24 de setembro de 2007

É a diferença


Embora este não seja um texto propriamente dirigido ao desporto, diz respeito ao futebol enquanto uma modalidade institucionalizada.
Já lá vão dois anos que acompanho regularmente o Sp. Espinho devido às minhas funções e como é normal já visitei inúmeros estádios ou complexos desportivos devido a isso. E há uma coisa que me deixa revoltado. Quando me desloco com os meus colegas aos jogos, não nos é estendida nenhuma passadeira vermelha, mas somos sempre bem recebidos, não havendo nunca problemas. Com alguns dias de antecedência envio um fax ao clube da casa a solicitar a minha entrada. Quando chego lá, mostro o fax e ouço sempre um “Bem-vindo, qualquer coisa é só pedir”. Desloco-me as cabines de imprensa e de pronto me facultam as constituições das equipas, uma garrafita de água e trocamos algumas informações. E o grande problema é este. Quando vou ao velhinho Comendador, primeiro tenho de andar quase à porrada com os porteiros devido às credenciais e em segundo, após a luta para entrar, desloco-me aos (pseudo) camarotes da imprensa e grito: “Ó Arlindo, manda aí a folha”. E recebo sempre a brilhante resposta: “Anda cá cima páh!!”.
Não conto isto por ter medo de subir aquelas escadas podres e íngremes que dão acesso à parte de cima para ir buscar a constituição das equipas, conto isto para os leitores poderem tirar as devidas ilações. É que parecendo que não, os pormenores fazem (e muito) a diferença.

Aquele abraço,
Makelele

Muro de Pedras foi derrubado


Taça de Portugal
Sp. Espinho 2
Pedras Rubras 0

Jogo: No Estádio do Comendador Manuel de Oliveira Violas
Árbitro: Rogério Ribeiro (A. F. Sanatrém)
Sp. Espinho: Rui Pedro; Bruno Lucas, Hélder Vasco, Pedro Dimas e Marco Abreu: Valença, Fábio “Espinho”, Pedro Mendes (Joares 73’) e Nuno Silva; Flávio Casal (Nuno Coelho 73’) e Milton (Rui Gomes 84’).
Treinador: Amândio Barreiras
Disciplina: cartão amarelo a Pedro Mendes
Pedras Rubras: Carlos; Magalhães, Pereira, Marco Aurélio e João (Tozé 76’); Sene, Amílcar, Rui Ramos (Pedro Areias 83’) e Márcio; Luís Miguel (Marco André 76’) e Ricardo.
Treinador: José Paulo
Disciplina: nada a registar
Marcadores: 1-0 Nuno Silva (45+2 g. p.) e 2-0 Milton (90+6’)

Espinhenses seguem em frente na festa da Taça. Num desafio pouco emocionante, o Pedras Rubras mostrou-se um opositor à altura, mas não na frente de ataque. Durante todo o desafio fechou-se em copas na sua defensiva e obrigou os tigres a trabalho redobrado para tentar chegar ao golo. Em toda a primeira parte os da casa dominaram a seu belo prazer mas demonstraram-se algo inoperantes na hora h.
Com a chegada do tempo complementar e com os seus adversários já muito prestes de estourarem – leia-se com as forças esgotadas -, Amândio Barreiras lançou Nuno Coelho e Joares em campo. Resultado? Escassos minutos depois das alterações, os alvi-negros chegaram à vantagem e aos dois a zero. Com o cronómetro a correr a passos largos para o fim, os pupilos de José Paulo jamais tiveram forças para lutar contra a corrente.
Para a semana, o Sp. Espinho já joga no horário de Inverno (15.00h) e recebe em casa o Infesta.

Aquele abraço,
Makelele

Google-search box

Google