23 de junho de 2008

O meu futebol

O FUTURO DA SELECÇÃO NACIONAL

Com a ajuda da nossa amiga Wikipedia ( auxiliada da minha preguiça de ir ao diccionario) chego á seguinte "definição" : O futuro é o intervalo de tempo que se inicia após o presente e não tem um fim definido. Referente a algo que irá acontecer.

Bem...vamos fazer uma pequena visita ao passado para eu conseguir justificar o futuro (ou a falta dele)!
Scolari assinou pela FPF em 2003 após o total e fracasso que foi o Mundial de 2002 na Coreia...foi contratado pela federação pelo seu curriculo recente (campeão do Mundo) e por ter fama de lider e disciplinador (depois do que se passou na Coreia até se justificava).

Desde então começou a ser criado o "Geração Scolari" em que importava era o bem estar e o cumprir de certas e determinadas directrizes/regras e a procura da vitória no torneio que se segue...para conseguir o Sucesso deste grupo Scolari muitas vezes não se importava com a situação de determinados jogadores nos clubes (se eram titulares ou não, se tinham tido problemas ou não...) o que interessava era o sucesso e o bem estar do grupo da selecção nacional, mesmo que isso implicasse que algum jovem talentoso mais irreverente tivesse que ficar a ver os jogos pela televisão!

Aposta pontual nos jovens que iam despontando e a muito custo (lembro-me que haviam duvidas quanto á chamada de alguns jovens para o Euro),rarissimas as chamadas de um Sub-21 para substituir uma lesão dos AA, pouca vontade de reestrurar o futebol português...e é este o ponto onde queria chegar...Algum de vocês já reparou nos ultimos resultados das selecções jovens? Alguem já reparou que o unico jogador que brilha daquela selecção que esteve no Mundial de sub-20 é o Pelé que teve de sair de Portugal...Já repararam nos quadros competitivos e organização dos mesmos nos campeonatos de futebol de formação em Portugal?E já viram a enorme quantidade de estrangeiros que têm "assaltado" os nossos campeonatos nos escalões jovens?Muita coisa tem de mudar!

Claro que a culpa não é só de Scolari...Madaíl devia ter um papel muito mais activo e já que não sabe dar os passos no sentido da evolução e da melhoria do nosso futebol, devia procurar alguem que não pensasse apenas no resultado do jogo de amanha mas que pensasse no de amanhã e tambem no resultado daqui a 2, 4 , 10 anos...

O ultimo a pensar assim foi Queiroz, que procurou e conseguiu de um certo modo re-estruturar o futebol, foi a partir daquela geração que se iniciou a debandada de jogadores para campeonatos mais competitivos e financeiramente mais "apetitosos" e que proporciona a evolução desses!
Mas independentemente de quem seja o futuro "mister" da selecção...o que irá fazer?que materia prima irá ter?já alguem comparou (claro que existem mais jogadores nos outros paises...) os jogadores não convocados de algumas selecções e da nossa?
Olhando para as selecções jovens e a queda "resultadista" das mesmas...o futuro não deve serão proveitoso como foi no passado, no que a passagem sub-21/20 para AA diz respeito.

Se virmos o panorama actual e se fossemos contratados para seleccionador reparavamos que a nossa equipa continua manca , não temos esquerdinos a jogar nas laterais e não sei quem é o lateral esquerdo suplente do Antunes nos Sub-21 (se for o Tiago Gomes...nunca o vi jogar e ele foi suplente do Estrela da Amadora em 2006/2007 e este ano participou no campeonato Polaco), não vejo por aí guarda-redes que me deêm garantias de sucesso num futuro proximo (Ricardo Baptista suplente do Fulham e Rui Patricio ainda inseguro no que ao seu estatuto de indiscutivel no Sporting), continuamos sem avançado de area de referencia (concordo com o Eusébio), não encontro um jogador (tambem é dificil) que se assemelhe a Deco e que saiba segurar, fintar, temporizar, passar com aquela categoria (penso que inclusive irá obrigar a alterar a dinamica/estrutura do nosso meio campo)...mas o que fazer?esperar que as academias os criem ou criar condiçoes para que as academias em vez de produzir um talento produzam 5 por ano?Que papel deve ter o seleccionador como impulsionador de situaçoes que favoreçam o futebol portugues?

Apesar de tambem não ter vencido nenhuma grande competição a nivel senior, a Geração de Ouro de Queiroz criou algo que tambem faz falta a qualquer selecção do mundo...e a nossa empobreceu desde 2004 nesse aspecto...um lider em campo/no banco/no hotel/; e no passado recente essas referencias e lideres não faltavam , tinhamos Rui Costa, Paulo Sousa, Fernando Couto, Jorge Costa, João Pinto e fundamentalmente Figo...Não vejo ninguem da actual selecção com força, ou melhor, com vontade para que as tropas lutem com uma atitude guerreira e que consigam passar esse espirito e esse respeito para os restantes! Deve o futuro seleccionador adiantar passos na maturidade de um jogador?já repararam qual o estatuto de Ronaldo na hierarquia do United e já repararam no "estatuto" dele na selecção? não é só por isso que o rendimento dele é inferior...mas se virem a atitude dele nos jogos de 2004/2006 e de 2008 veem que algo mudou...e muito!Basta compararem com Torres e o seu estatuto naEspanha que nunca foi alterado mesmo com o seu sucesso (entre outros casos)! Nós em Portugal temos a mania das pressas e não pode acontecer!O que eu quero dizer com isto...não podemos viver do passado mas tambem não devemos querer antecipar o futuro..."O caminho faz-se caminhando"

Lendo o meu texto parece que o futuro é negro...mas está longe de o ser...apenas podia ser muito melhor e poderia estar garantido e a culpa é de quem coordena a estrutura do futebol portugues e das grandes influencias que o movem!
Temos jogadores do mais alto gabarito...mas tal como o petroleo, se falhar temos de usar as energias alternativas que parecem energias com poucas provas dadas e com poucas garantias de sucesso!
gostava de saber o que vai fazer o futuro seleccionador...o que vai pedir...o que vai mudar....mas é certo que ele vai ter de procurar mais do que apenas ganhar o Mundial 2010...


PS: Eu gostaria de Carlos Queiroz
PS2: Brevemente irei postar sobre os semi-finalistas do Euro 2008
PS3: Arshavin e Russia de Hiddink
PS4 : Uma frase de um grande treinador da NBA, Pat Riley, e que acenta que nem uma luva a Portugal :"You have no choices about how you lose, but you do have a choice about how you come back and prepare to win again."
PS5: agora eu e o káká vamos passar a escrever tambem noutro blog http://footfever.blogspot.com
Visitem!

Deixem a vossa opiniao!

Espero que tenham gostado
Um abraço
FMBP

Google-search box

Google