20 de julho de 2007

O meu futebol

Bem…mais uma vez sou obrigado a pedir desculpa pelos atrasos nos posts deste blog…mas como já referi no comunicado brevemente tudo vai acertar…

Neste post vou tentar algo diferente (outra vez), vou fazer uma espécie de teste de escolha múltipla no qual vou expor casos que aconteceram ou que simplesmente saíram da minha cabeça e vos vou dar respostas possíveis…após escolherem a resposta agradecia que explicassem o porquê dessa resposta…não vou referir nomes nenhuns para não influenciar a vossa decisão! Bom Teste (num post futuro digo as minhas respostas e o porquê das mesmas)

1) És treinador de uma equipa que tem sempre expectativas elevadíssimas, contudo alem de resultados péssimos a equipa tem um comportamento miserável, a comitiva faz declarações ridículas e claro que o treinador é que tem a cabeça a prémio. Na primeira entrevista após o ultimo jogo tu:

a) Despedias-te na hora

b) Pedias desculpa pela vergonha da qual também fazes parte

c) Escondias-te em lugares comuns e não te demitias dizendo que não tens feito um mau trabalho

d) Apontava todos os culpados

e) Outra

2) A tua equipa (cuja selecção dos elementos depende única e exclusivamente de ti e da vontade dos jogadores), vence uma competição com exibições pouco mais que suficientes (sem contar com as suas referencias devido a pedido das mesmas dizendo não se encontrar nas condições ideais devido a sobrecarga nas ultimas temporadas);após essa vitoria nessa competição tu

a) Dizias que as referencias deixarão de ser convocadas para essa equipa

b) Dizias que com as estrelas que voltarão a ser convocadas brevemente a equipa ficará mais forte

c) Dirias que só com uma grande demonstração de qualidade por parte desses jogadores é que conseguirias excluir um campeão para colocar uma referência

d) Exigias um pedido de desculpas e aconselhavas a um banho de humildade para os voltar a convocar

e) Outra

3) Estás no balneário durante o intervalo a tentar comunicar com os teus jogadores, nisto entra o presidente ou um director e exige que ponhas imediatamente mais um avançado

a) Pedes educadamente ao director para se calar

b) Discutes com o director por este estar a interferir no teu trabalho

c) Colocas o jogador que este te pede

d) Sais do balneário durante a discussão

e) Outra

4) Durante uma palestra, um jogador que estava a jogar e foi criticado por ti, desrespeita a tua autoridade e de um modo mal educado/quase violento dirige-se a ti com palavras e/ou actos que possam ser ofensivos…qual é a tua reacção??

a) Jogador substituído imediatamente e deixa de contar a partir desses momento

b) Jogador substituído imediatamente e depois logo se vê o que se faz com ele

c) Jogador mantém-se em campo e continua normalmente no clube (claro que sobre alçada disciplinar do clube)

d) Reages também contra o jogador

e) Outra

PS: para qualquer uma das perguntas podem dar uma outra resposta desde que seja devidamente justificada

PS2:todas as minhas respostas vão ser devidamente explicadas num post futuro

Deixo umas fotografias do "Meu Futebol"

Espero que tenham gostado...Um Abraço FMBP! Participem

Jogando à bola

Fair-play ou a ética desportiva

Todos os anos ouvimos ou lemos que os dirigentes pedem que, durante o campeonato, os jogadores assumam uma postura de fair-play. Mas o que é o fair-play?! Será que o fair-play é algo assim tão abstracto?!
Todos os que falam de fair-play deveriam ser os primeiros a dar o exemplo; ou seja: os dirigentes falam de fair-play, mas são os primeiros a não aceitar uma derrota da equipa se esta se deveu a erros alheios à equipa; os treinadores são os seuintes nesta cadeia, pois nunca sabem dar valor ao seu adversário, pois preferem descarregar o insucesso nos árbitros; os jogadores que não assumem que quando cometem um erro que sabem que pode mudar o rumo de um jogo, não o assumem publicamente e continuam a defender a sua verdade, mesmo quando se demonstra que errou.
A ética é algo que deve estar sempre presente, pois ao estarmos a enganar alguém (árbitro), podemos estar a prejudicar um colega de profissão (adversário).
No futebol, assistimos a muitas destas situações, onde cada jogador (e falo também por mim), tenta ludibriar o árbitro para assim atingirem os seus objectivos; isto está errado. Devemos tentar atingir os nossos objectivos através do suor, do trabalho em equipa e principalmente, através da verdade.
O sabor de uma vitória alcançada sem ética não tem o mesmo sabor de uma vitória alcançada com trabalho, suor e muita dedicação.
Até para a semana.
Kaká

ARTIGO DA SEMANA (continuação)

Venho hoje completar o artigo da semana sobre José Couceiro colocando um resumo do seu curriculum, um pouco também como suporte e justificação ao que disse. Aqui vai:


1988 - Membro da Comissão Administrativa do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol

1993/1997 - Presidente do SJPF

1997/1999 - Director-Geral da Sporting, SAD

1999/2000 - Director-Geral do FC Alverca

2000/01 e 2001/02 - Administrador do Alverca Futebol, SAD

2002/03 - Treinador do Alverca, subiu à 1ª Liga

2003/04 - Treinador do Alverca, desceu à 2ª Liga

2004/05 - Treinador do Setúbal, 19 jogos, contratado pelo FCP em Fevereiro de 2005

O tal campeonato do FCP 0 - Nacional 4, empate fora com o Moreirense 1 - 1, FCP 1 - Académica 1 e outros que tais...

2005/2006 - Treinador do Belenenses, desceu à 2ª Liga (antes do caso Gil Vicente)

Foi substituído por Jorge Jesus, que fez com essa mesma equipa uma excelente época.


Atenção que com tudo isto não quero dizer que o Sr. José Couceiro não tenha qualidade, apenas que a mesma é no mínimo duvidosa, quanto mais, depois de ser escolhido para ser o "treinador nacional da formação Sub-21", tendo em conta o seu curriculum...

Abraço

19 de julho de 2007

ARTIGO DA SEMANA

Boas visitantes deste blog. 5ª-feira é o dia para eu escrever um pouco sobre algo que li quer seja em jornais, televisão ou qualquer outro meio.
Desta vez vou falar naquele que ganhou o prémio de pior da semana aqui neste blog, sim, esse mesmo, José Couceiro.
Um treinador que coloca os pés entre as mãos continuamente e no entanto parece não ter consciência disso (ou então não quer ter). Um treinador que com uma selecção de grandes jogadores, faz um europeu mediocre, quer em termos de resultados quer em termos de exibições. Depois, sem ter estado com a equipa na fase preparatória de uma competição, coloca-se a frente da mesma (falo do Mundial de sub-20), actuando como se fosse normal. Claro está que depois vem os resultados, em 4 jogos, 3 derrotas e 1 vitória frente a uma selecção da Nova Zelândia que até eu e os meus amigos conseguiriamos derrotar. Isto tudo sem falar da pouca vergonha, de infantilidade e ridicularidade dos acontecimentos no jogo contra o Chile. Tudo isto revela uma falta de consciência "treinabilistica" assim como uma falta óbvia de liderança por parte de José Couceiro, em detrimento da procura de um mediatismo pessoal que o está a levar para o fundo do poço. Mas pelos visto lá se vai desenrascando, poix deve ter muitos trunfos na manga (mas mesmo assim acho que já não falta muito para os gastar).
O que mais me espanta são as suas declarações! Após o vergonhoso mundial sub-20, vem dizer para os jornais que não vê condições para se demitir e que não podemos esquecer que os objectivos foram alcançados (passagem na fase de grupos). O que o Sr.Couceiro se esquece é que o tempo em que Portugal era o coitadinho e que só a presença ou ganhar alguns jogos em competições como mundiais ou europeus já era bom acabou. Já provamos que temos qualidade para nos batermos com os gigantes do velho continente, assim como do mundo, mas mesmo assim nós, portugueses, ou pelo menos grande parte continuamos a pensar que os outros são melhores. Penso que José Couceiro é um desses e com pessoas assim na nossa federação, iremos ter mais situações vergonhosas para o nosso país como neste último mundial.
Bem, penso qua já dei muita atenção a um treinador que para mim nunca irá ter sucesso como tal, mas sim talvez como dirigente, cargo que nunca deveria ter trocado por outro para o qual não tem competência.
Aguardo comentários, abraço

Mundo de Estádios




Cá estou eu (apesar do dia de atraso pelo qual peço muitas desculpas, mas tive a tratar da vidinha) para apresentar mais um estádio e revelar alguns detalhes do mesmo...O estádio de hoje é o estádio de duas das minhas equipas favoritas (AC Milan e Inter Milan)...obviamente já sabem que estádio estou a falar : Giuseppe Meazza (nome oficial)/San Siro (nome original)...

Este estádio localizado em em Milao (camara municipal de Milão é a dona do estádio), mais precisamente no concelho de San Siro (daí o primeiro nome do estádio) começou a ser onstruido em 1925 e foi inaugurado em Setembro de 1926 num jogo entre as duas equipas da cidade em que o Inter saiu vencedor por 6-3!!

Nos primeiros tempos o estádio pertenceu apenas ao AC Milan, contudo mais tarde o Inter conseguiu o direito de partilhar o estádio!


Os adeptos do Inter chamam ao seu Estádio Giuseppe Meazza pois este jogador que representou as duas equipas teve mais sucesso na equipa Nerazzura do que na Rossonora cujos adeptos tratam o estádio por San Siro de modo a não vangloriar o seu adversário!

O estádio devido á sua idade foi renovado por variadissimas vezes, em quase todas essas remodelações a lotaçao do estadio foi alterada:

-Inicialmente a lotação do estádio era de 26,000 pessoas,contudo com o passar dos anos e a grande afluencia das pessoas aos jogos das equipas locais e da Squadra Azzurra quando aí jogava a lotação teve de ser aumentada (alargando as bancadas de fundo e utilizando os cantos do estadio para colocar pessoas) e dados apontam para mais de 125,000 pessoas terem assistido a certos jogos (exemplo Italia 3 - Brasil 0 25 Abril 1952)
-Contudo depois do acidente no estadio Heysel reduziram a capacidade para 90,000 pessoas (motivos de segurança)
-Em 1987 o governo italiano deu 30 Milhoes de dolares para obas e renovaçoes tendo em vista o Campeonato do Mundo que se iria realizar em Italia contudo esse valor teve de ser largamente ultrapassado (mais que duplicou)
-em 1990 após a conclusão do 3º anel o estadio ficou com 88,500 lugares sentados
-2002 foi criada a Sky Box (20 camarotes para 200 pessoas) e 400 lugares sentados para jornalistas
- em 2003 algumas renovações levaram a nova redução da capacidad para 85,700
-Na proxima renovação vão tentar colocar 3º anel no lado este do estádio contudo teriam de comprar os terrenos pertencentes ao Hipodromo de Milão.

Neste mitico estádio já foram realizados grandes Jogos, contudo e por razões mais que obvias, qualquer Inter vs Milan ou Milan vs Inter é Histórico e unico e apaixonante

Tal como muitos outros estádios este não serve apenas para jogos de futebol e é muito utlizado para concertos (nomes como Bob Marley, Santana, Michael Jackson,U2, etc...já ali deram os seus espectaculos). Em 1961 foi realizado um combate de Boxe na presença de 62000 pessoas...

Vou deixar aqui algumas fotos e videos deste maravilhoso estádio, que tem mais que muitas histórias para contar!!








Abraço FMBP

As expectativas de outro Dragão

Devido á impossibilidade de Bismarck escrever nesta e na proxima 3a feira, pedi emprestada a qualidade de escrita a Ricardo Rua...vale a pena ler!!

Ano Novo… expectativas iguais!


Antes de mais, quero dizer que foi com agrado que recebi a aceitei o convite do meu amigo Fernando, para tecer o meu comentário acerca das minhas expectativas para o meu F.C.Porto desta época que se avizinha.

É um facto inegável que todos os anos há os eternos candidatos ao título (SLB e SCP), mas aconteça o que acontecer no mercado de transferências, o meu clube habituou-me a dar-me a alegria de ser “O Candidato”.

Antes de analisar o plantel, estrutura e movimentações dentro do Porto, tenho de deixar aqui uma palavra de homenagem aos dirigentes leoninos, estrutura técnica e todos aqueles que trabalham na formação, pois o Sporting tem apostado ano após ano em jovens saídos da “cantera”, e os resultado têm sido óptimos.. sem duvida um exemplo a seguir!

Mas falando do meu clube, as expectativas só podem ser máximas, em relação a resultados.. a meu ver o Porto perdeu até agora duas referencias importantes (Pepe e Anderson), mas atendendo à tributação fiscal a que os clubes portugueses, vergonhosamente são sujeitos, nada o Porto podia fazer para segurar estes jogadores, pois os valores envolvidos eram elevadíssimos, e os salários que os jogadores foram auferir…bem, desses é melhor nem sequer falar!

Aquele jogador (Pepe) que intransigentemente defendi perante os meus colegas, quando o criticavam, e que à 2 anos (segundo a comunicação social), teve proposta para sair para o “Depor” a rondar os 15 milhões de euros, pelos vistos era mesmo bom e desta vez não me enganei.. sem duvida um dos melhores centrais do Mundo actualmente! Foi bem vendido e irá singrar! Quanto ao Anderson (um prodígio!), a saída dele foi também ela uma boa venda, e para o jogador penso que a melhor solução…(arriscava-se a passar mais 5 meses na enfermaria devido a um lance casual(?!)).

E parece que neste defeso o FCP compreendeu que os jogadores a custo zero, outros comprados a clubes portugueses, e aqueles que sendo estrangeiros já deram provas e não são muito caros, ou que sendo vêm por empréstimo, são uma ÓPTIMA solução.. de facto, a altura de comprar contentores de jogadores, todos com contratos de 4/5 anos e estes serem um fiasco já deu o que tinha a dar! A política do FCP parece estar a melhorar..mas falta a aposta nos jovens…aqueles que carregam à anos a mística nas camisolas e que sentem o clube como ninguém..Disso o FCP não se livra das minhas críticas! Penso que o FCP contratou bons jogadores, equilibrou o paltel e penso que a chegada de mais um central (Manuel da Costa ou Zé Castro), fará do FCP (mais uma vez ) o grande candidato à conquista de todos os troféus internos e a uma boa campanha internacionalmente! Temos um plantel equilibrado, com qualidade, e que bem gerido pelo Professor Jesualdo poderá, no mínimo conquistar o desejado “TRI”.

O campeonato vai ser equilibrado, mas tudo se encaminha para mais um ano em que a chama do dragão estará na máxima força! É mais um ano de eternos campeões…é mais um ano de glórias que se avizinha!

Saudações portistas e o desejo de uma boa época a todos os níveis!

Um abraço,

Ricardo Rua

17 de julho de 2007

Comunicado

Infelizmente uns estão de férias e outros estão em exames e outros trabalham (quando digo uns e outros digo bloggers)...por isso agradeço a vossa compreensão paara estes primeiros tempos em que os bloggers poderão não postar...dentro de pouco tempo tudo voltará a funcionar normalmente!!!
Origado pela compreensão!Abraço

16 de julho de 2007

Bio Do vencedor da Vote-Box Semanal

Mais uma votação e apesar dos altos niveis de abstençao (deixo aqui o convite/desafio a todos os visitantes e bloggers para não terem medo de deixar a sua opinião por escrito...e para votarem tambem pois tal como nas eleiçoes oficiais em Portugal, aqui o voto é secreto) tivemos mais um vencedor... Daniel Alves

Este defesa/medio direito nascido a 6 de Maio de 1983 na localidade de Juazeiro no Brasil começou a sua carreira no Bahia onde efectou pouco mais de 20 jogos tendo apontado um golo apenas...contudo apesar desses numeros nada entusiasmantes seguiu para Sevilha (2002) que apostava em formar uma equipa jovem com talentos desconhecidos (diga-se que o tem conseguido com muito sucesso)

No clube andaluz ja participou em mais de 140 jogos tendo as redes balançado á sua custa por 9 vezes...

Este lateral que apesar de baixo e leve (1,73 m com 64 quilos) enche as medidas ao treinador que não gosta de laterais baixos (todos sabemos de quem falo) e este é capaz de pagar uma boa fortuna por ele...ele e outros clubes!! Apesar de ainda não ser indiscutivel (estreou-se em 2006 contra o Equador) na canarinha já é convocado para todas as ocasiões em que esta se reune (9 internacionalizações coroadas com um Golo na final da Copa America 2007).

O curriculo deste rapidissimo, agressivo e ofensivo lateral já é extremamente interessante:
Sevilla
Brazil
Deixo aqui um video deste lateral que segundo o Jornal AS de espanha é nada mais nada menos do que :"um jogador 3 em 1, um medio organizador de jogo com alma de extremo num corpo de lateral"

O ARTUR É QUE SABE

Bom dia! Hoje, aproveitando o conceito apresentado e explicado pelo FMBP sobre a marcação individual, venho aqui expor um pouco da minha experiência nos escalões de formação do Sporting Clube de Espinho (SCE).
Eu representei o SCE durante 10 anos e devo dizer que, segundo me recordo, os 4/5 primeiros anos (2 de escola, 2 de infantil (e 1 de iniciado)) os treinadores, ou melhor dizendo, o treinador resonsável por estes escalões sempre defendeu a marcação individual, principalmente no que dizia respeito aos centrais. Não sei se era por termos 1 jogador que era, ou melhor, é extremamente forte na marcação na zona central da defesa ou se era um método de defesa do próprio treinador do qual ele não abdicava, mas a verdade é o que o usou anos a fio (confesso que desconheço se ainda o utiliza). Foram muitas as vezes em que se ouvia dizer ("Miúdo, vais tar sempre em cima dele! Se ele for fazer ao balneário, tu vais com ele!").
A questão que eu quero levantar é: será que é viável optar por 1 marcação individual, com 1, 2 ou todos os jogadores numa fase inicial de aprendizagem do futebol como sendo as escolinhas ou infantis?;
Eu recordo-me que devido a termos uma equipa bastante forte nos 1ºs 4 anos, não tivemos dificuldade em sermos campeões distritais por 4 vezes, mas quando passamos para o escalão de iniciados, onde as circulações tácticas têm 1 maior relevância, principalmente ao nível da forma como defendemos aquando das circulações tácticas dos adversários, tivemos imensas dificuldades. O facto de usarmos 1 central de marcação (marcação individual) e outro líbero, quando o avançado adversário realizava 1 deslocação para as alas, consequentemente o nosso central acompanhava, deixando o centro da defesa praticamente descoberto para as penetrações dos médios adversários.
Com tudo isto quero evidenciar aquilo que para mim foi 1 erro no processo de formação dos jogadores e também de uma equipa e perguntar-vos o que acham! Será que o referido treinador errou? Será que não? Deixem o vosso comentário.
Qualquer dúvida, não tenham receio de perguntar

15 de julho de 2007

Box dos Conceitos




"Ficas com o avançado e não o largas...vais atrás dele nem que ele vá ao banco beber água" terá sido isso que o selccionador argentino disse a Ayala e Ancelloti a Stam??se foi isso que ele disse ele explicou grande parte do conteudo do metodo defensivo que vou hoje apresentar!
Após a apresentação da defesa á zona e da defesa á zona pressionante...hoje vou explicar o metodo de Jogo defensivo...Defesa Individual... conhecida por defesa Homem a Homem...certos jogadores são conhecidos pela sua capacidade de marcação individual...Certos treinadores usam este método para anular os jogadores mais importantes da equipa adversária!mas será isso eficaz?


A defesa individual assenta na aplicação de dois princípios fundamentais

– A “lei” do um contra um (1x1). Cada defesa marca um atacante procurando impedi-lo de receber a bola sejam quais forem as circunstâncias e evidenciando uma maior agressividade à medida que o adversário directo se aproxima da baliza.

– O princípio da responsabilidade individual ao mais alto nível. Neste método de defesa não pode haver falhas individuais. A falha de um só defesa pode ocasionar uma situação muito difícil de resolver.

• Aspectos favoráveis:

– Anulação de um jogador de grande capacidade técnicotáctica por um jogador de menores recursos.

– Funções tácticas facilmente compreendidas por parte dos jogadores uma vez que cada defesa pode concentrar a sua atenção e esforço num só adversário.

– Provoca um grande desgaste físico e psicológico nos jogadores adversários.

– Reduz a capacidade de iniciativa aos jogadores da equipa adversária.

– Consegue-se obter e manter sempre um certo equilíbrio numérico em qualquer situação de jogo.

Aspectos desfavoráveis:

– A falha individual de um só defesa pode ocasionar uma situação muito difícil de resolver e comprometer toda a eficácia do método.

– Provoca um grande desgaste físico porque os defesas têm de reagir e acompanhar constantemente todas as movimentações dos adversários directos.

– Permite a criação fácil de espaços livres em zonas vitais do terreno de jogo.

– Dificulta o relançamento do processo ofensivo da própria equipa porque a colocação dos seus jogadores no terreno de jogo depende da colocação dos adversários directos.

– Diminui a iniciativa dos jogadores tanto em termos defensivos

como ofensivos.

– Torna menos coesa e mais permeável a organização defensiva devido à impossibilidade de cumprir um dos três princípios da defesa Þ a cobertura defensiva.

Deixo aqui algumas mais fotografias de momentos de marcaçaõ individual...

Espero que tenham gostado...um abraço!!FMBP

Noticias da Semana

SCP - Purovic e Stojkovic são oficialmente leões, Ricardo troca Champions League por um belo de um lugr no meio da tabela na Liga Espanhola e uma melhor tributaçao fiscal! Bento quer um ou dois laterais!

SLB - Butt pode chegar para a baliza, mas só para titular(exigente)!LFV diz que virão mais 3 reforços (com ou sem Butt??),Moretto saiu por emprestimo para o AEK

FCP - Pepe saiu por 30 MILHOES DE EUROS...Lucho parece estar com pé fora do dragão...Quaresma...fica ou sai?...Porto quer defesa central...

FPF - Sub-20 com prestação vergonhosa no Mundial no Canadá...Esperança nos Sub-19...melhor não é dificil!!!

Outros - Malouda no Chelsea, Saviola no Atletico, Beckham chegou al LA Galaxy, Babel confirmado num Liverpool que não vai lutar pelo titulo segundo Benitez...

Frase da Semana : "Não vejo motivos para isso acontecer(demissão). Os Sub-21 não foram tão longe como todos gostaríamos, mas ainda assim fizemos a terceira melhor classificação de sempre da selecção. Quanto aos Sub-20, evidentemente que saímos mal. Mas atingimos o objectivo que tinha sido traçado, que era chegar aos oitavos-de-final" José Couceiro

Melhor da semana : Pepe...aos 24 anos é o novo central do Real Madrid...valeu muito dinheiro ao FCP e o melhor encaixe de sempre do Maritimo...este central que Byshovets colocou a numero dez durante alguns jogos chega a um dos maiores do mundo tornando-se a causa da inflação do mercado deste ano segundo Laporta...Parabens Pepe!



Pior da semana : Couceiro... más decisõ
es, falta de liderança...aceita estar num projecto em que ele não pode estar sempre presente desde o inicio...não é treinador para selecções...pode vir a ser treinador no futuro...mas ele que pensou estar a dar um passo em frente...está sem qualquer duvida agora estar a dar dez para trás...está na hora!!


Ridiculo da semana : palavras para quê?


Golos da semana: não me decidi por um golo...são os dois de argentinos......grandes golos...disfrutem...um abraço...as noticias voltam para a semana!





Google-search box

Google