1 de setembro de 2007

O meu futebol

O mercado fechou...não há mais transferencias no futebol europeu!!! Vou fazer uma analise aos planteis que clubes da Liga Bwin.com
Vou-me servir da base de dados do zerozero.pt mas vou expor as minhas ideias acerca de jogadores e sistemas tacticos! nest post FCP, SLB,SCP

FCP - manteve o treinador da epoca passada só que desta vez o treinador teve a oportunidade de decidir a constitição do plantel, teve e oportunidadede escolher os jogadores que desejava de dispensar quem queria (basta lembrar o numero de jogadores que foram para estágio)
Em principio o modelo de jogo contemplará o sistema tactico (ST) 4-3-3. O metodo de jogo ofensivo será obviamente o ataque organizado, o defensivo será defesa á zona e em certos jogos poderá ser uma zona pressionante! O sistema tactico alternatico será o 4-4-2, tal como j+a se sucedia na temporada passada! Tal como já foi referedo no blog o FCP está a criar um jogo para usar a sua estrela mais cintilante (Quaresma), contudo, o FCP não é Ricardo e mais 10...o FCP tem as rotinas de jogo treinadas para que o craque nunca esteja desapoiado e para que os seus cruzamentos e remates, tenham o devido acompanhamento e que os espaços estejam ocupados de um modo a que a finalização se torne mais eficaz! Aqui refiro-me ás subidas dos laterais, ao apoio dos médios interiores, e ao facto de Quaresma quando tem a bola não ser muitas vezes ultrapassado pelo médio interior,o que facilita a criatividade do jogador portista!
O FCP tem um plantel em que as alternativas/reforços ainda tem de mostrar o seu valor passado por um periodo de adaptação quer ao futebol portugues, quer ao professor Jesualdo e principalmente ao proprio FCP.
O Porto tem um onze base definido, e tem alternativas que permitem manter a qualidade do 11, contudo tal como em quase todas as equipas há jogadores praticamente insubstituiveis...daí o Porto não ter deixado sair o Comandante nem Quaresma...pois sem estes o estilo de jogo seria totalmente diferente, e os aplausos seriam muito mais raros para os lados do Dragão!
O Porto tem um plantel jovem (média de 24,33) forte e robusto (1,82 e 74 kilos), talvez Jesualdo tenha pensado na dureza das provas nas quais vai estar envolvido e não quer aquela quebra de ritmo de jogo assustadora da temporada transacta!

Pontos fortes
- sou obrigado a referir isto como ponto positivo do Porto, a mistica, penso que o Porto é o unico clube em Portugal onde isso ainda existe indubitavelmente, não ouvimos declaraçoes estupidas dos jogadores, o presidente apesar de ser uma figura pela qual não tenho grande simpatia é capaz de segurar no clube na SAD e de por os jogadores na linha, e os adeptos são possivelmente os mais fieis.
- 11 base vem do ano passado (Anderson esteve lesionado, e os 3 do meio campo foram os que vão ser este ano e Pepe vai ser substituido por Pedro Emanuel até Stepanov se afirmar)
- Quaresma cada vez melhor agora com virtuosismo tambem nas bolas paradas
-FCP mais realista no que ao estilo de jogo diz respeito

Pontos fracos
- Alternativas e reforços ainda tem que provar o seu valor o que pode deixar o 11 cansado se essa adaptação for demorada
- Perda da referencia no balneario e tambem em campo( (refiro-me a Baia)
- Excesso de responsabilidade para Quaresma...rejeitar 37 milhoes
- Medo por vezes demonstrado por Jesualdo
- Fica não fica de alguns jogadores (Postiga, Tarik) pode afectar motivação
- ST alternativo com poucas provas dadas

SCP- mantem o treinador da epoca passada, mantem o sistema tactico, alterou regularidades da construcção do jogo ofensivo, tornando-a mais lenta e elaborada, com maior utlização dos jogadores do meio campo, contratou cirugicamente...Paulo Bento sabe o que quer e dentro das possibilidades dos cofres leoninos contratou os jogadores que desejava/precisava/podia.
É obvio que PB preferia ter ficado com Caneira, e penso tambem que talvez preferisse outros jogadores no que a laterais diz respeito..contudo, tal como quase todos os jogadores do SCP, dão garantias, não vacilam e é isso que Paulo Bento precisa
Apesar da perda de jogadores fulcrais, PB conseguiu até agora disfarçar bem essas saidas, só que a meio da temporada penso que Caneira fará muita falta pois é dos melhores laterais do campeonato e seria a melhor alternativa para central!
Izmailov e Vuckevic parecem ter sido boas escolhas para colmatar a saida de Nani, num apice apareceu mais um canterano que parece ser das primeiras ecolhas para subsituis Veloso sempre que necessário; jogadores jovens mas experientes, futebol prático sem grandes invenções, avançados guerreiros, e uma massa associativa unica, pois tem uma paciencia e uma capacidade de analise á realidade do clube impar no nosso pais...quais as claques que aceitariam não lutar pelo titulo mas sim ir lutando??Qual a massa associativa que recebe os miudos da maneira como estes são recebidos??Que clube receberia P.Bento da maneira como este foi recebido...não me lembro de um treinador dos juniores passar para os seniores em nenhum dos outros grandes!!
Plantel muito bem constituido, com opçoes muito válidas para cada sector!!Media de idades 24,04 P - 74 A - 1,79

Pontos fortes :
-massa associativa adepta de PB e da politica de contrataçoes e de formação dos clube de Alvalade
- reforços para o meio campo e para o ataque melhoram a equipa, (Purovic e Derlei mais crediveis que Alecsandro e Bueno) e Nani foi substituido por 2 jogadores (Izmailov e Vuckevic)
- Veloso, Moutinho indispensaveis e fundamentais...Djaló e Patricio podem ser muito importantes...Renato e Pereirinha alternativas que tem de se credibilizar!!mas...todos são validos, todos contam e tem capacidade!
-Personalidade de Paulo Bento e competencia da sua equipa tecnica
- Anderson Polga, em grande momento

Pontos Fracos:
- falta de provas das alternativas para a zona defensiva, bem como a qualidade duvidosa dos reforços para as laterais (digo duvidosa porque nuca os vi)
- Ronny tem de se afirmar como defesa e não como marcador de livres
- Se Liedson não marcar golos como de costume, quem marcará pelo menos 15 golos???
- Médios poderiam ser mais rematadores
- Alternativa (3-5-2 ou 3-4-3) por mostrar credenciais
- Bolas paradas sem Ronny??

SLB - aqui está um caso/clube bicudo...porque?todos sabem...entra director desportivo sai director, fica treinador sai treinador, entra jogador sai jogador; adeptos fanaticos e resultado-dependentes, plantel jovem ...etc, etc ,etc
Fernando Santos escolheu, contratou o que pediu e o que o deixaram, treinou, jogou, perdeu, empatou, ganhou,nunca convenceu os adeptos e foi apresentado a porta de saida!!
Chegou Camacho, pediu mais reforços, abriu as portas dos treinos e tenho a certeza que vai voltar a gritar positivamente com os jogadores!
não posso ainda falar da filosofia de jogo das aguias...pois acredito que Camacho vai mudar e vai ser mega realista...acredito que seja um 4-4-2 classico e um 4-2-3-1...certo é que quem jogar vai dar o seu maximo ou entao Camacho dá-lhe um bom lugar fora das escolhas.
Benfica perdeu os melhores jogadores dos ultimos anos : Simao, Miccoli e Manuel Fernandes e contratou com um criterio no minimo esquisito, eu considero o criterio de compra como "Futuro-imediato" ou seja, o benfica quer comprar jovens que o façam ser já campeao...mas isso na minha opinão é estragar jovens e dificultar a luta pelo titulo.
Benfica precisa de continuidade...quando falo em continuidade refiro-me á metodologica e directiva, isto é, a coerencia e os objectivos tem de ser mantidos e trabalhados continuamente por muito que custe ou por muito trabalho que dê! Médias - 24.60 idade A - 180 P- 73
Mas isso deixo para o nosso blogger benfiquista comentar.

Pontos fortes :
- a crença em Camacho por parte dos adeptos; Camacho tem toda a margem de manobra, pois não foi ele que escolheu o plantel e tambem não foi ele que preparou a equipa...logo vai ter um pouco mais de tolerancia por parte dos adeptos...mas não vai ser infinita!
- a mão forte de Camacho...de volta o murro na mesa, está mal, tem de mudar e faz coisas para mudar...Exemplo: Mantorras não estava bem,ele gosta de Mantorras e quer o mesmo de volta...manda-o trabalhar de modo a que ele realmente regresse ao futebol
-A qualidade de alguns reforços - Cardozo, Di Maria, e na minha opinião Luis Filipe, são jogadores com capacidade para acrescentar algo ao futebol do benfica
-Bolas paradas são perigosissimas - cantos, livres e agora os adversarios vão ter mais receio dos possiveis livres á Camacho, seja lá o que isso for!
-Rui Costa e Petit parecem dispostos a ser referencias maximas
Pontos Fracos :
-o costume, as alternativas não parecem as mais validas, demasiados jovens sem conhecimento da liga portuguesa.
- a perda das maiores referencias
-o nervosismo dos adeptos
-plantel feito um bocado á pressa
-excesso de jogadores
-falta de apoio á liderança de JAC, aqui refiro-me a José Veiga ou outro director desportivo qualquer...Fernando Santos queixou-se disso
-Plantel desequilibrado

Isto é um post feito a partir de uma opinião pessoal, comentem e digam o que devo mudar nos posts deste genero!
No proximo post vou falar sobre Braga, Vitoria de Guimaraes e Leixoes!
Espero que tenham gostado! Um abraço FMBP

31 de agosto de 2007

JOGANDO À BOLA

Esta semana foi uma semana particularmente triste para o mundo do Futebol, pois mais um futebolista faleceu, vítima de uma paragem respiratória. Mas mais uma vez devemos-nos lembrar principalmente do homem que era António Puerta e endereçar os nossos mais sinceros pêsames à família, amigos e companheiros de balneário.

Aproveito esta oportunidade para pedir a todos os futebolistas que pensem um pouco nesta situação; aproveitem a vida, gozem-na mas sem prejudicar o próximo, pois nunca sabemos quando a MORTE nos vem visitar. Deixem o luxo, a inveja e o ódio fora das vossas vidas e encarem a vida como um dom e enquanto viverem, ajudem os outros para se ajudarem a vocês mesmos.

É uma homenagem singela a um futebolista e quero terminar esta minha postagem com uma frase que me diz muito e espero que a entendam:

"Quando nascemos toda a gente sorria e só tu choravas. Vive a vida de tal forma que quando morreres, toda a gente chore e só tu sorries!!"

Por esta semana fico por aqui.

Um abraço e até para a semana.

Kaká

30 de agosto de 2007

O ARTUR É QUE SABE

Boas! Depois de um tempinho de férias estou de volta. Embora o meu dia de postagem seja a 3ª-feira, esta semana só me foi possivel escrever hoje e por este meu atraso peço as minhas desculpas.
O que venho falar hoje, embora com algum tempo de atraso, é evidenciar alguns factos que ocorreram no nosso país vizinho Espanha e que me deixaram um pouco "aziático".
O assunto é esse central (agora português) de seu nome Pepe. O que se passou foi que enquanto estava de férias em espanha, todos os dias comprava um jornal desportivo espanhol e raras eram as vezes em que não se falava de Pepe. Mas o que me revoltou era a mudança drástica do teor das noticias de um dia para o outro. Passo a explicar:
a 1ª vez que vi uma notícia, a compra de Pepe por 30 milhões de euros era considerado um absurdo, perguntavam como era possível um clube como o real madrid cair numa destas... Depois de alguns jogos de pré-época, e mesmo com os péssimos resultados do real, Pepe era diariamente elogiado! Cheguei mesmo a ouvir que Pepe iria ser o próximo Hierro... Ouvi Jorge Valdano criticar todos aqueles que tinham questionado a compra de Pepe por 30 milhões, pois achava que ele valia cada cêntimo.
Claro que após isto, veio a 2ª mão da supertaça espanhola em que Pepe fez um mau jogo... Nos dias seguintes, todos voltaram as críticas a Pepe, e desta vez mais fortes ainda (Jorge Valdano inclusive).
Até aqui, apesar de revoltante, é perfeitamente compreensível estas noticias e esta mudança constante da avaliação do rendimento de um futebolista, para mais sabendo como é a imprensa espanhola.
Agora vem a razão da minha revolta e o porquê de eu escrever sobre algo que até agora parece banal... É que, como sabemos, durante este período Pepe estava a tratar de se naturalizar português, algo que o fez com êxito (e ainda bem na minha opinião), mas coincidência (ou não) em terras espanholas, sempre (e eu digo sempre, porque eu verifiquei pessoalmente) que o nome de Pepe vinha associado a noticias negativas, o nome "Portugal" ou "português" vinha sempre adicionado. Quando eram criticas positivas ou não referiam a nacionalidade ou então vinha o "brasileiro" adicionado.
Propositadamente ou não, o facto é que isto me deixou um pouco revoltado e eu tinha que a partilhar.
Deixem o vosso comentário e se quiserem comentar a chamada de Pepe a selecção nacional portuguesa também estão a vontade.

29 de agosto de 2007

Mundo de Estádios

Hoje vou postar acerca de um estádio que me deixa absolutamente deliciado...e talvez por deixar assim os adeptos esse estádio seja conhecido como O TEATRO DOS SONHOS (nome dado pelo Sir Bobby Charlton)



Este estádio é a casa do Man Utd desde 1910...o clube e o estádio só se separaram durante um periodo de 8 anos entre 1941 e 1949 devido aos bombardeamentos da 2a Grande Guerra (durante esse tempo o UTD jogou no estádio do eterno Rival Manchester City)

Este estádio é o logo a seguir ao Wembley o estádio com mais lugares sentados (76000) e é o UNICO em Inglaterra com o estatuto de 5 estrelas da UEFA...

Inicialmente os planos apontavam para a construçaõ de um estádio com 100000 lugares sentados, contudo depois essa capacidade foi reduzida para menos de 60000.

Os custos do estádio foram de aproximadamente 88510 Euros ...

A inauguração do estádio foi feita com o jogo Man Utd 3 - Liverpool 4


O recorde de assistencia no estadio pertence a um jogo realizado entre o Wolves e o Grimsby Town em que estiveram no estádio 76,962 pessoas!!!(jogo da FA CUP)

Durante a Guerra a bancada principal foi totalmente destruida a 11 de Março de 1941 e reconstruida e 1949...e durante essa fase as melhoras no estadio começaram a ser notadas
-bancadas cobertas
-ilumição decente

Durante essa reconstrução a direcção do UTD decidiu que sempre que houvessem obras de requalificação o estádio iria a pouco e pouco ficar com um espaecto de um estadio de basebol americano

Com essas sucessivas remodelações foram acrescentado "aneis" em quase todas as bancadas bem como foram melhorando o aspecto exterior das mesmas...

Actualmente só uma bancada ainda não tem mais que um anel!!!

Desde a ultima remodelação o recorde de assistencia do UTD passou a ser de 76,098 pessoas a assistir ao jogo UTD - Blackburn


FANTASTICO!!!

Espero que tenham gostado! Um abraço FMBP

Mais que um jogo

Estrutura do jogo de FUTEBOL

Esta semana procurarei sistematizar um conjunto de noções que devem ser do domínio de todos aqueles que se interessam pelo FUTEBOL. Nessa medida, elaborei um conjunto de tópicos que farão essa descrição puramente analítica de um conjunto de conceitos teóricos, cujo seu conhecimento permite a todos nós entender melhor o JOGO, O TREINO,e de certa forma, todo o fenómeno complexo, que é o FUTEBOL.

1 - Estrutura do jogo

· Momentos (fases)

Representam as etapas percorridas no desenvolvimento tanto do ataque como da defesa desde o seu inicio até á completa consumação.

· Princípios

As regras de base segundo os quais os jogadores dirigem e coordenam a sua actividade consideradas individualmente e em colectivo durante os momentos.

· Factores

Constituem os meios pelos quais os jogadores actuam nos momentos do ataque ou da defesa aplicando simultaneamente os princípios.

· Formas

Estrutura organizadora da actividade durante o jogo/treino nos diferentes momentos.

2 - Momentos (fases) do jogo

Ataque - Construir acções ofensivas -> Criar situações para finalizar -> Finalizar

Defesa- Impedir a construção das acções ofensivas -> Anular as situações de ...............finalização ->Impedir a finalização/defender a baliza

Transição

Defesa/Ataque -> Construir acções ofensivas -> Criar situações para finalizar->Finalizar

Ataque / Defesa -> Impedir a construção das acções ofensivas -> Anular as ..............................situações de finalização -> Impedir a finalização/defender a ..............................baliza

3 - Princípios do Jogo

A · Fundamentais

1. Recusar a inferioridade numérica

2. Evitar a igualdade numérica

3. Criar a superioridade numérica

B · Específicos

Ofensivos Defensivos

  1. Penetração 1. Contenção
  2. Cobertura ofensiva 2. Cobertura defensiva
  3. Mobilidade 3. Equilíbrio
  4. Espaço 4. Contenção

C - Relacionados com o modelo de jogo


4 - Factores do jogo de futebol

A · Ataque

- Acções individuais

1. Técnicas de remate, de passe, de condução, de recepção, de finta, ...

2. Técnicas de desmarcação

3. Princípios ofensivos

- Acções colectivas Elementares

1. Desmarcações

2. Princípios ofensivos

3. Compensações e desdobramentos

4. Esquemas tácticos


- Acções colectivas complexas

1. Tarefas e funções

2. Movimentações tácticas

3. Sistemas tácticos

4. Métodos de jogo: contra-ataque; ataque rápido; ataque organizado

· Defesa

- Acções individuais

1. Técnicas de desarme, de intercepção, de marcação, ...

2. Princípios defensivos


- Acções colectivas elementares

1. Marcações

2. Princípios defensivos

3. Compensações e dobras


- Acções colectivas complexas

1. Tarefas e funções

2. Sistemas tácticos

3. Métodos de jogo defensivo: defesa á zona; defesa individual; defesa mista

5- Formas do jogo de futebol

· Fundamentais

Todos os exercícios / jogos que englobem finalização

Nível I

Jogos de finalização, sem oposição sobre uma baliza, com defesa da.baliza(ataque x (0 defesas + GR))

Nível II

Jogos de ataque contra defesa sobre uma baliza (ataque x (defesas + GR))

Nível III

Jogos de ataque contra defesa sobre duas balizas ((GR + ataque) x (defesa + GR))

· Complementares

Todos os exercícios / Jogos que não englobem finalização



28 de agosto de 2007

Puerta Faleceu

As mais sinceras condolencias a familia e amigos deste jogador...mas agora interessa tudo menos falar da sua capacidade futebolistica...perde-se um homem não um jogador...


Antonio Puerta 26/11/1985 - 28/8/1985

Box dos Conceitos


Em baixo "uma pressão suave..." de Pinto...leiam e comentem


Hoje vou postar sobre um dos mais espectaculares (apesar de nem sempre eficaz) gesto tecnico do jogo...o drible

Jogadores que têm uma boa capacidade de drible/finta, são capazes de arruinar uma estrutra defensiva, provocando desequilibrio atrás de desequilibrio...

Penso que toda a gente gosta de ver Ronaldo fintar, de ver Ronaldinho, de ver Zlatan, de ver Rooney (um estilo diferente), Jay Jay Okocha, Maradona, Messi, etc...

O drible – O drible é a acção em que o portador da bola ultrapassa o adversário directo com a bola perfeitamente controlada com os objectivos de:

– Progredir no terreno de jogo.

– Ganhar espaço para executar outras acções (passe, remate).

– Criar situações de finalização por eliminação do último defesa.

Como elementos fundamentais que concorrem para uma execução eficaz do drible podem destacar-se os seguintes:

– Correr em direcção ao defesa à máxima velocidade, mas abrandar ao chegar perto dele.

– Enganar e desequilibrar o defesa através de uma simulação (desviar o defesa da linha de progressão).

– Manter a bola o mais protegida e afastada possível do defesa (manter o corpo entre a bola e o adversário).

– Observar atentamente a reacção do defesa e agir em conformidade.

– Mudar de direcção e acelerar bruscamente no momento de ultrapassar o adversário.

– Não driblar na direcção de um adversário imóvel, mas forçá-lo a mover-se para uma posição menos conveniente para a sua defesa.

– Procurar driblar para o lado contrário à acção técnicotáctica que se pretende fazer a seguir para se esconder a intenção ao adversário e proporcionar espaço de manobra ao receptor da bola (driblar, por exemplo, para a esquerda quando se pretende fazer um passe para a direita).

Aqui ficam alguns dribles e dribladores

Neste link alguns dos melhores dribles de 2007



Espero que tenham gostado!! Um abraço FMBP

Uma pressão suave...

1.E na 2ª jornada o primeiro dérbi...Já temos 3 pontos de avanço sobre o Sporting e 4 sobre o Benfica!Já só faltam 28 jornadas para o tricampeonato!Agora mais a sério,o jogo do Dragão foi agradável,com um Sporting dentro daquilo que nos tem habituado,muito bem defensivamente,sem nunca descurar a sua organização,mesmo quando ataca,mas pouco atractivo.Gosto do Paulo Bento,tem um discurso coerente com as suas ideias e com o modo como dispõe a sua equipa em campo,mas a verdade é que o Sporting não cativa no seu futebol.É verdade que é uma equipa que ganha bastantes vezes,mas o seu nível exibicional nunca foge desta bitola...Acho que até hoje vi um grande jogo do Sporting na época passada contra o Inter em casa,depois ganhou duas taças,mas sempre sem se transcender no seu futebol(a vitória com o Belenenses na final da Taça de Portugal foi sofrível e a vitória contra o Porto,no mesmo tom).O mérito de Paulo Bento é precisamente esse,a sua equipa é muito regular que em resultados quer em exibições,mas basta aparecer uma equipa pela frente que também o seja,mas que a isso alie uma melhor qualidade do seu futebol e acaba por se superiorizar.E foi isto que aconteceu no passado domingo,o Porto foi mais forte e ganhou,e bme.Ponto final.Jesualdo Ferreira esteve bem tacticamente,não inventou(ao contrário da Supertaça) e acabou por infligir novamente uma derrota a Paulo Bento,com este a jogar fora de casa.Não é por acaso que o Sporting se dá melhor fora de casa do que no seu próprio reduto,acho que tem haver com o que já referi mais atrás.Regressando ao jogo,gostei do triângulo do meio-campo do Porto,com Raúl Meireles em destaque não só pelo golo,mas também pelo que jogou e pela forma que atravessa,como já o havia mostrado na selecção a meio da semana cotando-se como um dos melhores.A dupla de centrais está intransponível e temos ainda Tarik,a mostrar credenciais.Ainda não gosto totalmente deste Porto,mas acho que Jesualdo merece a nossa complacência e está a mostrar trabalho.Tem os jogadores que pediu,teve a pré época para trabalhar e vou esperar pelos resultados.Já ganhou 2 jogos difíceis,mérito seu,mas falta ganhar os adeptos,vamos esperar,mas nada melhor que começar com vitórias.Daí merecer apenas uma pressão suave nos seus ombros...da parte dos adeptos portistas

2.Portugal empatou a meio da semana com a Arménia,num jogo muito mau da nossa selecção,mas pior que tudo houve uma falta de carácter inexplicável da parte dos nossos jogadores!Não houve empenho,não houve ninguém que mandasse um berro dentro do campo,jogadores completamente atónitos...Enfim,quando se tem um treinador que diz que empatar fora todos os jogos basta,está tudo dito.É uma forma de manipular a imprensa e os críticos,como tão bem sabe Scolari fazer...Passo a explicar:pega-se numa calculadora,fazem-se as contas com tudo vitórias em casa e tudo empates fora e chega-se à conclusão que dá para passar,portanto este é o nosso objectivo.Não se promete bom futebol,apenas se promete que mesmo empatando fora com a Arménia estamos dentro dos objectivos traçados e afastamso as críticas!Mais uma forma de pressão suave...neste caso sobre todos os portugueses

3.Achei piada a esta expressão "pressão suave" e acho que é muito fácil de explicar e de um uso diversificado como já assim exemplifiquei!O Porto na final da Supertaça foi claramente prejudicado num lance capital como o é a não marcação de uma grande penalidade a seu favor.O Sporting venceu,apesar de não ter sido superior durante o encontro,mas seja feita honra aos vencedores e acho muito bem as capas dos jornais e a generalidade da crítica terem dado maior ênfase a esse sucesso da equipa de Paulo Bento e não à arbitragem.Até aqui tudo bem.Esta semana,tudo mudou,o Porto foi mais forte que o Sporting,ganhou justamente,mas a crítica preferiu enveredar pela anaálise da arbitragem em detrimento dos justos vencedores.Isto com base em 2 lances considerados polémicos:a jogada do golo,em que Polga faz um corte ainda fora da grande área,Tonel tem a oportunidade de não deixar a bola passar para o seu guarda redes,mas premeditadamente deixa a bola passar e este agarra a bola,não é preciso dizer mais nada;o outro é um lance mais polémico e envolve uma disputa de bola entre quaresma e miguel veloso e aqui analisando só o lance seria tentado a dizer o cartão vermelho mostrado a quaresma seria a decisão mais correcta por parte do árbitro.
E é aqui que eu acho que está a grande questão em torno de muitas das críticas que são feitas á arbitragem na sua análise,o árbitro tem como objectivo regular a actuação dos jogadores e é dentro desta interacção entre jogadores,árbitros,treinadores e adeptos que se gera um fenómeno social momentâneo,que só pode ser entendido se nos inserirmos no contexto do mesmo.O jogo estava a decorrer de forma normal,o árbitro estava a controlar bem o jogo,estava a ser um jogo leal,e eis que surge um lance em que numa disputa de bola,que nem foi das mais rispidas,quarems atinge inadvertidamente um seu colega de selecção,apressando-se a pedir desculpa ao mesmo...É este o contexto a que me refiro,naõ quero subverter o papel das regras no futebol,mas estas apenas servem para regular o jogo e tão só,e num lance tão discutível como este será é justo cairmos na crítica fácil?Em Inglaterra(mais uma vez tenho de apelar ao exemplo desta liga),as regras são as mesmas que nos outros países,e não raras vezes (no último Liverpool-Chelsea aconteceu esta situação) já vi os árbitros marcarem falta a favor de uma equipa e os jogadores desta mesma equipa pedirem um cartão amarelo para o adversário e por estes mesmos protestos o árbitro marca falta a esta mesma equipa,subvertenedo totalmente as regras do jogo,mas conseguindo deste modo regulá-lo e prestigiar o espectáculo!É este o contexto que vos falo,que permite entender a actuação de um interveniente de um fenómeno social como é um jogo de futebol.A imprensa a meu ver subverteu os valores do futebol neste jogo,valorizando mais a análise à arbitragem deste jogo com base nestes 2 lances dos quais já emiti e expliquei a minha posição,e desvalorizou a justa vitória do Porto!Há 2 semanas e bem,não foi assim!É por isso que falo em pressão suave...não sei bem de quem,mas acho que não é de alguém que goste de Futebol

4.Por último,não posso deixar de referir a minha indignação para com um excelente jogador,um excelente profissional do seu clube e que dá tudo pelo mesmo,pelo menos quando acha que não deve ir de férias ou que estas são demasiado pequenas,que é o Liedson.O lance em que ele cai após uma disputa com um jogador do Porto e sem que este lhe toque sequer na cara,ele começa a queixar-se da mesma,tentando com isso provocar a expulsão do jogador do Porto.Peguei no exemplo do Liedson porque ele é repetente neste tipo de actos e chamei-lhe profissional do Sporting porque acho que a um jogador que tem este tipo de atitudes não se pode chamar profissional de Futebol,apesar das suas belíssimas qualidades para a prática do mesmo.Uma vez mais um caso de pressão suave...sobre o Futebol

Bio Do vencedor da Vote-Box Semanal

Os leitores votam, os leitores decidem...e na minha opinião bem foi uma óptima escolha por parte dos nossos visitantes...o vencedor desta semana é um jogador nascido em Amarante a 18 de Maio de 1978, o senhor da defesa da nossa selecção...com uma classe e um estilo absolutamente inconfundiveis...O seu nome é Ricardo Carvalho...


Este defesa central ligado profissionalmente ao FCP desde 1998 (a sua formação foi feita no Leça, bem como a sua primeira epoca senior) foi emprestado a vários clubes de modo a evoluir (muito e bem)...antes de se afirmar no FCP esteve emprestado ao Vitória de Setubal e Alverca, onde efectuou cerca de 55 jogos na liga principal antes de em 2001 voltar ao FCP...

Nesse mesmo ano foi "responsavél" pela ida de Jorge Costa para Inglaterra, e essa responsabilidade deve-se ás boas exibições que efectuava e que o punham como indiscutivel ao lado de Jorge Andrade...para conseguir por o Bicho em segundo plano tinha que estar num grande momento futebolistico

Após as mais recentes epocas douradas do FCP foi transferido para o Chelsea acompanhando Mourinho na aventura inglesa...assumindo-se cada vez mais como um dos melhores do mundo na sua posição! (eu ainda estou para perceber como é que Florentino Perez achou Carvalho caro...enfim)


A sua estreia internacional foi a 11 de Outubro de 2003 num jogo Albania-Portugal (vencemos por 5-3), e aos poucos foi-se tornando dono do lugar...o ponto de viragem e de afirmação foi após a derrota de Portugal no estádio do Dragão na abertura do Euro 2004!!


Em 2006 devido ás boas exibições no Mundial foi colocado na All Star Team do torneio...

Recentemente renovou contrato por mais 5 anos com os Blues...

Titulos:

27 de agosto de 2007

Balanço da Semana

Melhor da Semana: Arménia...classifico-os como os melhores da semana pela vontade e disponibilidade com que os seus jogadores encararam o jogo contra Portugal...é com estes exemplos ambiciosos que devemos começar a pensar que não somos assim tão grandes como pensamos ser...


Pior da semana: isto ultrapassa em muito o futebol, pois trata-se de uma vida que está em risco...o craque do Sevilla , Antonio Puerta, sofreu 5 paragens cardio respiratorias e está neste momento na UCI do hospital a lutar pela sua vida...apesar de saber que estas palavras não chegam a ele e á sua familia desejamos as rápidas melhoras ao jogador espanhol de apenas 23 anos!!! todos sabemos que isto se passa em todo o lado a todo o momento...mas ninguem pode ficar indiferente!!!todos queremos que não se repita...Animo Puerta



Frase da semana:
"Com esta equipa, vai ser difícil ver em campo o futebol que pretendo. Vai ser complicado chegar ao que desejo mas vamos atingir um bom nível"...Bernd Schuster, como é possivel que este treinador se queixe do que tem á disposição?Deus dá nozes...


Momentos "futebol não e só jogo" da semana: vou postar estes videos sempre que ocorra algo que seja caricato ou diferente



(Um obrigado ao nosso leitor Henrique)

Treino do Estrela Vermelha de Belgrado...Incrivel

Golo da semana:




.



GR: Oliver Kahn (Bayern Munique) - grande inicio do veterano alemão, 3 jogos 0 Zero golos sofridos...tem uma grande equipa á sua frente,mas ainda está num bom nivel

Defesas: Sergio Ramos (Real Madrid) - cruzamento perfeito para a cabeça de Raul no derbi madrileno, este lateral/central mostra uma raça e uma qualidade muito acima da media, Pedro Emanuel (Porto) - de regresso...admitiu a dificuldade de liderar o balneario apos a saida dos historicos, mas demonstra em campo o mesmo estilo de sempre, autoritário, contra a dupla de avançados do Sporting esteve sempre em grande, Pepe (Real Madrid) - após uns tempos complicados (30 milhões é um preço do qual sempre se vai falar) mostrou serenidade e mostrou ter capacidade para jogar no Madrid , Roberto Carlos (Fenerbahce) - primeiro golo ao serviço do clube turco, que ofereceu os 3 pontos á equipa de Zico...quem sabe

Médios:
Nani (Man Utd) - a crescer, vai ganahndo força e dentro de uns tempos pode ser um bom jogador, um grande golo a dar a vitória dos Red Devils no dificil jogo contra os Spurs, Káká (Milan) - começa a liga e Káká já brilha, 2 golos na abertura da temporada rossonera, Lampard (Chelsea) - mega regular e segundo Mourinho sempre o melhor ou segundo melhor jogador em campo, mais um golo, mais uma vitória Blue, Duda (Sevilla) - depois de ter brilhado na final da Supertaça, voltou a brilhar na Liga, 3 golos nasceram dos seus cruzamentos...jogador a ter em conta
Avançados: Toni (Bayern) mais um golo na nova aventura por terras alemas, mais uma boa exibição e mais uma vitoria da equipa de Munique, Trezeguet (Juventus) hattrick de David Trezeguet...ainda não percebi o motivo pelo qual Domenech nem se lembra dele...craque!



Treinador da semana:
Dauto Faquira...o treinador do plantel com o orçamento mais reduzido da liga está a fazer um grande trabalho, muito melhor que a epoca passada, a ver vamos se continua assim!!!





Espero que tenham gostado, qualquer duvida ou opinião...comentem Um Abraço FMBP

No melhor pano cai a nódoa


Inicio a meio gás do Sp. Espinho. Com um onze titular idealizado mentalmente pelos adeptos, o técnico Amândio Barreiras colocou os seus discípulos a dançar e em toda a primeira parte, e estes sambaram com a bola nos pés. O gigante Leandro foi o homem de serviço no desafio e é mais que certo que vai ser explorado ao máximo pelo seu treinador.
Quando os (poucos) adeptos pensavam que a formação vareira ia partir para a goleada, o conjunto liderado por Vítor Paneira não baixou os braços e foi à luta. Resultado? O Espinho acabou o desafio com o credo na boca e acabou por manchar uma exibição que tinha tudo de perfeita, até ao fatídico minuto 68 em que o Vila Meã marcou o primeiro tento. Claro que ainda é muito cedo para fazer o alarme soar, mas também não é menos verdade, que os fantasmas, ou então as bruxas – tal como Amândio Barreiras disse na época anterior - podem voltar a assolar o Sp. Espinho.

Para a semana os tigres vão jogar a Leça da Palmeira


Resultados: Série B

Esmoriz 1-0 Infesta

Caniçal não se jogou Marco

Maritimo B 2-0 Ribeira Brava

Sp. Espinho 3-3 Vila Meã

Lourosa 0-1 Leça

Pontassolense 1-2 Oliveirense

Fiães 2-1 Avanca


Aquele abraço,

Makelele

Google-search box

Google