2 de novembro de 2007

Situação bastante preocupante a do SL Benfica

Ora aí está, tal como prometido, a minha mensagem para este novo blog criado para que cada um de nós possa dar a sua opinião acerca desse mundo que tantas conversas de café suscita, tantas paixões move e tanto nos faz sofrer. Sim sofrer, pelo menos a mim, que me considero um verdadeiro benfiquista que sou e que tanto sofro ao ver o meu clube neste estado, ora vejamos:
- Começamos com um treinador que trocamos ao final de duas ou três jornadas
- A pré época foi então complectamente esquecida pelo novo treinador
- O presidente do meu clube foi de encontro aos adeptos que á tanto tempo pediam este treinador
- Ora assim sendo, o mesmo chega á luz como o treinador de todos os benfiquistas, o que eu discordo
- Implementa as suas regras e não aceita qualquer tipo de crítica, ora bem é o treinador de todos os benfiquistas e a ele nada se pode apontar
- Os resultados não aparecem e ele acha que está certo, porque é o treinador de todos os benfiquistas.
Na minha opinião o que se passa no benfica é preocupante, porque estamos a demonstrar isso mesmo, não se houve uma critica a um treinador de uma equipa que so mostrou a segurança de campeão numa jornada com a Naval, os restantes jogos foram ganhos com muita sorte á mistura sendo que em campo vimos 11 jogadores não a jogar, mas a "empurrar" a bola!! É ou não é preocupante?
Assistimos a um bom jogo com o Celtic Para a Champions mas que ganhamos nos ultimos minutos e o treinador afirma : "somos a equipa que mais remata á baliza" mas vimo-nos gregos para vencer e só temos 3 pontos e somos obrigados a vencer mais dois jogos o que não vai ser nada fácil, visto que na minha opinião o Shatkar tem bem melhor equipa que nós, mas somos a equipa que mais remata, pelo amor de deus poupem-me.
Como maior clube do mundo temos que exigir mais, assistimos a jogos onde o benfica não joga, vai vencendo aqui e ali mas sem mostrar que é grande, ganhamos ao maritimo sem mostrar absolutamente nada e mais uma vez no final com uma sorte tremenda, e o treinador afirma: "jogamos uma hora com menos um jogador" sim sim, se a equipa estivesse bem não acontecia a expulsão nem sequer o golo estúpido do maritimo, mas pronto.
Observamos todos a vergonha que foi com o Setubal, sim vergonha, porque não falo só da derrota, mas sim da vergonha que foi aquela equipa. o treinador diz cheio de peito: "são jogadores do benfica, portanto...", isto deixa-me extremamente indignado, porque se fosse outro treinador qualquer já estava com os patins calçados! Sim são jogadores do benfica, mas então porque não evoluem se tantas contratações se fizeram, os miúdos não têm oportunidade e depois ele lança-os aos cães e eles que se desenmerdem, ora ora! A equipa não joga não desenvolve, e deixem-me dizer que não temos equipa para um porto que está a calar muitas más linguas, porque está fortissimo e não tenham duvidas que vai fazer o melhor arranque da história daquele clube de "escumalha"!!

Senhores benfiquistas pelo amor de deus abram os olhos, olhem para o que se está a passar no vosso clube, vejam a atitude arrogate e indiferente do vosso treinador, que nunca nos deu absolutamente nada e agora ainda menos...

Abraço, saudações desportivas...

Alexandre Pinto

29 de outubro de 2007

SPORTING- AS QUESTÓES QUE SE LEVANTAM EM TEMPO DIFICIEIS

E já se fala em crise…...e outra coisa não era de esperar…as vitórias não aparecem, as prestações têm sido de baixa qualidade e a intranquilidade é notória.

Esperar 39minutos para fazer um remate frente ao Nacional tem de ser preocupante!!
O plantel apresenta várias lacunas, isso é irreversível, acredito que alguns reforços até tenham sido segundas escolhas, mas também acredito que se Pedro Silva e Derlei (eram mesmo reforços) estivessem aptos iriam ser muito úteis à equipa.
Agora isto não é desculpa para quilo que a equipa está a produzir….Confesso me admirador de Paulo Bento, tem feito um trabalho fantástico…mas estou com grandes dificuldades em compreender certas opções.
A opção em colocar Miguel Veloso a defesa central tem mesmo de ser questionada:
- mas o problema não é só Veloso a central, é ter de condicionar a movimentação de Moutinho e assim ficar à espera de uma inspiração dos jogadores mais criativos. E Moutinho é daqueles que não depende de “inspirações”, joga sempre com a mesma intensidade e qualidade, por isso neste Sporting não pode jogar “amarrado”.

-Em Roma até compreendo esta opção, pois Gladstone pode não estar bem, e nesse jogo o Sporting já sabia que o domínio e o controlo iam pertencer maioritariamente à AC Roma, ou seja, Paulo Bento sabia que o centro de jogo e a posse de bola iriam estar sempre mais perto da grande área do Sporting.

- Mas para a Madeira a estratégia era diferente, o Sporting tinha que ter o controlo do jogo, tinha que ter uma boa e rápida circulação da bola, era obrigatório “prender” o Nacional ao seu meio campo defensivo, para criar mais situações de finalização, e neste aspecto era fundamental ter Veloso no meio campo e Moutinho mais liberto para tarefas ofensivas. Izmailov e Vukcevic são daqueles que necessitam de uma maior inspiração para poder desequilibrar e só Romagnoli não chega.
Agora outros dos grandes problemas continua a estar no parceiro de Liedson:

- Yanick Djaló, nota-se que não tem a mínima confiança, a bola parece que lhe queima nos pés, precisa de tempo para crescer, o ideal era um clube que não lhe desse tanta pressão como o Sporting.
Não seria melhor ter ficado com Varela e emprestado Djaló? Desconfiou que sim…..!

O outro caso chama-se Purovic, o jogador que como Paulo Bento anunciou, vinha dar outro tipo de soluções, mais concretamente quando fosse necessário recorrer a um método de jogo mais directo, concordo plenamente, agora ninguém poderia adivinhar que Derlei iria acabar a época em Setembro.

Mas como poderá render Purovic?

- È um ponta de lança que precisa claramente de que lhe ofereçam situações para finalizar, principalmente de alguém que o faça usufruir dos seus 1.91m, aí sim está o problema, o Sporting tem poucos jogadores que consigam cruzar da melhor maneira, Ronny, Abel e Vukcevic são os únicos que me parecem ter essas condições! Encostar Djaló ao lado direito e vê-lo a tentar cruzar é arrepiante, e depois na maior parte das vezes quando Purovic entra, já Vukcevic não está em campo, ou seja, apenas Abel e Ronny a cruzar e ainda por cima quando nas partes finais dos jogos já não há grande discernimento para o fazer, não me parece a melhor opção. Porque não lhe dar mais oportunidades de jogar de inicio? Acredito que Djaló sem bola poderá ser mais útil, oferece mais mobilidade e provoca mais espaços, mas isso não chega.

Agora continuo a defender que para certos jogos o Sporting deveria alterar alguam coisa e tentar criar condições para que joguem os 11 melhores, (mesmo correndo o risco de Liedson desaparecer mais do jogo), mas aposto que a equipa poderia render mais (Mourinho fazia-o na Liga dos Campeões, quando deixava McCarthy sozinho na frente e Carlos Alberto por perto), mas repito, não obrigatoriamente em todos em jogos.
Prender Liedson na frente (duvido muito que mesmo assim não fizesse a diferença) e depois com Moutinho a aparecer vindo detrás, Romagnoli, Izmailov e Vuckcevic com muita mais mobilidade e dinâmica, de certeza que haveria maior criatividade e imprevisibilidade , e…….qualidade. E imprevissibilidade é daquelas coisas que não se treina. Amarrar demais os jogadores ao sistema do treinador é um erro cada vez mais comum. Mas arriscar perder organização também o é……por isso é aqui que se distinguem os grandes treinadores, dar à equipa o máximo de criatividade mas sem perder a organização. Paulo Bento tem tudo para brilhar....!

Abraço e volto em breve…..

M&C

Google-search box

Google