15 de setembro de 2007

O meu futebol

Pegando nos primeiros paragrafos do texto do Kaka (que gostei) no qual ele se refere á falta de sorte no futebol eu decidi postar mais uma vez esta semana...

O meu tema obviamente é sorte ou azar no futebol e as coisas que antecedem e sucedem esses momentos!!!(claro que não vou falar de tudo ou tinha de estar aqui alguns dias seguidos)
Sofrer golos no ultimo minuto. Sorte do adversario?Azar da nossa equipa? Mistura das duas? mérito do adversário? Demérito da nossa equipa???

Na minha perspectiva um treinador tem de ter sempre um modelo de jogo elaborado...e nesse modelo cada jogador tem funçoes e tarefas , comportamentos padrao, blablabla...e tudo isso tem como objectivo o maximo rendimento de cada jogador (minimo de erros possiveis)!

No golo da Polonia (ao qual o "nosso" Kaka se referiu como falta de sorte), Portugal permitiu o remate desde zona proibida (falha), Ricardo chegou tarde á bola (falha) bola bateu no poste (futebol, pois os postes são parte integrante de uma baliza que por sua vez faz parte do campo de futebol), bola veio para trás quando bateu no poste (mecanismo acção reacção - lei da fisica) bateu no Ricardo que anteriormente se tinha atirado mal (azar?, falha?)...

A minha pergunta é a seguinte : - O treinador de uma equipa que marca um golo após concretizar um remate como o da Polonia vai chegara fim do jogo e diz : "Empatamos este jogo porque tivemos muita sorte e porque o nosso adversário teve azar..."???ou vai dizer "tivemos mérito em conseguir rematar daquela zona e o remate foi para ser golo, pois é para isso que treinamos..."??? ou vai dizer : "- Nos nem queriamos ganhar mas a sorte tem destas coisas, pedimos desculpa" (nota: para os azarados é ao contrario)

Portanto, sorte para uns azar para outros...a verdade é que é normalissimo os treinadores justificarem as derrotas ou empates através do factor sorte (tambem pode ser arbitragem (pão nosso) ou excesso de jogos (cof cof Inglaterra cof)...é mais facil, e influencia muito mais facilmente o aspecto motivacional/volitivo dos atletas...

Bola ao poste, bola á barra, bola a rasar o poste, grande defesa do GR adverário...será sorte deles?azar nosso? falta de mérito?? ou excesso de mérito deles??
Quem não marca sofre, já diz o velho do restelo...e ele não diz quem tem azar sofre!!!
A sorte procura-se/merece-se...o azar esconde-se á espreita...temos de contrariar e temos de enganar esse azar que nunca DEVE ser justificação para um resultado....
Se o jogo tem 90 minutos e um momento de azar/sorte como o golo da Polonia durou fracçoes de segundo estou a considerar este momento de sorte (o momento em que a bola vai ao poste e depois bate nas costas de Ricardo) alem de Portugal ter tido 90 minutos menos essas fracçoes de segundo para dar a volta ao resultado...os momentos imediatamente anteriores a esse golo foram de alguns segundos de falhas seguidas...Resumindo, há tanto tempo para fazer as coisas não dependerem do azar...

Quando um jogador falha a marcação e sofremos um golo no ultimo minuto...o que é?? Golo deles...

Repito...se um dia tiver de me refugiar na palavras azar e sorte será unica e simplesmente para defender o meu grupo e faze-los sentir injustiçados para conseguir criar uma força maior naquela equipa!

"Dar a ti mesmo permissão para perder garante-te uma derrota"
Pat Riley

"Não existe algo como "eu conseguia"," eu devia" e "eu podia"...se podes e deves tens de conseguir"
Pat Riley

Nada acontece por acaso meu amigo... Não existe sorte. Há um sentodo atrás de cada pequena coisa e esse sentido terá tambem um sentido . Richard Bach

A sorte nunca dá nada, só empresta” -Proverbio Suiço

Sorte é o que te resta depois de teres dado tudo que tens.” (hmmm...esta é boa)...e o Azar é quando?


Opiniões...só quis mostrar a minha...com a qual podem estar ou não de acordo...



Isto é sorte??azar??ou outra coisa qualquer??

PS (outro assunto...vou falar sobre isto num post futuro): Existem várias maneiras de se agradecer um favor... as pessoas tem que perceber que para trabalhar num clube e para esse clube evoluir todos temos de dar o maximo em prol desse mesmo clube, cooperando, ajudando quem precisa, quem já te ajudou e quem te poderá continuar a ajudar até mereceres que já não te ajudem mais...nestas situações um não injustificado nunca é a resposta...mas isto são os meus ideiais e cada um sabe de si...

Espero que tenham gostado...Um abraço FMBP

14 de setembro de 2007

JOGANDO À BOLA

Esta semana foi uma semana particularmente dificil para o adepto português. Isto porque em dois jogos consecutivos, conseguiu ver a sua (e nossa) selecção empatar com a Polónia e com a Sérvia quase em cima do minuto 90. Mas a que se deveu estes dois resultados que , afinal de contas, foram negativos para Portugal, uma vez que o objectivo para estes dois jogos era a vitória?!

Na minha opinião, o factor sorte não pode estar separado destes resultados. É evidente que no lance do golo que dá o empate à Polónia, o Ricardo poderia ter feito mais qualquer coisa, visto que o remate foi feito a cerca de 30 metros da baliza. Mas também é preciso dizer que o remate conseguiu passar por um emaranhado de pernas, foi embater no poste e depois embateu nas costas do Ricardo e foi para dentro da baliza. Temos que admitir que foi um lance de sorte por parte do jogador polaco e como dizia alguém, um lance de sorte é momentâneo, mas parece que afinal pode decidir o resultado de um jogo.

Já no jogo com a Sérvia, Portugal entrou com outra atitude, entrou a querer resolver o jogo cedo e conseguiu um golo através de um lance de bola parada, exemplarmente executada pelo Simão. Depois todos vimos o falhanço do Nuno Gomes, que para sorte dos sérvios e azar nosso, conseguiu acertar com a bola no poste; lance este que poderia ter alterado o rumo do jogo. Talvez obrigasse a Sérvia a atacar com mais intensidade e Portugal poderia explorar um factor no qual é fortíssimo: o ataque rápido. Mas não foi isso que aconteceu e, para nossa infelicidade, o árbitro auxiliar não assinalou o fora-de-jogo e lá aconteceu o empate. Um lance infeliz de toda a defesa portuguesa que não conseguiu tirar a bola da sua área.

Quanto a mim, empatamos em casa com o Valecambrense, num jogo onde estivemos muito bem quanto a defender, mas muito mal nas transições e na manutenção e circulação da posse de bola. Mas um aspecto impressionante foi que com 10 jogadores, conseguimos efectuar a pressão ao portador da bol que com 11 jogadores não conseguimos. Terá a haver com o facto de a equipa adversária ter relaxado um pouco e passado a jogar mais pausadamente?! Ou terá sido o factor mental dos jogadores do União de Lamas que revelou uma capacidade de superação?!
Estivemos a perder por 3-1 e com 10 jogadores conseguimos chegar ao 3-3.

E por esta semana já chega.

Um abraço e até para a semana.

Kaká

Mundo de Estádios

Depois de Alemanha (Allianz Arena), Itália (San Siro), Inglaterra (Old Trafford) e Argentina (la Bombonera) hoje vou fazer um post acerca do Estadio Jornalista Mário Filho...mais conhecido por Estádio Maracanã.

O nome de Maracanã nasce do facto do estádio ter sido construido junto ao bairro com esse nome (já agora como nota de curiosidade Maracanã é uma especie de passáro).
O estádio tem como dono e gestor o governo do Rio de Janeiro o que possibilita que tantas equipas possam utilizar este palco para realizar os seus jogos (vasco da Gama, Flamengo,Fluminense e Botafogo, entre outras)

Este estádio começou a ser construido a 2 de Agosto de 1948 e tinha que estar prontissimo para o Mundial de 1950 (16 de Junho foi a data da Inauguração)...menos de 2 anos para construir algo tão imponente...poucos se acreditavam mas a verdade é que foi conseguido (embora com partes por terminar)

O Maracanã tinha capacidade para pouco mais 170,000 pessoas (numero oficial) contudo consta-se que na final entre o Brasil e o Uruguai do Mundial de 1950 estariam mais de 210.000 pessoas naquele recinto...grande parte dessas pessoas sairam cabisbaixas pois foi nesse dia que se sucedeu o MARACANAÇO (nome que se deu a essa derrota)

Após o Mundial durante um jogo de qualificaçao para o Mundial de 1958 estiveram 183.000 pagantes no estádio o que estabeleceu um recorde de bilhetes vendidos neste estádio

Em 1965 finalmente terminaram as partes que faltavam eo estádio finalmente ficou completo (17 anos para terminar algo que se fez em menos de 2 anos...no minimo engraçado)

Após a morte do Jornalista Mario Filho o nome do estádio foi alterado, contudo o nome Maracana nunca deixou de ser usado!

Foi neste estádio que PELE marcou o milesimo golo da sua carreira, na presença de 125,000 pessoas decorria o ano de 1969.


(equipa do Santos no dia do Golo 1000 de Pele)

Contudo com o passar dos anos e consequente degradação as condições para albergar tanta gente iam desaparecendo...e em 1992 uma bancada caiu provocando 3 mortos e mais de 50 feridos...a partir daí remodelação atrás de remodelação, redução atrás de redução e actualmente o Maracanã dá para albergar "apenas" 92,000 pessoas.

O estádio Maracanã serve para muito mais do que futebol, realizando-se ali concertos, visitas de personalidades, exibições das mais variadas actividades (os Harlem Globetrotters actuaram ali perante 90,000 pessoas), jogos da selecção de volei...etc...etc...etc...



GIGANTE

Espero que tenham gostado
Um Abraço FMBP

13 de setembro de 2007

Poder Scolari

É com simpatia que verifico o mea culpa de Scolari e o seu pedido de desculpas pela sua figura no jogo de ontem...mas também é verdade que nunca no futebol foram dadas tão rapidamente oportunidades a um culpado para em praça pública explicar a sua versão dos factos, sim porque mesmo os vilões e os culpados têm o direito a explicar a sua versão dos factos.
A entrevista de Scolari hoje à RTP é extremamente oportuna na medida em que molda a opinião pública aos interesses económico-sociais que envolvem a presença de Scolari no futebol português:lembro a sua elevada claúsula de rescisão,os inúmeros contratos de publicidade nos quais também a Federação tem interesse, bem como o Estado através da Caixa Geral de Depósitos. Não nos iludamos,hoje as decisões no futebol não são só com base em aspectos desportivos,aliás cada vez menos o são. A RTP(televisão pública,muito oportuna como é óbvio)deu um excelente exemplo de um programa de interesse público,na medida em que permitiu que Scolari exercesse a sua defesa,não deixando assentar a poeira em torno deste caso e combatendo-a logo no seu início,pena que só quando estão em causa interesses maiores é que isto seja possível,nunca vi dada nenhuma oportunidade ao João Pinto de explicar o que lhe passou pela cabeça no Mundial de 2002, nem mais recentemente ao Zequinha que també estava a defender um colega,não de levar uma sova,mas de levar um vermelho,bem mais educado e súbtil,isto só para me referir a casos do futebol, em que se deixam as pessoas serem julgadas na praça pública sem estas poderem exercer o seu direito de defesa.
Este é o poder de Scolari,este é o poder dos interesses economicos,e mais uma vez a opinião pública sem se dar conta é subtilmente dominada e venham daí outra vez essas bandeiras para a rua porque é isso que "eles" querem...mesmo jogando mal!

12 de setembro de 2007

Bio Do vencedor da Vote-Box Semanal

EM BAIXO "O MEU FUTEBOL"

28 anos (177cm e 68 kgs)...um pé direito que não se vê todos os dias...um playmaker á moda antigo...ou será moderno?? bem a verdade é que ele recupera com classe, sai a jogar com ainda mais classe, organiza jogo no meio campo defensivo, no meio campo ofensivo, remata com uma precisão magnifica...com isto tudo classifico-o como o médio centro ideal!!

Já devem ter descoberto...o vencedor da vote box semanal é Andrea Pirlo...médio do AC Milan, da Squadra Azzurra e em ambas as equipas uma das maiores referencias/influencias!!

A carreira deste médio (anteriormente ofensivo) nascido a 19 de Maio de 1979 na cidade de Lombardi em Italia começou no Brescia e daí foi para o Inter de Milão onde durante as 3 epocas em que aí esteve contratualmente ligado esteve apenas em campo por 22 vezes com a camisola nerazurra pois esteve emprestado durante duas epocas (uma no Reggina e outra no Brescia). No Brescia teve grandes prestaoes como medio mais recuado e o Milan conseguiu saca-lo ao Inter...excelente para os rossoneri nao??

Este internacional pela Squadra Azzura desde os Sub-15!!! já efectou mais de 170 jogos pelo Milan e já marcou 28 golos ao serviço do actual campeao europeu...ao serviço da Squadra Azzurra já marcou 5 golos em 41 presenças!!

Vou agora deixar algumas frases curiosas de companheiros e treinadores de Pirlo

Gattuso : "quando vejo Pirlo com a bola nos pés pergunto-me como posso jogar futebol"

Rivaldo:"Descobri um jogador que não conhecia (quando chegou a Milan), parecia-me um brasileiro que jogava como os cntrocampistas brasileiros do passado"

Lippi: "Pirlo é o nosso lider silencioso, ele deixa que os seus pés falem por ele"

o seu curriculo:

Fica aqui um video deste magnifico jogador:



Espero que tenham gostado...Um abraço FMBP

O meu futebol

Antes de mais queria voltar a pedir desculpa aos leitores do blog pelo escasso numero de posts ultimamente...mas uns bloggers estao de ferias e ao estar de ferias estao sem rotinas de vida o que torna mais dificil encontrar tempo e motivação para escrever...já eu estou a ver se me adapto a uma nova rotina por isso não tido tempo para escrever...peço desculpa e vou tentar fazer este blog crescer!

Estou a escrever isto a quente...estou a escrever depois do jogo da selecção que mais nervoso me deixou desde 2004 no jogo contra a Inglaterra no qual saimos vitoriosos pela obra e graça da Santa Sorte e de outras quantas santas!!

O que me deixou tão nervoso??tantas coisas...vou tentar enumera-las e explicar o porquê!!!
(Esta ordem não tem nenhuma lógica sequencial)

1 - Grande parte dos jogadores estão mal...alguns estão muito mal...outros não estão....e só 4 me pareceram bem Bruno Alves , Bosingwa, Meira e Maniche (serão estes unicos que ainda ouvem as palavras de Scolari???)

2 - As expressões e acções nunca antes vistas de Scolari...não sei se alguem reparou que o homem que foi campeão do mundo com o Brasil e que pôs Portugal de novo num patamar elevadissimo no futebol mundial gaguejou depois de Portugal sofrer o golo, ele ia gritar algo motivador para os jogadores e acabou por dizer : " " e virar costas; aquela tentativa de agressão a um jogador servio...não sei o que se passou, mas nenhum treinador pai como ele diz ser e como os jogadores dizem que ele é bate em alguem para defender o que quer que seja...um treinador pai consegue fazer com que o grupo se una e que a vá directamente para o seu balneario...(estou farto de casos de indisciplina na selecção); as palavras ao reporter da RTP1 quando este lhe questiona se acha que teve alguma culpa no que aconteceu e Scolari diz :"sim fui culpado, obrigado" e sai da sala....será ainda o mesmo??


3 - Ronaldo só é um jogador influente quando está em alta...quando digo influente digo para os outros jogadores e para o publico! Receber a braçadeira após a saida de Nuno Gomes significa que não temos mais lideres, que os jogadores mais velhos vão perdendo influencia?? Ronaldo no Manchester pode ser algo a que Figo nunca chegará na carreira pois ele ja tem 5 anos de clube e Figo só chegou a Barcelona nesta idade...mas eu duvido muito que Ronaldo algum dia possa ser o FIGO da selecção...o que ainda faz muita falta na equipa das quinas...lutador, respeitador, LIDER jogando mal e jogando bem...e as principais razões pelas quais Figo se tornou tão influente para alem do talento,carisma, técnica, etc,etc... foram Rui Costa, Paulo Sousa, Fernando Couto, Vitor Baia, até o proprio João Pinto...que conseguiam partilhar com Figo a liderança...agora sinto Ronaldo sozinho neste aspecto...falta mais gente da sua geração que possa dar um safanão neste aspecto (M. Fernandes, Miguel Veloso???)

4 - Jornalistas a pedir o regresso de Rui Costa...isto significa falta de opções??claro que sim....Rui Costa é um dos meus jogadores favoritos de sempre...está incrivel esta temporada...mas não sei se a actual selecção merece Rui Costa...eu penso que ele se iria sentir a mais naquela equipa...se calhar não...mas ia ser um bocado triste para ele ir ali e não ver Figo (por exemplo)

5 - neste tópico vou por um video...tambem é uma selecção portuguesa! mas são amadores!tambem tem naturalizados mas até nesses sinto ali algo que já não vejo há muito muito tempo nos proprios portugueses!!


6 - As substituiçoes deste e do outro jogo...bem...

7 - A dinamica de jogo...Maniche está em forma valha-nos isso!!!Bosingwa está impressionante...mas os restantes jogadores que poderiam realmente fazer a diferença não estão...temos de ter soluções!!

8 - Nunca mais voltei a sentir aquela energia extraordinária, aquela força, aquela vontade de representar a selecção 10 classificada do ranking FIFA...enfim...eu por isso pouco posso fazer

9 - Existem mais pontos dos quais posso falar...mas o artigo já está extenso e desorganizado...porque não consegui arranjar maneira de expor as minhas ideias...qualquer duvida comentem e eu responderei com tranquilidade

Espero estar enganado...mas o ciclo está a acabar...e temos pouco por onde pegar para começar um novo ciclo....este ano estariam apenas metade das bandeiras nas janela... dar a volta vai ser dificil...precisamos de 4 jogos 4 vitórias...pode ser que Scolari se surpreenda até a ele mesmo e consiga dar a volta por cima...e o murro tem de ser dado numa mesa mr Scolari...


FORÇA PORTUGAL!!!


Um abraço FMBP...comentem

10 de setembro de 2007

Bruxas no Comendador


Sp. Espinho 2
Oliveirense 2

Jogo: No Estádio Comendador Manuel de Oliveira Violas
Árbitro: Augusto Costa (A. F. Aveiro)
Sp. Espinho: Marcelo Galvão; Bruno Lucas, Hélder Vasco, Pedro Dimas e Marco Abreu: Valença (Pedro Mendes 81’), Nuno Coelho, Joares (Fábio “Espinho” 72’) e Flávio Casal (Milton 77’); Moreira e Leandro.
Treinador: Amândio Barreiras
Disciplina: cartão amarelo a Valença e Leandro Rodrigues.
Oliveirense: Tó Ferreira; Hélder, Laranjeira, Bruno Sousa e Vítor; Artur (Jefferson 45’), Nuno Santos, Godinho e Oliveira; Sérgio Grilo (Diogo 80’) e Filipe (Magano 65’).
Treinador: Pedro Miguel
Disciplina: cartão amarelo a Artur, Bruno Sousa, Oliveira, Laranjeira, Magano e Diogo.
Marcadores: 1-0 e 2-0 Moreira (31 e 61’), 2-1 Laranjeira (69’) e 2-2 Godinho (73’).

Três jogos, três resultados diferentes. È esta a sina do Sp. Espinho na temporada 2007/2008. O velhinho Comendador parece andar assombrado pois nas duas vezes que os tigres já jogaram em casa, estiveram a ganhar e acabaram com o credo na boca.
Este fim-de-semana, os espinhenses entraram muito bem em campo e aos poucos e poucos foram dominando o desafio. Sem dar conta disso, a Oliveirense desleixou-se e quando deu por ela já Moreira tinha inaugurado o activo com um remate de cabeça. Até ao final da primeira parte, os forasteiros ainda conseguiram criar alguns lances dignos de registo, mas a verdade é que não conseguiram bater Marcelo Galvão.
No tempo complementar, o conjunto de Oliveira de Azeméis entrou cheio de convicções e chegaram a causar alguns calafrios aos adeptos vareiros. Mas como em tudo na vida, a sorte normalmente premeia os mais audazes. Num bom lance de ataque desenhado por Bruno Lucas e Nuno Coelho, o gigante Leandro Rodrigues apareceu na luta e serviu Moreira que, com Tó Ferreira adiantado, fez um chapéu na perfeição. No lance seguinte, o goleador “com raça vareira” podia ter feito o hat-trick mas enviou a bola ao poste.
Cinco minutos depois, Laranjeira marca um tento, num verdadeiro hino ao futebol, com um remate a cerca de 30 metros da baliza. Até aqui tudo normal para o Espinho pois já se sabia que a Oliveirense não é fácil de quebrar. Mas o caldo acabou por se entornar e as bruxas parecem ter assolado o Comendador pois num lance fortuito, os visitantes chegaram à igualdade.
O árbitro apitou em exagero acabando por estragar o espectáculo.
Para a semana os tigres vão jogar a Avança e depois recebem o Torres Vedras em jogo a contar para a Taça de Portugal.

Aquele abraço,
Makelele

Google-search box

Google