7 de julho de 2007

Sporting Clube de Portugal

Viva, antes de mais quero agradecer o convite para a participar neste novo projecto como comentador do Sporting Clube de Portugal, espero que apreciem a minha participação.
Tendo a época começado há dois dias não há muito a comentar para além das entradas e saidas já verificadas.
A meu ver, o plantel do Sporting está mais homogéneo com a entrada de Vukcevic, Izmailov, Gladstone e Derlei. Paulo Bento ficará com mais e melhores opções para uma época que se adivinha longa, com pelo menos 5 competições em disputa,isto claro baseando-nos no nome e caracteristicas divulgadas pela imprensa.
É preciso ter em conta a adaptação e rendimento real das novas contrações, mas para isso à que esperar que a bola volte a rolar...
Falta ainda resolver a questão do ponta de lança, que ao que parece poderá vir a ser Maxi Lopez, que não me parece ter as caracteristicas ideais, sendo demasiado móvel, mas dentro da politica de contratações seguida pela SAD não será uma alternativa a menosprezar.
E claro está a questão de Caneira...
Caneira não sendo um jogador exuberante, é muito seguro, com enorme experiência e extremamente polivalente, a sua continuação reveste-se de enorme importância para o equilibrio do plantel, quer em termos de posiçoes no campo que pode ocupar, como também ao nivel da experiência e capacidade de comando que contrasta num plantel repleto de jovens com imenso talento mas com pouca ou nenhuma experiência a este nivel.
A SAD tem feito um excelente trabalho, acredito que irão levar a bom porto estas duas problemáticas.

Em termos de saidas, não me parece que o Sporting fique minimamente diminuido, excepto na saida de Tello que se apresentou a um nivel elevadissimo na época que findou.
A saida mais mediática foi obviamente a de Nani, a meu ver um excelente negócio!
Nani é bom jogador, um fantasista puro, mas que levou muitas vezes as bancadas de Alvalade a exasperar com fintas e remates sem sentido.Parece-me que a sua substituição pode ser plenamente conseguida e que os valores em questão nem sequer criaram qualquer dúvida aos representantes da SAD...principalmente quando comparados com os valores da transferência de Anderson do F.C.P!

Para terminar esta primeira abordagem muito superficial, uma referência ao regresso de Paulinho e Benedito ao Futsal do Sporting, parece que vamos ter equipa para voltar a ombrear com o Benfica que tem igualmente uma equipa de topo.

Termino por aqui este primeiro post, com a promessa de uma análise mais detalhada a outras problemáticas do SPORTING Clube de Portugal em futuros posts, um bem haja a todos.

6 de julho de 2007

Jogando á bola

Taça da Liga

Como sabemos será realizada na próxima época a Taça da Liga ou Carlsberg Cup. Será que esta competição irá sobrecarregar os jogadores (e consequentemente as equipas) quer as que estão envolvidas nas competições europeias quer as que se limitam aos troféus internos??
Com base na minha experiência como jogador, a parte fundamental da época está na pré-época, ou seja, o modelo de jogo, os sistemas tácticos principal e alternativo, as rotinas de jogo, as movimentações tácticas têm de ser implementados durante a pré-época para que, durante a época, essas mesmas situações sejam alvos de aperfeiçoamanto. Daí estar tanto em voga o "treino táctico" que será abordado noutra semana.
Qual o benefício de mais uma competição?
O principal benefício é o financeiro, pois os jogos serão sempre realizados na casa da equipa mais fraca, o que vai permitir um bom encaixe financeiro e o vencedor da Taça da Liga arrecadará o prémio de 500.000 euros; outro dos benefícios é a existência de mais jogos, o que permite ao treinador uma melhor gestão do plantel.
Para além destes aspectos, convém salientar que o trabalho do treinador, durante a época, incidirá principalmente sobre a recuperação dos jogadores, pois a carga física será dada pelos jogos.
Fala-se muito sobre a sobrecarga de jogos, mas eu penso que o cansaço dos jogadores se deve muito ao aspecto mental.
Se um jogador estiver mentalmente preparado para fazer três jogos por semana, esse mesmo jogador fará esses três jogos com um rendimento elevado.
Até para a semana!

The Special One


Este post vai ser aqui colocado em vez do "haja coração" de o luis pinho...pois ele ainda não tem disponibilidade para escrever esta semana...espero que na proxima semana já esteja aqui o seu post! Não deixem de ler "mais que um jogo" de NFP! Esta entrevista é no final da temporada de 2003! Isto é futebol...

No pensamento de Mourinho está um FC Porto rolando sobre carris depois dele ter ido embora. Para isso, chegariam os três anos de contrato que assinou com a ideia de os cumprir. É um treinador de convicções anti-sísmicas, que não gosta de laterais baixos, não quer centrais grandes e lentos e vê pouca utilidade nos jogadores de contra-ataque. Também não lhe agrada responder aos desejos de boa sorte dos treinadores adversários, antes dos jogos - aliás, a outra equipa é sempre "inimiga". E reconhece com frontalidade que pediu a Deco a expulsão de Éder, durante o primeiro jogo com o Benfica, como assume que, nas devidas circunstâncias, colocaria a hipótese de jogar tão fechado como o Boavista nas Antas. Em definitivo, a opinião dos outros não foi um obstáculo a esta entrevista

Esta é uma entrevista específica. Não há nela nada de acessório, nenhum pedido de comentário a assunto algum que não tenha directamente a ver com o homem do momento. É apenas uma tentativa de decifração daquilo que se vai dizendo: que José Mourinho não é apenas o homem do momento. Talvez tenha havido, nesta conversa de duas horas, menos perguntas inéditas do que desejaríamos, mas nas respostas que o treinador do FC Porto deu houve, com certeza, algumas respostas inéditas. José Mourinho afirma, por exemplo, que faria tudo para ganhar, embora defendendo uma espécie de moralidade do bom futebol sempre que possível ou aconselhável. Mas não está preocupado com isso. Diz coisas para chocar, agarrando a questão polémica imediatamente pelo pescoço - "adversário é inimigo"- , e confirma outras sem hesitações. Em Sevilha, antes da final, foi convidado por dois candidatos à presidência do Barcelona. Respondeu "não", entre outros motivos, porque não quer direcções fracas.

JOGO| É treinador para dizer ao Deco 'expulsa o Éder, arranca-lhe um vermelho"?
JOSÉ MOURINHO| Então não sou?

P| Foi isso que fez?
R| Claro. Mas expulsar é ir à procura da situação. É dizer-lhe 'ao invés de jogares pelo lado direito, onde vais encontrar - já não sei quem era -, o Ricardo Rocha sem cartão nenhum, começa a cair para a esquerda e vai à procura do cartão'. Isto digo eu e dizem todos. Só não dizem aqueles que, durante o jogo, estão todos borradinhos no banco e não têm tempo para ver sequer quem é que, do adversário, apanhou cartão amarelo.

P| Sabe que isso contraria uma certa moralidade do discurso instituído no futebol português...
R| Não sei porquê. Eu assumo que, quando fui expulso no jogo contra a Lázio, não tomei aquele atitude por me ter passado da cabeça: vi foi que a Lázio estava numa situação de contra-ataque. Isto não é fair-play. E por isso é que fui castigado e tive de ficar na bancada, em Roma.

P| Se não tivesse outros meios de ganhar ou de garantir um resultado positivo, colocaria alguma vez a hipótese de jogar como o Boavista fez nas Antas esta época?
R| Depende do jogo e da situação. Como treinador do Leiria, quando não jogava para ganhar títulos e com o único objectivo de vencer o maior número de jogos possível, nunca faria uma coisa dessas. A partir do momento em que senti, no Leiria, à sexta ou sétima jornada, que estávamos a caminhar no sentido de uma estabilidade total, nunca o faria. Agora, se estivesse numa equipa de menor expressão e precisasse de um ponto ou de uma vitória para não descer de divisão, aí, meu amigo, vale tudo. Seria o mesmo se jogasse para o título e faltasse um ponto ou uma vitória. Vale tudo. Para ganhar, vale tudo. Mas naquela situação, quando o Boavista não jogava para a permanência nem para o título e nem sequer para a Taça UEFA, porque ficou longe logo desde o início, acho que não havia motivo nenhum para que o jogo tivesse sido o que foi. Mas cada um sabe de si.

P| É ou não contraproducente ter uma imagem simpática do adversário?
R| Uma imagem simpática?

P| Agrada-lhe que haja uma empatia, uma relação amistosa entre a sua equipa e o adversário?
R| A mim não. O adversário é inimigo. Nem gosto muito de os cumprimentar antes dos jogos. E quando os colegas treinadores me desejam boa sorte não respondo.

P| Entra nos jogos de semblante carregado, sai dos jogos sem ter dado um sorriso. Está a cultivar uma imagem de marca?
R| Sou eu mesmo. Um jogo é, inegavelmente, um momento de prazer. Adoro os jogos e, quando me dirijo para o relvado, vou contente. Quanto maior, maior a satisfação. Mas vou altamente concentrado. Estou à vontade, converso, rio, até um quarto-de-hora, vinte minutos antes de começar. Quando saio do balneário, vou completamente absorvido pelo que tenho de fazer. Vou tentar ler o jogo, absorvê-lo o mais possível. Sou assim.

P| O ano que completou fez de si, provavelmente, a figura mais adorada do universo FC Porto. Isso não mexe consigo? E se não mexe é porque acha que, daqui por uns anos, as pessoas já esqueceram?
R| Não estou à espera de que, um dia, se as coisas me correrem mal as pessoas abdiquem de me criticarem ou de alguma manifestação pública contra mim - os assobios tradicionais ou coisa do género -, até porque aquilo que conseguimos é passado. Agora, acho que continuará inquestionável o respeito eterno. Já passaram muitos anos, mas quando o Artur Jorge vier jogar às Antas terá uma recepção fantástica, porque é um treinador marcante. E, quer queiram quer não, eu passei a ser um treinador marcante na história do FC Porto. Quando regressar, daqui a dez anos, vou ser aplaudido, vou ser bem recebido e vou ser querido. Acho que o reconhecimento ficará para sempre. Agora, a pressão que sobre mim existirá para que os resultados sejam bons vai existir - e se não existir, serei eu a pedi-la, porque não quero perder a sair a rir, ou perder e sair tranquilo por saber que tenho uma grande margem de erro. Não quero isso. Quero continuar a viver com a mesma pressão a que me habituei depois de cá ter chegado sem nada ganho. A ideia que transmitirei aos jogadores na próxima época é essa. Não podemos viver à sombra do que conseguimos este ano.

Jornal o Publico (s/d)

Mais que um jogo

Decidi apoiar o post do NFP (que está imediatamente abaixo pf leiam) com este video...Claro que é um video publicitario...mas escutem o que diz Cantona...e vejam as maravilhas tecnicas que eles demonstram...

5 de julho de 2007

Mais que um jogo

Antes de iniciar este artigo, gostaria de agradecer ao Fernando o convite para escrever neste Blog. As minhas reflexões procurarão abranger temas variados na esfera deste complexo Jogo, que é o Futebol.
Nesta medida, iniciarei as minhas reflexões, aludindo a um tema que julgo dever fazer parte das preocupações e do pensamento de todos aqueles que se preocupam com a formação de jogadores no Futebol. - "A importância do Futebol de Rua"

Várias são as personalidades (Cruyff, Valdano), que atribuem "á rua", a denominação de melhor "escola" de Futebol do Mundo.
Em todo o mundo milhões de crianças, na ausência de bola, caneleiras, chuteiras, balizas, campo, criam o seu jogo de futebol...Ora vejamos, para a bola, poderão utilizar papel de jornal enrolado, para o campo basta pegarem em quatro pedras e delimitarem as balizas, as marcações, essas, poderão ser imaginárias. Quanto ao equipamento, jogar descalço não é novidade para muitos, e as caneleiras...muitos nem saberão o que é....
As regras são circunstânciais, não há horas nem número minímo de jogadores para iniciar e muito menos para terminar, o prazer pelo jogo é mais forte que tudo o resto.
Muitos dos jogadores que actualmente são alvo de admiração, possuem esta caracteristica comum na sua formação, que se prende com a aprendizagem na rua.
O periodo de prática do Futebol de Rua antecedente á entrada nos clubes assume-se como crucial e preponderante na formação dos futuros jogadores. Mas porquê?, perguntamos nós....
Na nossa opinião, o futebol de rua encerra na sua essência características, como a espontaneidade a naturalidade do Jogar sem preocupações de natureza organizacional que são de crucial importância para o enriquecimento psico-motor dos futuros jogadores.Sinteticamente, podemos afirmar que, é no futebol de rua que os jovens podem jogar dando azo á criatividade, á liberdade, ao JOGAR SEM TELECOMANDO.
Assiste-se frequentemente a uma robotização dos jovens jogadores nos clubes, isto é, treinadores preocupados em incutir nos miúdos princípios de jogo e afins para que estes actuem estritamente segundo aquelas directrizes. Resultado, especialização precoce dos miúdos e consequente criação de um jogar excessivamente estereotipado.
Nada melhor que as palavras de Pélé para sintetizarem o exposto... "os treinadores das equipas infantis têm que deixar os jogadores jogarem á vontade, criar....isso é fundamental e não têm acontecido".
Posto isto, um imperativo fundamental na formação deverá ser o de deixar os miúdos JOGAREM, ou seja, o treino deverá ser um momento onde a verdadeira essência do Jogo, que é o jogar FUTEBOL, deverá ser despertada, e tal só é possível deixando os miúdos jogarem....

Por ser um tema bastante complexo, numa reflexão futura desenvolverei mais o tema procurando expor um conjunto de conceitos e linhas orientadoras para um melhor entendimento do processo de formação no Futebol.
Neste texto procurei apenas, realçar a importância da prática livre de regras padronizadas e directrizes rígidas no longo processo de formação de jogadores de Futebol.

NFP

Organização do Blog

Domingo - FMBP - noticias da semana, Box dos conceitos
Segunda - Berg_kamp com "o Artur é que sabe", FMBP Biografia do vencedor da votação semanal
Terça - Bismarck "Bis(marck) do Dragão" , JRP " Futebol não é só para Homens"
Quarta - GF "Futsal Ataque Contra-Ataque", FMBP "Estadios do Mundo", FMBP "O meu Futebol"
Quinta - NFP "Mais que um Jogo" , Berg_kamp "Artigo da semana"
Sexta - o luis Pinho "Haja coração"(analise SLB), Kaka "Jogando á bola"
Sabado- Blogger por definir "SCP" , Pisco6 "O meu Mundo do futebol"

PS - Qualquer noticia, video ou artigo relevante poderá ser postado num outro dia que não o que está definido

Espero que a organização seja do agrado dos nossos visitantes!

4 de julho de 2007

Futsal… Ataque Contra-Ataque!



Antes de mais gostaria de agradecer o convite que me foi endereçado pelo Administrador deste “blog”, para nele escrever algumas notas e debater ideias sobre o meu desporto preferido. Portanto, desde já… Obrigado Nando.
Depois gostaria de vos cumprimentar a todos… Caros colaboradores e visitantes, espero contribuir de certa forma para algumas discussões saudáveis e interessantes. O objectivo será, de acordo com a disponibilidade que for tendo, colocar aqui algumas ideias e questões para todos em conjunto debatermos.

Devo desde já salientar que é a primeira vez que escrevo qualquer tipo de artigo na “blogosfera”…Vamos lá ver como corre… eheheheh

Nesta nova experiência, irei direccionar as minhas palavras para um desporto que considero muito especial e espectacular, o FUTSAL.

Tentarei relatar algumas experiências e dúvidas com que por vezes me deparo aquando do exercício das minhas funções como treinador desta modalidade.
Tentarei também abordar algumas questões relacionadas com as várias dimensões e processos metodológicos quer do treino quer do jogo em si. No entanto incidirei fundamentalmente na vertente técnico-táctica, uma vez que a considero como uma parte muito importante, e também mais agradável de debater.

Um abraço a todos,
GF

P.S. ATENÇÃO!! O contrário de tudo aquilo que acabei de escrever é igualmente verdade.

Video-Box

Será ele capaz de corresponder as expectativas?

Video-Box

Desta vez o video que posto é a reportagem do Cristiano Ronaldo...vejam ou revejam!em baixo temos os posts do berg_kamp e dokaka!ambos valem bem a pena





3 de julho de 2007

A dança dos treinadores!!

Como sabemos, no mundo do futebol quando os resultados não aparecem ou não são aqueles que a direcção e principalmente os adeptos desejam, o quem sofre as consequências é o elo mais fraco que neste caso é o treinador. Pois é muito mais fácil despedir um treinador do que despedir 20 jogadores.
Vou aqui relatar a minha experiência vivida como jogador ao longo da minha carreira, deste fenómeno que se chama de "chicotada psicológica".
Já tive várias destas experiências, mas vou-vos falar da mais recente que aconteceu na época que acabou de terminar.
Começamos a época sob o comando do mister Luís Miguel, um homem que me merece o maior respeito (apesar de não concordar com algumas das opções que tomou ao longo do tempo que me treinou), e nós até começamos bem a pré-época e a época: ficamos em 2º lugar no torneio da Feira, vencemos o Lourosa (um dérbi sempre muito quente) e depois mergulhamos numa onda de derrotas que durou até ao dia 5 de Novembro, dia da derrota por 3-1 em Fiães que ditou o afastamento de Luís Miguel.
Uma mudança de treinador tem 50% de hipóteses de resultar e também pode só resultar para alguns jogadores que naquelas semanas a seguir à mudança de treinador querem mostrar que podem jogar, mas mal o treinador toma as suas opções voltam ao que eram, ou seja, não trabalham e depois dizem que o treinador é injusto (algo que eu disse muitas vezes com o Luís Miguel, mas porque eu sabia que trabalhava muito mais do que os outros). E devo dizer que para mim, como jogador, esta mudança foi muito benéfica. Pedro Martins é um treinador que sabe como tratar os jogadores, como cativá-los e, falo por mim, eu seria capaz de dar a vida por aquele treinador, pois ele defendia-nos até à morte; com ele nós éramos os maiores, podíamos sair daquela situação difícil que nos encontrávamos. E apesar de não ser convocado há dois jogos, Pedro Martins convocou-me para o primeiro jogo dele e que melhor resposta podia dar à confiança que me deu do que ser decisivo na vitória sobre o Portossantense?! Pedro Martins colocou-me a jogar de uma forma como eu só tinha jogado quando estava no Covilhã: um jogador confiante, atrevido e, acima de tudo, sem medo de errar, pois tinha um treinador que acreditava incondicionalmente em mim. A partir daquele dia, senti que com aquele treinador poderíamos ir longe, mas como éramos uma equipa muito jovem, as nossas exibições alternavam as muito boas (com o infesta, esmoriz, marco) com as horríveis (com o machico, camacha, união da madeira). E foi por causa desta irregularidades nas exibições (aliadas a outros factores que falarei depois mais detalhadamente como os ordenados em atraso, os insultos do presidente, etc) que após o jogo com o Fiães (que coincidência!!), Pedro Martins demitiu-se.
Para o seu lugar, a direcção escolheu um treinador de nome José Carlos Afonso que como homem não tive tempo de o conhecer, mas como treinador parou no tempo. o que quero dizer com isto é que não sabia motivar a equipa, os treinos eram muito monótonos e a equipa cansou-se muito cedo, ou seja, a 5 semanas do fim do campeonato, nós rezávamos para que chegasse depressa o dia 6 de Maio (último jogo). Foi um completo erro da direcção ter contratado um trinador para fazer os últimos 6 jogos quando tinha na equipa técnica um treinador tanto ou mais capaz para desempenhar essa função que era o caso do Luís Pinto, que por acaso (será?!) é o treinador do União de Lamas para a próxima época.
Espero que vos tenha esclarecido.
Qualquer dúvida, é favor de a mandarem!!
Um abraço.

Plantel Ideal (Artur Pedrosa (meu pai))

GR: Yashin, Damas, Cech
DC: R.Carvalho, Terry, Beckenbauer, Fachetti
DE: R.Carlos, Maldini
DD: Cafú, Carlos Alberto
MD: Vicente, Vieira, Gattuso
MO: Cubillas, Pelé, Platini
EX: C.Ronaldo, Garrincha, Stoichkov, Cruyff
AV: Eusébio, Van Basten, Rooney

O sabor amargo de um sonho concretizado

A pedido do administrador deste blog (FMBP) vou aqui relatar a minha experiência no plantel de futebol sénior do Sporting Clube de Espinho (SCE).
Não há dúvida que o pensamento de qualquer jovem futebolista, quando está a jogar nos escalões de formação de um determinado clube, ambiciona um dia fazer parte do plantel sénior desse mesmos clube. Eu não era excepção.
Foi a meio do época 2002/2003 (1º ano de júnior) e quando me encontrava a representar a equipa B dos júniores do SCE que o meu sonho se iria concretizar. Recebo um telefonema a meio da tarde, informando-me que no dia seguinte iria treinar com o plantel sénior do SCE. A minha primeira reacção foi de euforia total, mas logo de seguida caía em mim. Por essa altura já era conhecedor da realidade do SCE e sabia que tanto eu, como os restantes 4 júniores que iam treinar com o plantel sénior, iam com o propósito não de ser observados/testados, mas sim para completar o plantel do SCE para que estes tivessem a possibilidade de realizar aquilo a que na gíria conhecemos como "treino de conjunto".
No entanto, e apesar de saber a razão pela qual estava ali, foi um dia bastante importante para mim. Adorei pequenas coisas, que provavelmente passam ao lado da maior parte das pessoas e que muitos não irão compreender, mas quem já passou por lá sabe do que falo. Pequenas coisas como o facto de ter de levar para o treino apenas as chuteiras e caneleiras; o entrar num balneário com o dobro do tamanho a que estava habituado e ter atletas de várias idades; o facto de os jogadores mais velhos tentarem por-me a vontade, como se do plantel eu fizesse parte; o ouvir elogios de jogadores como Miguel Vaz que na altura eu admirava imenso.
Apesar de lá no fundo estar triste (com aquele saborzinho amargo) porque sabia que tudo não passava de uma ilusão, o estar ali foi, o viver aquela experiência foi importantissimo para mim.
Para a história fica o facto de ter feito parte do mesmo plantel ( ainda que por 1 dia) que jogadores que eu admirava na altura ou que já tinha admirado, casos de Bolinhas, Miguel Vaz ou Artur Jorge. Fica também a possibilidade que tive de pela primeira e última vez ter feito parte do mesmo plantel que o meu irmão Kaká (que por coincidência foi o meu adversário directo no referido "treino de conjunto"), jogador que também admiro imenso.
Peço desculpas pelo tamanho do artigo, mas não há nada do que tenha dito que poderia retirar para o tornar mais breve.

Video-Box

Videos do reforço do SLB Oscar Cardozo no jogo contra os EUA



2 de julho de 2007

Box dos conceitos

Este espaço vai ser dedicado á apresentação de alguns conceitos que por vezes se ouvem na televisao ou radio atraves da voz dos nossos maravilhosos (mais ou menos) comentadores!
Hoje começo com um metodo de jogo defensivo que me encanta! O que se puder vou implementar no modelo de jogo da minha equipa! Metodo de jogo defensivo DEFESA Á ZONA PRESSIONANTE!

A defesa zona pressionante é caracterizados pelos seguintes aspectos

– Marcação rigorosa e agressiva ao portador da bola onde quer que se encontre.

– Cada jogador evolui na sua zona de marcação, mas deverá deslocar-se para outras zonas concentrando-se nos espaços de jogo próximos da bola, executando aí acções de cobertura e marcando agressivamente espaços e jogadores adversários que possam dar continuidade ao processo ofensivo adversário.

– Grande concentração de defesas em torno da bola e, consequentemente, fraca vigilância sobre os espaços e os atacantes posicionados longe da bola.

– Toda a organização defensiva se desloca de forma homogénea e concentrada em função do deslocamento da bola.

De outra forma, diríamos:

– Imediatamente após a perda da bola, um defensor (o que estiver mais perto) “ataca” o portador da bola (entra em contenção) com a intenção de recuperar a posse da bola ou impedir a progressão do processo ofensivo adversário.

– Os defensores das zonas próximas deslocam-se rapidamente para trás do defesa em contenção para lhe darem cobertura.

– Os jogadores das zonas mais distantes deslocam-se em direcção ao centro do jogo.

– A maior parte dos jogadores da equipa participa neste processo, deslocando-se de forma homogénea e compacta em função dos deslocamentos da bola.

Desta forma, haverá sempre uma grande concentração de defesas entre a linha da bola e a baliza que se defende, o que obrigará, muito provavelmente, os sucessivos portadores da bola a terem que jogar para trás ou para o lado ou a perderem a posse.

• Aspectos favoráveis:

– Diminui o espaço de jogo ao ataque adversário, criando condições mais favoráveis para a recuperação da bola longe da própria baliza.

– Permite a criação de superioridade numérica defensiva nas sucessivas situações de jogo.

– As falhas individuais podem ser prontamente corrigidas

pelos companheiros devido à contínua existência de acções de cobertura defensiva.

– Diminui a iniciativa aos jogadores adversários devido à grande concentração de defesas no centro do jogo.

– Dá possibilidade à defesa de poder jogar em bloco homogéneo e compacto.

– Dificulta aos atacantes a criação de espaços livres sobretudo nas zonas à volta da bola e nas zonas vitais do terreno de jogo.

– Permite o estabelecimento de acções de cobertura permanente aos companheiros em contenção.

– Permite o corte de grande parte das linhas de progressão em direcção à baliza, obrigando os adversários a jogar para o lado ou para trás.

– Confere grande iniciativa e criatividade aos jogadores em processo defensivo.

• Aspectos desfavoráveis:

– Podem surgir algumas dificuldades em estabilizar a organização defensiva se a equipa adversária fizer circular a bola rapidamente de um para outro corredor do jogo.

– Requer “leituras” rápidas e sistemáticas das situações de jogo – isto é, requer uma boa cultura táctica por parte de todos os jogadores.

– Requer a execução constante de acções de compensação/ permutação, podendo, em certas situações, não haver o tempo necessário para as fazer.

– Devido ao recuo defensivo ser efectuado em função da progressão da bola, podem criar-se grandes espaços entre o último defesa e o guarda-redes que podem ser convenientemente explorados pelos atacantes através de acções de penetração.

– Podem surgir dificuldades acrescidas em fazer-se uma rápida transição da defesa para o ataque logo após a recuperação da bola, devido à grande concentração de jogadores em torno da bola.

Equipas que utilizam este Metodo Defensivo: Chelsea, FCP (tempos do Mourinho), Portugal...

não consegui encontrar nenhum video para apoiar esta apresentaçao...mal encontre vou postar!
Qualquer duvida, erro ou alteração que queiram fazer bastga comentar! Abraço

Plantel de Sonho (Kaka)

GR: preud´homme, baía e buffon
DD: cafú, zambrotta
DE: r.carlos, maldini
DC: baresi, f. couto, f. de boer
MD: makelele, pirlo
MID: iniesta, deco
MIE: xavi, van bommel
ED: garrincha, figo
EE: chalana, paulo futre
PL: van basten, klose
espero que esteja do vosso agrado. um abraço. kaká

Equipamentos FCP 2007/2008

Aí estao elas...camisolas SLB 2007/2008

Noticias

FCP - Pepe admite deixar dragões, Atletico de Madrid no Porto para negociar Quaresma
SCP - Vuckevic chega amanha,Soares Franco admite novo avançado
SLB - Anderson pede novamente para sair, Karagounis de saída, Equipamentos apresentados hoje, novo médio estará nas cogitaçoes
Outros - Zé Carlos finalmente vai renovar
Internacional - Chelsea admite vender Robben, Torres pede contrato NBA, Luis Garcia já está no Atletico, "croata" Da Silva "substitui" Henry no Arsenal

Primeiro Video - Maradona

Plantel de Sonho (Fernando Pereira)

GR: Buffon, Casillas, Cech
DD: Dani Alves, Zanneti
DC: Nesta, Maldini, Terry, Carvalho
DE: Zambrotta, Roberto Carlos
MD:Pirlo, Makelele
MC:Deco, Essien,Lampard
MO:Figo, C.Ronaldo, Ronaldinho, Messi, Zidane(teve de ser), Kaka
AV: Henry, Drogba, van Nistelrooy

Plantel de Sonho (Francisco Pereira (meu pai))

GR:Yashin, Cech
DD:Cafu, Dani Alves
DC:Baresi, Desailly, Nesta, Maldini
DE:Fachetti, R.Carlos
MD:Beckenbauer, Makelele
MO:Maradona, Pelé, Cruyff, Zidane, Ronaldinho
EXT:Messi, Garrincha, Cristiano Ronaldo
AV: van Basten, Crespo

Nota: ele pediu para não fazer só de jogadores actuais...as restantes equipas sao so de jogadores ainda em actividade (com uma pequena excepcao)

Plantel de Sonho (Luis Pinho)

GR:Buffon, Cech, Hilario
DD:Daniel Alves, Maicon
DC:Cannavaro, Pepe, Terry, Carvalho
DE:Cole, Zambrotta
MC:Lampard,Gattuso, Gerrard, Essien,
MO:Káká, Messi, Ronaldinho, Cristiano Ronaldo
AV: Villa, Van Nistelrooy, Etoo, Drogba

Plantel de Sonho (João Bismarck)

GR: Cech, Buffon, Casillas
DD:Zanetti, Bosingwa
DC:Essien, Cannavaro,Terry,Carvalho
DE:Zambrotta, Riise
MC:Gattuso, Pirlo. Lampard, Anderson,Gerrard
MD:Robben, Cristiano Ronaldo
ME:Vicente, Messi
AV:Etoo, Drogba, Van Nistelrooy, Henry

Primeiro Passo

A primeira iniciativa deste blog é a apresentacao e discussao dos planteis de sonho de cada um dos meus proximos...uma especie de FM sem batota...o artur acabou de postar o dele!dentro de momentos vou colocar omeu e o do dos meus colegas!

Bem Vindos

E aqui está...tal como prometido aos meus proximos tenho o meu blog cujo o tema é aquele jogo onde tem 22 malucos 2 balizas e uma bola...é isso mesmo...aquele desporto que tem 3 jornais desportivos diarios em que 80% das paginas sao sobre ele...aquele desporto com o qual as donas de casa normalmente desesperam...aquele desporto pelo qual eu admito que tenho uma paixao assolapada!!!
Decidi criar este blog para mais facilmente poder partilhar as minhas opinioes, ideias e tambem poder discuti-las com todos os interessados! Aqui vou apresentar Unidades de treino, ideias minhas, excertos de livros, ideias de toda a gente em meu redor e muita da minha pouquissima experiencia como treinador (a qual quero vir a aumentar e partilhar)
este blog vai ter noticias, boatos, discussao de planteis, clubismo, anticlubismo, etc...
Espero que seja bom para todos nos divertirmos! Abracos FMBP

Plantel de Sonho (Artur Pedrosa)

GR: Buffon, Cech, Casillas
Laterais: Daniel Alves, Lahm, Zambrotta, Heinze
Centrais: Ricardo Carvalho, Terry, Rio Ferdinand, Pepe
Médios: Vieira, Pirlo, Gerrard, Lampard, Deco, Kaká
Extremos: Robben, Schweinsteiger, Cristiano Ronaldo, Messi
Avançados: Drogba, Van Nistelroy, Rooney

Google-search box

Google