3 de dezembro de 2007

SPORTING- MOMENTOS DE REFLEXÃO

E as palavras começam a escassear para descrever aquilo que se passa para os lados de Alvalade…é mau demais! No ultimo artigo referi-me ao factor azar como tendo grande influência nos últimos jogos do Sporting, não é que a sorte tenha mudado mas já começa a ser um um abuso recorrer unicamente a este argumento. A sorte também se procura!
Paulo Bento na véspera lançou o repto que era proibido errar e depois vê-se “falhanços” do tamanho do mundo…..erros meramente individuais e não de sistemas ou de modelos de jogo.! Mas de quem é a culpa? Dos Jogadores que erram? De Paulo Bento? É de todos! Mas claro, Paulo Bento é o líder e por mais que custe é ele que tem mais responsabilidades. Os erros até têm sido individuais, mas porque erram? Falta de concentração? Falta de motivação? Não sei, mas o treinador tem sempre a maior quota de responsabilidade! È ele que tem de motivar os jogadores, é ele que tem de elaborar estratégias para manter a equipa concentrada, é ele que tem de dominar todos os aspectos do jogo (técnicos, tácticos, físicos e psicológicos).Tantos penaltys falhados!? A culpa é do jogador? Também é, mas do treinador ainda mais! Mas atenção quando falo do treinador falo de toda a equipa técnica.




O tiulo agora não passa de uma miragem…só quase por milagre! Em condições normais já disse adeus….mas futebol é futebol.
Neste momento, a única hipótese que o Sporting têm em salvar a presente época é fazer um brilharete na taça UEFA, para além claro de vencer pelo menos uma das taças nacionais.
Apesar do que escrevi anteriormente não acuso directamente e unicamente Paulo Bento pelo fracasso, mas o Sporting está a pagar bem caro alguns riscos que correu no planeamento da época. Plantel curto e apostar na “cantera” até podia ser ideia genial, mas a lesão de Derlei e Pedro Silva juntado-se à falta de afirmação de jogadores como Djaló e Pereirinha deitou tudo por “terra”.
Dezembro até poderá trazer algo de novo, mas chegar ao título é quase inatingível. 12 pontos para este Porto é muita fruta! Começar a pensar seriamente na próxima época talvez fosse boa estratégia..!

Saudações desportivas

M&C

O CAMPEONATO!!

Aqui estou eu de volta a este blog!!
Para começar esta nova etapa do blog, vou falar-vos do dérbi do passado sábado, onde esteve em evidência a maior cultura táctica do F. C. Porto contra a vontade e a falta de soluções do S. L. Benfica.
O lance do golo do Porto acontece por causa de uma falha de posicionamento da equipa benfiquista; quem percebe minimamente de futebol viu o "buraco" que existiu na defesa do Benfica no lance do golo. Porque isso aconteceu, estarão vocês a perguntar!! Por uma simples razão: a bola saiu a jogar pelo lado esquerdo, ou seja, a bola foi jogado pelo Léo ( defesa esquerdo), que ao passar a bola para o meio onde estava o Katsouranis (já não me recordo quem perdeu a bola), avançou para dar uma linha de passe adiantada; mais um erro, pois o seu colega de equipa estava pressionado e não tinha as condições ideais para receber a bola e fazer um bom passe; ao perder a bola, a equipa do Benfica não basculou para a zona que estava descoberta na defesa (por causa da subida de Léo), e o que isso foi provocar?! Quaresma recebeu a bola à vontade, David Luiz foi obrigado a fechar rapidamente, Luisão não o acompanhou, ou seja, não lhe fez a cobertura defensiva, o que permitiu a Quaresma driblar David Luiz com tamanha facilidade, que o único obstáculo que teve pela frente foi o desamparado Quim.
Um pequeno erro de posicionamento que valeu uma vitória a o Porto.
Mas a vitória do Porto aconteceu por mais um factor: uma pressão alta, logo na primeira zona de construção do Benfica (algo que o Benfica não estava à espera), o que levou a inúmeras perdas de bola e a equipa do Benfica a não conseguir sair para o ataque, pois o Porto ganhava constantemente as segundas bolas.
Já na 2ª parte, o Benfica apareceu mais rápido nas suas movimentações, mas não criou perigo de maior, pois a equipa portista estava muito bem colocada em campo, não dando espaço entre linhas e o lance de maior perigo do Benfica aconteceu por causa de um erro individual de Bruno Alves que , talvez por excesso de confiança, facilitou e Nuno Gomes quase empatava.
Destaque para as exibições de Paulo Assunção, Lucho, Fucile e Lisandro; isto para não falar de Quaresma!!
Do lado benfiquista destaque para David Luiz, Luís Filipe e Quim.

É evidente que o campeonato está longe de estar decidido, mas um fosso de 7 pontos para o 2º classificado e de 12 para o 3º, já é uma distância considerável.

O Sporting continua o seu calvário, perdendo pontos atrás de pontos por causa de erros individuais dos seus jogadores, pois que culpa tem um treinador de um jogador falhar um penalti?! ou que o guarda-redes dê um frango?! Mas, como sabemos, o elo mais fraco é aquele que paga e é muito mais fácil despedir um treinador do que dois ou três jogadores!!!

Quanto ao União de Lamas, está há quatro jogos consecutivos sem perder e alcançou esta semana o 3º lugar.
Este fim de semana, em mais um dérbi concelhio frente ao S. J. Ver, imperou a maior união e esforço do União de Lamas, frente a uma boa equipa, com boa posse de bola, mas com pouca objectividade.

Por hoje é só.

Um abraço.

Kaká

Google-search box

Google