fui titular desde a 12ª jornada até à 26ª jornada(última jornada).
Concluindo, se as coisas não acontecem como desejam, trabalhem, pois a recompensa acaba sempre por chegar.
Nunca baixem os braços!!!
Kaká

Haja Coração

Com uma semana de atraso, aqui estão as minhas expectativas para a época 2007/2008 do Sport Lisboa Benfica!

Como bom benfiquista que sou, as minhas expectativas não podem ser outras que não as máximas (é uma coisa que é intrínseca a qualquer benfiquista que se preze, nunca pensar abaixo do máximo), vamos ser campeões, vamos ganhar a taça e vamos ganhar a liga dos campeões (HAHAHA!!!) e por ultimo perdemos a taça da liga na final contra Os Belenenses que é para o meu avô, que esta velhinho, ter uma alegria!
Assim sim, parece-me justo!

Como sabemos, o Benfica é, já à uns largos anos é o grande campeão da pré-época, é o clube que mais se fala e de que mais se especula e parecendo que não, isso cansa! Muito benfiquista já não aguenta isto, começando por mim. Sou novo mas o meu coração já conheceu melhores dias e isto de ser benfiquista tem muito que se lhe diga!
Dando um exemplo, o meu coração não aguentará mais um daqueles comentários como eu ouvi em tempos,“aqui esta (super) Beto a fazer uma viragem de flanco com o pé esquerdo, assim sim o Benfica ficara com um bom meio campo. Este jogador vai ser sem duvida uma mais valia para este plantel”.
Graças a deus, este senhor jogador já não consta no nosso plantel, e para o seu lugar regressou, na minha modesta opinião, o melhor jogador do Benfica! Penso que será por aqui que o Benfica poderá iniciar uma época de sucesso! O facto de ter feito regressar uma das suas principais valias, aliado a não ter perdido, com excepção de Micolli, nenhum dos seus jogadores chave e à continuação do treinador, irá permitir que este ano não sejam cometido erros anteriores!

Vê-se que algo está diferente neste Benfica, a começar pelo estágio. Acabaram as palhaçadas vividas anos a fio na Suiça, em que parecia valer tudo! Não havia o mínimo de tranquilidade para que os jogadores se pudessem concentrar e trabalhar calmamente!
Parece que este ano se esta a tentar fazer algo de positivo!
Não poderei falar muito sobre as contratações pois não conheço a maioria dos jogadores, resta-me pedir pelas alminhas que os dois sul-americanos façam esquecer Micolli, que Zoro e Coentrão consigam aguentar o peso que esta camisola tem, ajudando assim o resto do plantel a ficar mais forte para esta longa época!

Como o artigo parece estar um bocado extenso vou deixar uma bela musica para vocês ouvirem enquanto o lêem! Tenho a avisar que o vídeo clip pode traumatizar os leitores mais sensíveis devido ao sentimento que transmite




Com isto se despede o Luis Pinho, ate à proxima

12 de julho de 2007

Mais que um Jogo II

No seguimento do texto da semana passada julgo ser relevante clarificar dois conceitos para melhor entendermos o fenómeno da formação em Futebol.

Especialização Precoce Vs Especificidade Precoce

Como se lembram, referi que, actualmente as preocupações de grande parte dos treinadores de formação se centram na "Formatação" dos jogadores precocemente, isto é, incutindo desde idades prematuras directrizes rígidas de actuação em jogo. Assiste-se, muitas vezes (des)treinadores afirmarem que : "é importante ele jogar bem por dentro",ou então "aquele miúdo tem que jogar na esquerda". Em casos mais extremos, certos treinadores tentam inclusive determinar a forma de jogar do jovem jogador, exigindo-lhe que : "joga mais rápido", ou então, "Chuta,Chuta". Todas estas características reflectem sucintamente o conceito de ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE que é preconizado por muitos (des)treinadores, seja de forma consciente ou inconsciente.
No entanto, na nossa opinião, a preocupação fundamental até aos 14 anos de idade deverá prender-se com o proporcionar condições aos jovens jogadores para se auto-desenvolverem de forma criativa e livre,isto é, os exercícios de treino devem privilegiar o elemento fundamental do jogo de FUTEBOL, que é, o Jogo. Claro que, o jogo praticado até aos 14 anos de idade, é de certa forma, algo anárquico, fruto da pouca organização evidenciada. No entanto, é crucial os treinadores entenderem que este FUTEBOL aparentemente desorganizado é crucial para o desenvolvimento de todo um conjunto de PRESSUPOSTOS fundamentais, para que, a partir dos 14 anos de idade a VIVENCIAÇÃO dos PRÍNCIPIOS DE JOGO no processo de treino seja potenciada.
Resumindo, falamos então de uma ESPECIFICIDADE PRECOCE, isto é, procurar que os miúdos comecem o mais cedo possível a JOGAR FUTEBOL, e não, A RESPEITAR UM CONJUNTO DE DIRECTRIZES SUPOSTAMENTE IMPERATIVAS PARA QUE SE TORNEM JOGADORES DE TOPO. O entendimento deste conceito permite-nos perspectivar a formação de jogadores tendo em conta o que se pretende para o FUTURO. Por seu lado, o conceito de ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE, desvirtua o sentido da formação, visto que, os objectivos inerentes a esta perspectiva são essencialmente voltados para o PRESENTE
Em suma, o imperativo deverá ser o de proporcionar condições, para que, os jovens jogadores contactem o mais cedo possível com o JOGO ( Especificidade PRECOCE), e não que estes, se tornem precocemente (e supostamante) jogadores completos e altamente especializados.

Procurei neste artigo. balizar a fronteira entre estes dois conceitos tantas vezes confundidos. Alguma dúvida(ou não concordância) que tenham, agradeço que coloquem , visto que, é um tema complexo que carece de discussão para o seu melhor entendimento.

NFP

Video Box (isto é futebol)







Em baixo..."artigo da semana" e o "meu futebol"

ARTIGO DA SEMANA

Boas aos visitantes/colaboradores deste blog! Hoje é o dia de eu escrever aquele que para mim foi o artigo da semana e falar um pouco sobre ele. Contudo, hoje vou abordar não um artigo, mas sim vários, tendo como pano de fundo o mesmo assunto... a pré-época.
Talvez um pouco influenciado pelo livro "Mourinho, Porquê tantas vitórias?" este ano, desde que começou a época futebolística tenhu estado bastante atento ao tipo de exercicios que as equipas fazem durante a "pré-época". A minha análise baseia-se em artigos que leio em jornais desportivos e imagens dos treinos que nos são facultadas normalmente pela televisão.
Assim sendo, vejamos.... no Porto, podemos ver Jesualdo Ferreira a recorrer a bolas medicinais e a circuitos extensos e desgastantes para apurar a condição fisica dos seus jogadores (assim o dizem); no Benfica de Fernando Santos, o mesmo principio recorrendo a circuitos mas estes com remates no fim de cada estação, para depois poderem dizer que treinam sempre com bola...; descendo mais um pouco na qualidade teórica das equipas, esta semana li que no Boavista de Jaime Pacheco, Mário Silva dava o exemplo aguentando 48 minutos no teste iô-iô; por último, Manuel Cajuda no Vitória de Guimarães a levar os seus jogadores para a praia para lhes dar as chamadas "tareias de pré-época".
Com este post, queria lançar uma discussãozinha sobre se concordam ou não com estes métodos de desenvolvimento das capacidades motoras no futebol. Eu sou contra este tipo de exercicios acima referidos no que diz respeito ao futebol! Digo isto, porque acredito que este tipo de exercicios para o desenvolvimento de determinadas capacidades motoras em determinadas modalidades são bastante eficazes, mas não para o futebol.
Deixem a vossa opinião e se for oportuno, mais tarde desenvolverei melhor este assunto.
Abraço e espero que gostem

11 de julho de 2007

O meu futebol



Adoro o Batman!!!sim esse mesmo essse Super-Heroi criado pela DC Comics...e agora a vossa pergunta...porque raio é que este me está a falar da adoração do Batman num blog sobre futebol...resposta : - o Batman é o unico Super Heroi que conheço que não tem um unico poder e hoje apeteceu-me fazer uma comparação entre o Batman e o ser treinador de Futebol! (vou tentar que isto tenha a maior logica possivel)
Bruce Wayne ou Batman como preferirem vive do dinheiro que herdou dos seus pais...nenhum treinador vive sem o dinheiro do clube (logo nada ou quase nada sai do seu bolso...ag temos o caso do schuster....mas é a excepçao que confirma a regra), admito pus este tópico por dinheiro só por pôr :P.
Falando de coisas sérias ... quantos treinadores do mundo tem Super-Poderes???O Mourinho???não, nem esse! Apesar de por vezes parecer nem mesmo esse tem super poderes! Mas tal como Batman, Mourinho (e outros treinadores) usam todos os recursos possiveis e todos as suas capacidades (desde a intelectual a fisica), sacrificam parte da sua vida para fazer o que mais gostam...no caso de Batman acabar com o crime...no caso dos "misters" (adoro este nome) conseguir vitória atrás de vitória!
Batman tenta deixar o povo feliz (e seguro)...se o Benfica Porto ou o Fermentelos perderem o jogo que disputaram os adeptos (povo) não está feliz!
O Homem Morcego não sabe voar...ele usa tudo que tem á sua mão,ele cria objectos,ele aleija-se para chegar o mais longe possivel; o treinador nao sabe ganhar jogos automaticamente (as vitorias neste paragrafo são voar) e tambem tem que tentar usar todos os recursos possiveis (criar exercicios, motivar atletas, etc...) para conseguir chegar ao seu objectivo (materiais, financeiros e humanos tal como o Batman)
Bruce Wayne tem duas pessoas em que é capaz de confiar tudo e de mostrar todos os seus segredos...o treinador tambem tem um numero reduzido de pessoas nas quais pode confiar plenamente (exceptuando a familia e amigos claro)...eu comparo o seu mordomo a um presidente de um clube pois esses conselheiro e é capaz de reprimir e punir e sempre mantendo a distancia profissional necessaria...e Robin será o adjunto(s) que faz(em) tudo por ele, nos qual se pode confiar, ele vai á luta para ajudar Batman...Robin tambem podia ser o Jogador (tambem luta por Batman), pois para quem não viu Robin mereceu uma segunda oportunidade...e provou que é capaz de cumprir...qual é a pessoa no mundo que não a merece?os jogadores obviamente merecem!Os morcegos tambem podiam ser os jogadores...mas esses só aparecem quando é preciso (mesmo á vedeta) e não é o que se deles...eles tem que estar sempre lá!
Bruce Wayne sacrifica prte da sua vida pessoal para conseguir ser Batman...a pessoa que é treinador de futebol (ou outra modalidade) sacrifica tambem muito da sua vida privada para ser Treinador (viagens, treinos, estágios, reflexões, disposição após derrota, etc...)
O Homem Morcego tem um sitio no qual só quem ele quer é que sabe o que lá tem, só quem ele quer é que lá entra, só quem ele deixa pode tocar nas coisas...A Cave! quando me refiro á Cave refiro-me ao balneario...só quem o treinador quer é que está ali, só ele sabe o que realmente sabe o que se passa ali...daí eu defender muito os treinadores...pois só eles sabem e muitas vezes dizemos "porque é que o maricas do Zé manel tá a jogar e não Joga o craque??" só o Batman, perdão, o treinador é que sabe!!!
O ultimo ponto que vou referir nesta comparação...A Mascara!!!Batman não precisa de uma mascara ou de um fato...ele usa para manter a sua identidade escondida...O treinador é Bruce Wayne na vida pessoal e é Batman na profissional...pois não me venham com conversas de que sou assim no treino e em casa, porque não é assim...daí usarmos a mascara para esconder sentimentos que por vezes não queremos demonstrar...por vezes queremos sorrir mas não poemos porque queremos mostrar, transmitir, ou incutir algo que não será tao facil de o fazer se sorrirmos naquele momento!!! Leiam Damasio e acho que me percebem!!!
O meu sonho é ser um Grande Batman (treinador)
Fica Por Aqui o meu artigo...espero que tenham gostado!!Abraço!!!

Mundo de Estádios


Allianz Arena




Inauguraçao : Abril 2005

Custos : 268 (!!!) Milhões de euros

Localidade : Frottmaning (Munique Norte)

Clubes utilizadores: TSV Munique 1860, Bayern Munique

Lotação : 66 mil espectadores

Curiosidades :

A arquibancada, planejada com base nos estádios ingleses, alcança o máximo de inclinação que a de uma bancada que se hoje em dia conhece: 34 graus.

É constituído por estrutura mista de aço e cimento armado

A vedação externa apresenta 1056 painéis à prova de fogo com o formato de diamantes, que são divididos em 29 anéis de 700m de comprimento.

Está equipado com 4 plasmas do tamanho de dormitórios convencionais, possuindo ainda um eficiente sistema de evacuação de emergência, que permite a completa evacuação do estádio em cerca de 15 minutos. A título de comparação, no Estádio do Maracana um processo semelhante exigiria entre 2 e 3 horas.

O estádio fica aberto durante o ano todo, pois em todos os seus sete níveis encontram-se centros comerciais. Além disso, o complexo comporta ainda um parque ecológico.

A Mudança de cor do Estádio

10 de julho de 2007

Bis(marck) do Dragão


Cá está, como ferveroso adepto do meu Grande, Melhor e sem dúvida o único "Glorioso" que este país conhece (como é óbvio estou a falar do Futebol Clube do Porto – Campeão Nacional em título, aliás, Bicampeão), não podia deixar de agradecer a criação deste blog onde posso con/discordar com o excelentíssimo Miguel Sousa Tavares (a minha leitura semanal de referência às terças-feiras).

O estágio do FCP, que insiste em efectuá-lo na Holanda onde, admita-se, apenas Mourinho, e talvez por ser o Mourinho, conseguiu preparar bem os jogadores e a época, não tem trazido nas últimas 3 épocas resultados em qualidade de jogo significativas (apesar de ter ganho 2 campeonatos, este plantel tem capacidade para praticar o melhor futebol em Portugal). Um estágio de 10 dias será suficiente? 4 jogos nesse curto espaço de tempo será o ideal? Será q o estágio planeado por Jesualdo Ferreira engloba o tempo dispendido nas viagens para os jogos? Não seria preferível ficar por terras lusas?

A “aposta na formação” será um ponto a favor, mas toda a indecisão em torno das entradas mas, sobretudo, das saídas pendentes torna este estágio uma mera preparação física, pois jogadores chave como Helton, Lucho e Fucile (?) continuam de fora, permanecendo a situação dúbia da permanência/saída de Lucho, Quaresma e/ou Pepe e a entrada de um ponta de lança reconhecido.

Vamos esperar para ver se os ex-juníores realmente têem qualidade para ficar no plantel e se o FCPorto não esbanja as jóias de jogadores que possui. Mas sobre esse assunto falarei na próxima semana...

Saudações Dragonescas,

JB

PS:Tive que ser eu a postar o artigo do Bismarck devido a problemas que ele teve com o blogger! Em baixo Bio do vencdor da Vote Box e ainda "futebol não é so para Homens" de JRP


Bio Do vencedor da Vote-Box Semanal

Antes de mais queria pedir desculpa pelo atraso a postar, vou tentar que nao se repita!
este Post e dedicado ao vencedor da votaçao semanal...Gianluigi Buffon!


Que grande Curriculo tem este GR nascido em Carrara no dia 28 de Janeiro de 1978, actualmente Gigi Buffon joga na Juventus pela qual foi comprado por 48,5 milhões de EUROS (!!!) que eu considero pessoalmente terem sido muito bem gastos, pois este GR é capaz de valer quase tantos pontos como um médio e ja provou em campo e fora dele que é superior a muitos outros jogadores mas isto já explico mais a frente!
Estreou-se na Serie A com Apenas 17 anos num jogo contra o AC Milan
Na Squadra Azzura a estreia deu-se após substituir Gianluca Pagliuca num jogo disputado em Moscovo a contar para a qualificação para o Campeonato do Mundo de 1998|

Pessoalmente admiro este Guarda Redes mais do que qualquer outro a nivel mundial, é dos poucos Gr que consegue aliar um estilo fabuloso a uma eficacia magnifica (nao me canso de o elogiar)...Optimo a sair dos postes em altura(191 centimetros ajudam) rápido e felino a sair aos pés dos avançados (88 kilos que não o incomodam nada pelos vistos), segura a bola quando tem de segurar, larga quando tem de largar, anima as bancadas com uma defesa fantastica quando tem de animar, vai a todas!!!...Comunicativo, extrovertido, por vezes excentrico este italiano é actualmente o dono e senhor das redes da Vechia Signora e da Squadra Azurra... Vou agora deixar umas frases dele e sobre ele bem como uns videos e conseguirão perceber muitas coisas que eu escrevi!

" O Gigi é original em todos os sentidos. O seu talento fez dele facilmente numero um no Parma e na selecção italiana, é caracterizado pela bravura com que enfrenta a comunicação social ou os pés de um adversário durante uma disputa de bola" Leo Turrini

"Posso dizer que agora tenho tido sexo com menos frequencia...a Serie B dá-nos menos tempo para pensar noutras coisas"

"Eu imagino o sabor do proximo Scuddetto, deve ser como diz o Slogan - algumas coisas não tem preço. foi uma sensação muito saborosa"

"Ele vai jogar ao serviço da Juve na Serie B para ganhar um troféu que ele nunca ganhou...e agora vai ter essa oportunidade" Agente de Buffon



Para mim o melhor do mundo!Para os visitantes deste blog o melhor da actualidade com 43% dos votos...
Qualquer dado que queiram acrescentar, qualquer duvida ou comentario já sabem onde o fazer!ABRAÇO FMBP

"Futebol não é só para Homens"

Começou mais uma pré-época com as equipas em trabalhos. Os 3 grandes optaram todos por treinos Bidiários, não havendo "abébias" para ninguém. Os treinos esses são intensos. Todos querem garantir a titularidade. Têm pela frente muito trabalho e muita disputa por um lugar.
Tem-se verificado que os treinadores estão a apostar muito na carga física que estão a dar aos jogadores, optando por treinos bidiários.
Na minha opinião os treinos bidiários são muito importantes para a equipa estar preparada para a entrada da Taça da Liga, em que vão haver 3 jogos semanais. As equipas têm de estar preparadas fisicamente.
Qual a vossa opinião? Que importância têm os treinos bidiários? É vantajoso? Ou irá também trazer fadiga muscular e, consequentemente, o aparecimento de lesões?
Fico à espera das vossas opiniões.
Cumprimentos.
JRP

9 de julho de 2007

O ARTUR É QUE SABE

Muito bem, hoje é 2ª - feira e é dia da minha postagem. Como hoje é o meu dia, e oficialmente é a minha primeira postagem desde que os posts foram organizados vou apenas colocar um video e esperar receber muitos comentários. Como já devem ter reparado pelo nickname que uso (Berg_kamp), tenho uma grande admiração por este jogador internacional holandês que se evidenciou nas equipas do Ajax e do Arsenal. Para além disso tinha uma caracteristica que o distinguia de todos os outros jogadores, tinha medo de andar de avião! Uma fobia que o levou a faltar a muitos jogos em que as viagens eram feitas de avião, mas mesmo assim era indispensavel, quer no Ajax, quer no Arsenal, quer ao serviço do seu país.
Pois muito bem, deliciem-se com este vídeo e atentem no primeiro e no último golo do video, os meus favoritos. Abraço


8 de julho de 2007

Box dos Conceitos

A box dos conceitos vai continuar a ser sobre metodos defensivos...desta vez vou apresentar o Metdo de Jogo Defensivo DEFESA Á ZONA! Metodo usado por equipas como o Real Madrid e o Milan...so encontrei ate ag um video de basket a explicar a defesa á zona! mas penso que é suficiente para perceberem!

A defesa zona

Neste método de defesa , cada jogador é responsável por uma certa zona do campo e intervém sempre que aí penetre o portador da bola ou qualquer outro adversário sem bola. A responsabilidade dos defesas é, assim, determinada em função da zona e não dos adversários.

A partir das respectivas zonas de acção e em função da posição e movimentação do portador da bola, os defesas vão-se organizando em várias linhas defensivas. Forma-se uma primeira linha entre o portador da bola e a baliza constituída pelo defesa responsável pela cobertura da zona onde decorre a situação de jogo.

Por trás desta primeira linha defensiva organiza-se uma outra constituída pelos defensores das zonas próximas que assegura a cobertura permanente à primeira. E assim sucessivamente.

Este método defensivo baseia-se, assim e fundamentalmente, em acções colectivas de entreajuda permanente (contenções/ coberturas defensivas) aos defesas em contenção.

• Aspectos favoráveis:

– O raio de acção do defesa é limitado a um espaço que lhe é normalmente familiar uma vez que não se abandona a zona habitual de marcação para acompanhar os atacantes.

– É um método menos exigente do ponto de vista físico do que o individual, pelo que os jogadores estarão, em princípio, em melhores condições para responderem às situações de jogo que se lhes deparam, sobretudo na fase de transição para o ataque.

– As linhas defensivas que se vão organizando em torno do atacante com bola impedem sucessivamente a progressão do processo ofensivo da equipa adversária, obrigando-a a jogar, com frequência, para o lado e para trás.

– Dificulta a criação de espaços livres especialmente nas zonas vitais do terreno de jogo.

– As falhas individuais podem ser prontamente corrigidas pelos companheiros devido à contínua existência de acções de cobertura defensiva.

– Permite um bom aproveitamento das capacidades técnicotácticas e físicas dos jogadores.

• Aspectos desfavoráveis:

– Permite aos atacantes adversários bastante iniciativa e liberdade.

– Permite a criação de situações de superioridade numérica ofensiva com relativa facilidade uma vez que é sempre possível verificar-se a entrada de dois ou mais atacantes numa zona cuja responsabilidade de marcação cabe a um só defesa.

– Pode originar algumas hesitações e inibições entre os defesas devido à dificuldade que sempre existe em definir com exactidão os limites das respectivas zonas de marcação.

– Pode provocar insegurança nos defesas, sobretudo quando não existe uma perfeita sincronização colectiva.

Aqui está mais uma demonstração da defesa á zona!

Qualquer duvida enviem comentario! ABRAÇO

Noticias da Semana

Este vai ser o primeiro post com as noticias da semana! vou colocar as noticias de maior destaque destes ultimos 7 dias! vou eleger os melhores e os piores desta semana, justificando essa minha escolha! qualquer coisa que queiram acrescentar é so dizer!

SCP - Ainda falta um avançado (Maxi Lopez ou Purovic???), Caneira fica ou sai??(leões estão dispostos a fazer esforço financeiro), Ricardo Capitão (Moutinho e Polga sub-capitães), Bétis não larga Ricardo!

SLB- OPA chinesa duplica valor da Oferta de Joe Berardo, Santos quer dois reforços atéao final do estágio, Rodolfo Moura abandona SLB, Karagounis no Panathinaikos

FCP- tem proposta por Quaresma e Lucho! Porto vence Tourizense 6-3 no primeiro jogo de treino desta temporada!... Carew não é o avançado pretendido!

FPF - Portugal perde 2-1 com o Mexico...precisa-se de vitoria contra a Gambia!

Outros - Pacheco pede mais qualidade para o plantel durante a apresentação do mesmo, "kid" Torres já apresentado em Liverpool, Real poderá pagar 9 Milhões Limpos (!!!!) por ano a Kaka!, Tevez a um passo do MU

O MELHOR DA SEMANA - peço muita desculpa mas vou ter de ser muito caseiro...o melhor desta semana foi o "nascimento" do foot-box :) uma semana , 26 artigos, 865 visitas...um local onde pudemos discutir tudo sobre futebol...agradeço a todos os que acreditam que este é um site para ser visitado diariamente...agradeço aos Bloggers e aos leitores...peço divulgaçao e que disfrutem do nosso trabalho!

esta semana não se passou nada de relevante negativamente...logo não colocar o pior da semana só porque sim...

Se quiserem acrescentar algo...só enviar comentario! Abraço

Google-search box

Google