12 de julho de 2007

Mais que um Jogo II

No seguimento do texto da semana passada julgo ser relevante clarificar dois conceitos para melhor entendermos o fenómeno da formação em Futebol.

Especialização Precoce Vs Especificidade Precoce

Como se lembram, referi que, actualmente as preocupações de grande parte dos treinadores de formação se centram na "Formatação" dos jogadores precocemente, isto é, incutindo desde idades prematuras directrizes rígidas de actuação em jogo. Assiste-se, muitas vezes (des)treinadores afirmarem que : "é importante ele jogar bem por dentro",ou então "aquele miúdo tem que jogar na esquerda". Em casos mais extremos, certos treinadores tentam inclusive determinar a forma de jogar do jovem jogador, exigindo-lhe que : "joga mais rápido", ou então, "Chuta,Chuta". Todas estas características reflectem sucintamente o conceito de ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE que é preconizado por muitos (des)treinadores, seja de forma consciente ou inconsciente.
No entanto, na nossa opinião, a preocupação fundamental até aos 14 anos de idade deverá prender-se com o proporcionar condições aos jovens jogadores para se auto-desenvolverem de forma criativa e livre,isto é, os exercícios de treino devem privilegiar o elemento fundamental do jogo de FUTEBOL, que é, o Jogo. Claro que, o jogo praticado até aos 14 anos de idade, é de certa forma, algo anárquico, fruto da pouca organização evidenciada. No entanto, é crucial os treinadores entenderem que este FUTEBOL aparentemente desorganizado é crucial para o desenvolvimento de todo um conjunto de PRESSUPOSTOS fundamentais, para que, a partir dos 14 anos de idade a VIVENCIAÇÃO dos PRÍNCIPIOS DE JOGO no processo de treino seja potenciada.
Resumindo, falamos então de uma ESPECIFICIDADE PRECOCE, isto é, procurar que os miúdos comecem o mais cedo possível a JOGAR FUTEBOL, e não, A RESPEITAR UM CONJUNTO DE DIRECTRIZES SUPOSTAMENTE IMPERATIVAS PARA QUE SE TORNEM JOGADORES DE TOPO. O entendimento deste conceito permite-nos perspectivar a formação de jogadores tendo em conta o que se pretende para o FUTURO. Por seu lado, o conceito de ESPECIALIZAÇÃO PRECOCE, desvirtua o sentido da formação, visto que, os objectivos inerentes a esta perspectiva são essencialmente voltados para o PRESENTE
Em suma, o imperativo deverá ser o de proporcionar condições, para que, os jovens jogadores contactem o mais cedo possível com o JOGO ( Especificidade PRECOCE), e não que estes, se tornem precocemente (e supostamante) jogadores completos e altamente especializados.

Procurei neste artigo. balizar a fronteira entre estes dois conceitos tantas vezes confundidos. Alguma dúvida(ou não concordância) que tenham, agradeço que coloquem , visto que, é um tema complexo que carece de discussão para o seu melhor entendimento.

NFP

Sem comentários:

Google-search box

Google