25 de agosto de 2007

F.C.P Vs Sporting Clube de Portugal


Saudações Leoninas estimados leitores.


Pois bem, esta semana vou limitar-me a transmitir algumas ideias relativamente ao grande clássico de amanha.

Do meu ponto de vista Jesualdo não aprendeu com o erro da Supertaça e continua com um discurso de agressividade e suposta superioridade relativamente ao adversário, é uma postura que habitualmente traz dissabores, pois transmite ansiedade para o seu próprio plantel. Esta nunca foi a forma de estar de Jesualdo no futebol, uma mudança estranha numa postura muito à Mourinho, mas special One só há um.

Relativamente ao mais importante que são os 22 jogadores, será concerteza um jogo muito equilibrado, em que Paulo Bento terá certamente alertado para a necessidade de refrear uma entrada em jogo do F.C.P a todo a velocidade e ir pautando mais lentamente a partida.

Fica a incógnita se Jesualdo vai novamente alterar a estrutura da sua equipa de forma a exercer maior marcação sobre Veloso, ou se desta vez irá usar o esquema táctico habitual.Referindo Miguel Veloso, muito deste jogo pode decidir-se pela influência deste jogador nas movimentações quer ofensivas, quer defensivas do S.C.P, dai a dor de cabeça de Jesualdo.

Quaresma será indubitávelmente a figura em destaque no Porto, merecendo atenção especial de Abel quando jogar a extremo esquerdo, ou de Ronny e Polga ( Ronny não aguenta com ele sozinho) quando mudar de flanco, a entrada de Lucho também será decisiva na dinâmica ofensiva do F.C.P e no aproveitamento de 2ªs bolas junto à área do S.C.P

E a médio-ofensivo esquerdo no S.C.P quem jogará? Eu aposto no Russo izmailov...Desde logo por ser um jogador mais raçudo e sem problemas em defender e pelo jogo psicológico com o seu pontapé canhão.


Finalizando, espero que Pedro Proença não cai no erro de cobrir um erro com outro erro, e claro está, que me refiro ao penálti por assinalar a favor do F.C.P na Supertaça.
Que seja uma arbitragem equilibrada, com o menor número de erros possiveis.

Não faço prognósticos, pois não passaria de um acto de adivinhação! Espero sim que ganhe o melhor, e que o melhor,se possivel, seja o Sporting Clube de Portugal!


P.S : Uma nota para a contratação do prodigio nigeriano Rabiu Ibrahim, que se vêm juntar a Luis Paez na equipa de Juniores do S.C.P demonstrando todo o prestigio internacional que o clube já possui como formador e apostador de jovens talentos!



Esforço, Dedicação. Devoção e Glória, eis o Sporting Clube de Portugal!!!

24 de agosto de 2007

Jogando à bola

O primeiro jogo da época!!

O primeiro jogo oficial é um jogo de resultado imprevisível!! Porquê? perguntam vocês. Eu explico a minha opinião:

  1. - o treinador não sabe como a equipa vai reagir a um primeiro jogo "a doer";
  2. - o treinador não sabe se a equipa assimilou os princípios de jogo treinados;
  3. - o treinador desconhece o grau de ansiedade dos seus jogadores;
  4. - o treinador não conhece a equipa adversária suficientemente bem para poder analisá-la devidamente;

Mas agora falando dos jogadores, que são a parte mais importante do jogo de Futebol:
  1. - cada jogador tem um grau de ansiedade diferente do seu colega;
  2. - cada jogador reage de maneira diferente à ansiedade;
  3. - cada jogador tem uma maneira de estar e de ser diferente;
  4. - um jogador não sabe como o seu colega vai reagir a um ambiente de pressão;
  5. - cada jogador lida com a pressão do primeiro jogo de maneira totalmente diferente:
  • uns podem-se estar a rir;
  • outros podem estar a bocejar;
  • outros podem ainda não conseguir dormir na noite anterior;
  • e, por fim, há aqueles a quem a pressão não influencia de maneira nenhuma.

Para finalizar, desejar a todos aqueles que gostam de Futebol que tenham fair-play, mas que acima de tudo, respeitem a opção clubística e a opinião de cada um.

Vejam Futebol e não apenas a vossa equipa.

Um abraço e até para a semana.

Kaká

23 de agosto de 2007

O meu futebol

Minuto 4 do jogo Benfica - Copenhaga...Luis Filpe tem a bola na direita falha o passe...que assobiadela monumental que se ouve no estádio da Luz...Minuto 80 Luis Filipe pode receber a bola em condições de jogar mas o que faz???deixa a bola sair para fazer um lançamentode linha lateral...é mais seguro e a assobiadela é menos ruidosa!!!



Derlei é recebido no estádio de Alvalade como se tivesse sido contratado pelo sporting após aquelas maravilhosas epocas no FCP...e que faz Derlei??Marca um golo e mostra aquela atitude que tão bem conhecemos!!!

Será por esta diferença de atitude que certos clubes têm mais tendencia para conseguir lançar bons jogadores jovens???ou vocês acham que será facil lançar um puto ainda junior ou ex-junior num estádio onde os assobios são usados em vez de um aplauso e de um grito de incentivo???

Vamos imaginar o seguinte : Um clube tem um talento nas camadas jovens pronto a explodir, obviamente nunca é O TAL JOGADOR que pode mudar o jogo (mas pode vir a ser no futuro), o jogo está desfavoravel para a equipa desse jogador, e como de costume o assobio e o insulto são o pão nosso daquele momento do jogo!!!Acham que aquele miudo se entrar e perder uma bola, não vai ficar cheio de medo de ouvir aqueles adeptos e que por isso nunca vai ser capaz de mostrar as suas capacidades!!! Não acham que se por exemplo Dabao do SLB, ou o Rui Pedro do FCP entrarem num jogo e falharem o golo da vitória num lance, e depois voltarem a ter um mau momento num outro jogo qualquer vão ter a tranquilidade para mostrarem o que realmente sabem????

Não referi o SCP porque quer os adeptos quer os dirigentes e treinadores não tem pressa em mostrar talento...(quando digo o SCP posso falar de outros clubes), e o jovem sabe que o clube vai tentar fazer o melhor para ele para quando ele chegar á equipa principal ser para jogar com todas as condições favoraveis á sua evolução...vejamos o caso Miguel Veloso (emprestado ao despromovido Casa Pia, não convocado, lateral esquerdo, central e agora um dos melhores médios defensivos da nova geração), o Djaló que apesar de falhar tem o aval dos adeptos e sente-se capaz de mostrar talento, agora Adrien Silva, entre outros que irão aparecer nos próximos anos...

Scolari já se queixou da falta de novos jogadores...e tem razão...o SLB lançou Manuel Fernandes, o FCP lançou alguns que até agora ainda não estão a nivel suficiente para serem destaque na equipa principal (apesar do titulo de juniores)...O SCP vai lançando, os restantes clubes tambem vão tentando...

Será necessário criar uma lei como a da Premier League (claro que com as devidas adaptações para a nossa realidade futebolisitica e financeira)?

Será necessário fazer lavagem ás mentalidades e deixarem as pessoas primeiro mostrar se sabem ou não sabem antes de atirar as pedras...eu ainda não comecei a minha epoca como treinador principal e já dizem que não é possivel um puto ser treinador de uma equipa de futebol...a mim não em afecta minimamente pois confio plenamente nas minhas capacidades...e se não posso errar enquanto jovem para ir evoluindo...quando vou poder errar???

Vamos ter calma e vamos da oportunidades...

Todos temos emoções e sentimentos...e por vezes não percebemos que os jogadores e treinadores tambem os tem...
E que NUNCA ninguem tenha duvidas que nós (falo em mim e na minha equipa) queremos sempre ganhar muito mais do que voçês querem ganhar!!

Deixo aqui a letra de uma musica que muitos dos adeptos de futebol veneram...eu sigo esta maxima....


"When you walk through a storm
Hold your head up high
And don't be afraid of the dark
At the end of the storm
Is a golden sky
And the sweet silver song of a lark Walk on through the wind
Walk on through the rain
Tho' your dreams be tossed and blown
Walk on, walk on
With hope in your heart
And you'll never walk alone
You'll never walk alone"






Um abraço FMBP
PS: comentem...pois a critica vai-nos ajudar a crescer e motivam-nos para fazer um trabalho melhor!!!

Mais que um jogo

ESTRUTURAS, uma breve consideração


No seguimento do artigo "postado" pelo Fernando sobre a Estrutura 1-4-4-2 Losango ,vou por ser ,uma estrutura que gosto particularmente, falar-vos um pouco dela também.

A geometria da estrutura é a seguinte:
  • 1-4-4-2 --->1-2-3-2-1-2


As suas características geométricas permitem-nos definir:

  1. 7 linhas transversais
  2. 7 linhas longitudinais
  3. 2 linhas transversais entre os jogadores
  4. 2 linhas longitudinais entre os jogadores

Mas, mais importante que esta descrição puramente analítica, importa-nos discutir um ponto crucial de que depende o funcionamento desta estrutura(e de todas), isto é, A DINÂMICA.
Duas equipas podem apresentar uma mesma estrutura mas terem tipos de jogo completamente diferentes, ou seja, o que é distintivo e identificador dos diferentes “futebóis” é a DINÂMICA que as equipas assumem e não a estrutura que elas apresentam.

A estrutura que estamos a discutir, pela sua geometria, conduz a um maior preenchimento do corredor central , ao contrário, por exemplo, da estrutura 1-4-3-3. No entanto, podemos verificar que existe um grande número de linhas entre os jogadores, o que favorece a posse e a circulação de bola.
Nesta estrutura a MOBILIDADE dos jogadores do meio campo e avançados é crucial, para que, haja uma constante ocupação dos espaços e dessa forma a circulação de bola seja ao mesmo tempo, segura e potenciadora de criar desiquilibrios na organização da equipa adversária.
Na movimentação ofensiva, surge o tal rombo como o Fernando falou,na verdadeira acepção do termo, pois, para além do médio de ataque aproximar-se dos avançados, entrando de trás ou desenhando linhas de passe verticais mais curtas, este movimento deve ser acompanhado da subida dos médios ala, procurando triangulações com o enganche ofensivo e, depois, recebida a bola no seu corredor respectivo, executar cruzamentos. Esta MOBILIDADE dos médios na ocupação dos corredores é crucial para a criação de desiquilibrios na organização adversária.
Na movimentação defensiva é crucial a equipa reequilibrar-se, juntando linhas para constituir um bloco coeso.
Em termos posicionais, julgo ser relevante falar do papel do jogador posicionado no vértice recuado, à frente da defesa (PIVOT DEFENSIVO).
Dou especial ênfase ao PIVOT DEFENSIVO, visto que, o seu papel é crucial nesta estrutura. Como podemos observar na figura, o seu posicionamento permite um grande número de linhas de passe, nessa medida, este jogador deverá possuir uma cultura de jogo muito grande, para que, funcione como um farol em toda a dinâmica da equipa,
definindo ritmos, dando e criando linhas de passe.
Em suma, a dinâmica desta estrutura depende muito da capacidade táctico-técnica deste jogador.

Como conclusão, temos que que entender que, mais importante que discutir uma estrutura, é crucial observar, conhecer e analisar as dinâmicas que lhe conferem identidade própria. Para uma correcta análise é crucial ter em conta as características dos jogadores, o modelo de jogo da equipa e seus princípios norteadores.

  • Deixo-vos um vídeo onde podem observar a estrutura de uma forma simples:


  • Deixo-vos aqui um outro vídeo onde podem ver verdadeiras dinâmicas a serem consubstanciadas:







22 de agosto de 2007

Mas quem é a Arménia?!?


É por estas e por outras que me recuso a ver estes jogos de treta. Ainda com muito caminho pela frente, a selecção de todos nós voltou a claudicar. E contra quem? contra a Arménia. E eu agora gostava de perguntar... Mas quem é a Arménia?!? Alguem tem uma explicação meramente plausivel para esta situação? Um pais que ocupa a 81 posição do ranking da UEFA, não pode, e definitivamente não é melhor que nós.
Estou à vontade para escrever porque nem sequer vi o desafio transmitido hoje em canal aberto porque já estava com uma ideia do que se ia passar. Por mais que o futebol esteja transformado, é impensavel Portugal ceder dois pontos a Arménia. Obviamente que não tenho nada contra os armenos, até porque eles geograficamente estão situados na Asia, mas não entendo como é que jogadores tão famosamente conhecidos como fnfsjnhfs fdshifdsijogdsjore4r, enjsfdjkfsd, dsfhufshjuf e ainda o hfahfsjbfru conseguem fazer frente e bater o pé a Ronaldos, Tiagos, Ricardos, Simãos... etc.
Não me doi na alma porque o futebol ainda não mexe a esse ponto comigo. Fico é magoado por uma Armenia (com o devido respeito por eles) virem cantar de galo e comerem-nos de cebolada.
Aquele abraço,
Makelele

Mundo de Estádios

Boas...hoje vou postar acerca de um dos estádios que mais admiro, não tanto pela beleza, mas pela fantastica e unica atmosfera que é capaz de criar devido á sua diferente arquitectura...Costumo dizer aos meus amigos que gostaria mesmo muito de ver ali um jogo...mas só nos camarotes pois os adeptos são demasiado loucos!!!



O estádio é o favorito do deus do futebol...o estádio sempre recebeu craques...o estádio é fabuloso...o Estádio é o Estadio Alberto J. Armando vulgarmente conhecido por La Bombonera!!!


Este estádio que tem a forma que se conhece -3 bancadas com das maiores inclinações no que a estádios diz respeito - devido ao facto de a camara municipal ter disponibilizado um terreno demasiado pequeno para construir um estádio grande...



As obras do estádio iniciaram-se a 30 de agosto de 1938 e o recinto foi inaugurado a 25 de Maio de 1940 num jogo em que o Boca vence o San Lorenzo por 2-1

O exterior do estádio tem frescos do pintor argentino Perez Celis que retratam a paixão dos adeptos pelo clube, bem como aspectos do dia a dia de localidade de Boca...



A capacidade do recinto é de 57.446 pessoas...contudo agora com a futura remodelação a capacidade vai ser reduzida para pouco mais de 38.000 pessoas...

O nome La Bombonera vem do facto de caberem mais de 50 mil pessoas num estádio em que as bancadas são praticamente construidas na vertical e o estádio ter um aspecto similar a uma caixa de bombons!!

Eu penso que para explicar este estádio não há nada melhor que imagens para confirmar as palavras!!!






20 de agosto de 2007

O (im)pensável aconteceu



Choque para uns, boa nova para outros. Após um ano a treinar a formação lisboeta, Fernando Santos foi dispensado. O treinador mais mal amado pelas hostes benfiquistas, não resistiu às pressões e foi praticamente obrigado a deixar o cargo. O que para todos os efeitos não deixa de ser curioso. Senão repare-se. Na época transacta, trouxe tudo menos alegrias aos adeptos. Não ganhou uma única competição e ainda por cima não garantiu um lugar de acesso directo às competições europeias. Contudo, resistiu às pressões e manteve o seu ar calmo, pacato e sereno. Como quem não quer a coisa, e protegido pela direcção do Benfica, foi convidado a continuar a fazer o seu trabalho. Entradas para ali, saídas para acolá e a confusão foi crescendo e aumentando de tom. Com uma jornada decorrida, o clube com mais adeptos oficiais do mundo, já está dois pontos atrás da concorrência e ainda não tem de forma alguma garantido um lugar na liga milionária. De quem é a culpa? Dos reforços? Dos jogadores antigos? Da direcção?... Claro que não. A culpa é e sempre será do treinador. Desculpem-me os pensadores e as mentes mais intelectuais que conseguem descortinar sempre um bode expiatório para os resultados mais fracos. Quem comanda as tropas é o treinador. E mais nada. Fernando Santos teve sucessos noutros clubes (nomeadamente na Grécia) e os jogadores não eram os melhores do mundo e a direcção muito menos. Foi feliz e campeão porque conseguiu liderar com sucesso os seus pupilos.
Agora com este volte face e a entrada de Camacho, o cenário é mais que conhecido. Sem entrar pelo campo da ironia, e apenas exemplificando, podemos ter uma breve perspectiva da realidade que se viverá no estádio da luz. Se Camacho entrar a ganhar e tudo lhe correr bem, vai ser visto como o salvador e os adeptos mais fervoroso comentarão que ele sim é que o treinador certo e não o Fernando Santos. Caso as coisas lhe corram mal, terá ( e usará) a desculpa de que ainda não foi feita uma adaptação, mudança de mentalidades… etc. Enfim, uma panóplia de desculpas a quem os adeptos dirão que sim com a cabeça e perdoarão o novo timoneiro encarnado.
Ninguém duvida das capacidades do antigo treinador do Real Madrid e ninguém duvida do potencial encarnado, mas eu duvido, que Luís Filipe Vieira fique por aqui e não volte a fazer das suas. È preciso relembrar(-lhe) que ele não é Deus e como tal não consegue estar em todo lado.
Em jeito de nota de rodapé, e sem me querer esticar muito pelos caracteres, fica somente uma palavra de apreço ao Nando, mundialmente conhecido por “Nito Gol” (velhos tempos) pelo convite que me endereçou.

Aquele abraço,
Makelele

Um problema de gestão

1. Aquando do convite do Nando para começar a escrever no blog disse-lhe logo que o meu primeiro texto inteiramente dedicado para explicar o porquê das minha aversão ao meu treinador. No entanto, este fim de semana trocou-me as voltas e o FCP ao conntrário do que eu previa ganhou, fez um jogo bastante conseguido perante uma atrevida equipa do Braga e anotei alguns bons apontamentos do Lucho, que me pareceu ter estado bastante bem apesar de só ter começado a treinar há 2 semanas. Gostei também do Bosingwa e do Raúl Meireles, que fechou sempre muito bem os espaços e sempre que possível procurou ser incisivo nas suas acções.E, claro, tivemos Quaresma, um verdadeiro génio do qual depende toda a "estratégia" de Jesualdo.

Era sobre esta "estratégia" que tinha previsto escrever esta semana, mas surgiu-me outro interessante tema, um pouco no rescaldo de uma semana pródiga em novos acontecimentos no "futebol" porrtuguês. Apenas um apontamento para a boa exibição do Sporting perante uma displicente e distraída Académica, mas não quero com isto tirar o mérito ao Sporting, porque mais importante que tudo é que está a ser criada uma importante dinâmica de vitória para os lados de Alcochete. Por sua vez o Benfica empatou, consequência natural de uma fraquíssima exibição. E, agora de quem é a culpa? Por esta altura já Fernando Santos foi demitido, mas será ele o único culpado?

2. E é aqui que entro num problema de gestão. É este problema de gestão que na minha opinião está na génese de todos os problemas do futebol português. Comecemos por etapas. Aquando dos graves acontecimentos verificados na final da Liga dos Campeões de 1985 entre Liverpool e Juventus, o futebol inglês mergulhou numa profunda crise e a sua liga ressentiu-se bastante. Foram precisos alguns penosos anos, para o futebol inglês se reestruturar e surgir a Premier League como a conhecemos hoje. Foi necessário profissionalizar a gestão dos clubes, a gestão da própria Liga, arranjar patrocinadores e montar a máquina que é a Premier League com estádios sempre cheios, com futebol atractivo, com equipas a dar lucro, com investidores interessados. Futebol, nos dias de hoje é tudo isto! Também há problemas, não há apitos dourados nem encarnados, mas há investigações a transferências, há investigações ao filho do Fergunson, ao novo dono do Manchester City, mas o Futebol não pára.



Agora regressamos ao nosso futebol e nada disto se passa, todos os clubes dão prejuízo e têm enormes passivos, os estádios estão vazios, a Liga e a Federação não se entendem e há, também, queria frisar o também, as investigações. O problema está na gestão dos clubes e de todos sem excepção.

Está no meu clube que tem um presidente há mais de 25 anos no poder e que não precisa de apresentar justificações a ninguém, mas ao menos ganha o que é menos mau. Temos o Sporting que todos dizem que aposta na juventude, pudera com o enorme passivo não tem outra hipótese. E, depois, temos toda a promiscuidade presente no futebol, um presidente do braga que tem negócios no imobiliário e tem interesses na construção do centro de estágio do Seixal, outro presidente que aquando da era Vale e Azevedo festejava as vitórias do FCP e agora do nada está do outro lado, entra no ranking dos 75 mais ricos do país e abre guerra a todos os poderes instalados no futebol português, segundo ele maléficos no momento, mas em tempos benéficos.

Onde entra a gestão? A gestão tem a ver com o facto de haver organização nos clubes, de os tornar atractivos para o exterior, de criar um ambiente capaz para todos os seus colaboradores. O mesmo se pode dizer em relação à Liga e à Federação e à organização das provas em Portugal, pois só assim poderemos ter Futebol. Deixo uma pequena provocação, em Inglaterra as investigações às transferências do Chelsea que podem também levar à sua descida de divisão, não fizeram parar o clube que continua organizado e não parou, podemos dizer o mesmo em Portugal? Será apenas culpa do Fernando Santos este mau início de época?

Balanço da Semana

Felizmente vou postar com um dia de atraso, e porque digo que é bom postar com um dia de atraso???porque assim posso justificar o porque de uma decisão que tomei!!!

O balanço da semana vai-se resumir a:

Melhor da Semana, Pior da Semana, Frase da Semana,Golo da Semana e 11 da Semana

Melhor da Semana: Esta semana o melhor na minha opinião foi Ricardo Quaresma...e porquê?? assumiu a sua importancia na equipa após o jogo da Supertaça referindo-se tambem á sua má exibição e que tudo vai fazer para melhorar!! Esta semana contra o Sporting de Braga, dois golos brilhantes (o segundo é maravilhoso) e a confirmação de que vai mesmo ficar a pisar os palcos portugueses durante este ano...e que para o ano sai para espalhar magia noutros países!!



Pior da semana: F. Santos...más exibições, má geometria, más decisões, más vendas, pessima organização, plantel separado, lesões...saída mais que inevitavél...nunca, mas nunca sepode pedir tempo no SLB e Santos apesar de sempre ter tido um comportamento 5 estrelas, NUNCA demonstrou a ambição necessária...e ser assobiado antes de um jogo em casa para a CL nunca é bom...Boa sorte para o futuro...
Já agora...mais uma nota negativa tambem para Zequinha!!!Incompreensivel...




Frase da semana: "Ainda estamos em ritmo de pré-época, o próprio plantel não viveu dias tranquilos, e espero que trabalhemos em paz, o que nos tem faltado, com o plantel mais tranquilo. Todos nós, com a equipa técnica e a direcção, nos esforçaremos para isso" NUNO GOMES após o jogo contra o Leixões... penso que pouco é preciso dizer sobre isto...

Golo da semana:



Onze da Semana:

Após conversa com alguns bloggers decidi criar o 11 da semana, com jogadores de toda a Europa que se destacaram durante a semana desportiva...



GR: Kasper Schmeichel (Man City) - grande inicio de temporada ao serviço do City, 3 jogos 0 Zero golos sofridos...efectuou tambem uma agradavel exibição contra o Utd

Defesas: Dani Alves (Sevilla) - após o sai não sai efectuou mais uma boa exibição contra o Real madrid vencendo a Supertaça Espanhola, Micah Richards (Man City) - admito que foi das primeiras vezes que vi este jovem defesa a jogar...e que grande jogador, Terry (Chelsea) - segurou a defesa do CFC no dificil jogo em Anfield, este jogador tem uma vontade impressionante , Clichy (Arsenal) - boa exibição a meio da semana para a CL

Médios: Geovanni (Man City) - 3 jogos, golos e exibições aceitaveis, o Soneca está a começar bem...esta semana o seu golo derrotou o todo poderoso Utd, Gerrard (Liverpool) - infiltrado ou não mais uma grande exibiçao do dono do meio campo dos reds,o seu passe para Torres é maravilhoso, Renato (Sevilla) - recupera bolas, joga bem e esta semana marcou 2 golos na Supertaça Espanhola em pleno Bernabéu, Quaresma (FCP) - brilhantes golos e boa exibição, se o FCP não exigir todo o seu jogo nos seus pés penso quepoderá arrancar para (mais) uma grande temporada

Avançados: Huntelaar (Ajax) 4 golos marcados na primeira jornada da Eredivisie, para quando um campeonato mais competitivo???, Kanoute (Sevilla) 3 golos na final da Supertaça, contrato melhorado, marca em todas as finais, grande avançado

Espero que tenham gostado, qualquer duvida ou opinião...comentem Um Abraço FMBP


4-4-2 Losango

Definição: é todo paralelogramo que possui dois lados consecutivos congruentes.
Propriedades: a) As diagonais são perpendiculares.
b) As diagonais estão nas bissetrizes dos ângulos internos.
c) Os quatros lados são congruentes.

Losango é um quadrilátero cujos lados são de igual comprimento. Trancando-se suas diagonais é possível dividi-lo em quatro triângulos rectângulos simétricos. Através destes triângulos é possível perceber que a área do losango é metade da área de um rectângulo cujos lados possuem o mesmo tamanho das diagonais do losango.

Uma superfície cujos limites são um losango, ou semelhantes a um losango, designa-se por superfície rômbica. Em engenharia e em Física, o losango é frequentemente designado por rombo.


Aqui estão algumas definições de losango...

Mas gostava que me dissessem que tambem conseguem ver diferenças entre isto


isto




e isto






o que eu querodizer éque nem tudo é tao claro como parece...e as vezes um palavra neste caso o losango não explica tudo....o losango tem muito que se lhe diga...isso fica para outro post

Bem vindos a mais um espaço deste blog...este espaço não vai ter data regular pois vai depender da minha disponibilidade para analisarum jogo, uma equipa, uma tactica a fundo e passar essas ideias para a blogosfera...

Vou falar de TACTICA e todos os seus comportamentos inerentes...vai ser uma especie de analise á la Luis Freitas Lobo...ou seja vou explicar movimentos, figuras, até dá para discutir geometria...

Sempre que sentir que posso falar acerca de alguma equipa, vou faze-lo

Um Abraço
FMBP

19 de agosto de 2007

Box dos Conceitos

Todos os treinador (ou quase todos) tem o mesmo ideal...ter a bola, circular, ocupar bem os espaços, não permitir que o adversario recupere a bola, defender com a posse de bola...etc, etc, etc... a isto chama-se organização da equipa, e á construcçao de acções ofensivas com a bola "segura" durante algum tempo é o Ataque organizado (embora nem sempre seja ORGANIZADO antes de acontecer (aqui refiro-me ao processo de treino e por este assunto vou entrar num outro post) mas acontece porque os jogadores tem qualidade ou porque o adversario concedeu facilidades para que tal acontecesse)

Qualquer equipa chamada grande procura conseguir ter mecanismos que lhe permitam jogar com este metodo de jogo ofensivo (com transições mais ou menos rapidas, com passes mais ou menos longos, com zonaas de acção mais ou menos curtas...etc, etc,etc)

Vejam o Barcelona, o Milan, o Inter, o Man Utd, o Chelsea, o Arsenal, o Sporting, o Benfica, o Porto, o Braga entre muitas muitas outras...umas conseguem-no bem, outras...nem por isso

O ataque posicional/Organizado

– O ataque posicional apresenta como características fundamentais as seguintes:

– Elevada elaboração da fase de construção do processo ofensivo. A maior ou menor velocidade de transição da zona de recuperação da bola para as zonas de finalização depende dos níveis de organização em que se encontra defensivamente a equipa adversária.

– Ataque em bloco homogéneo e compacto devido a permanentes acções de apoio e cobertura ofensivas aos jogadores que intervêm directamente sobre a bola.

– Participação de muitos jogadores e execução de muitas acções técnico-tácticas para concretizar os objectivos do ataque.

– Os comportamentos técnico tácticos dos jogadores são realizados pelo lado da segurança fundamentalmente na fase de construção do processo ofensivo. Acções a mais são, neste método de ataque, sempre preferíveis a acções que possam provocar a perda extemporânea da posse da bola.

– Criação constante de condições favoráveis em termos de tempo, espaço e número nos sucessivos centros de jogo ofensivos.

– Constante equilíbrio da organização do método ofensivo devido à utilização sistemática de acções de cobertura ofensiva, de compensações e permutações.

• Aspectos favoráveis:

– Menor probabilidade de se perder a posse da bola de uma forma extemporânea por se privilegiarem as soluções técnico- tácticas mais pelo lado do seguro (maior percentagem de tempo de posse de bola).

– As falhas individuais podem ser prontamente corrigidas pelos companheiros devido à contínua realização de acções de cobertura ofensiva, estabelecendo-se assim um elevado espírito de solidariedade entre os jogadores.

– Existe uma melhor repartição do esforços pelos diferentes jogadores da equipa, não se verificando sobrecarga de uns em benefício de outros.

– O elevado tempo que este método de ataque normalmente dura pode levar os adversários a entrarem em crise de raciocínio táctico e, consequentemente, a cometerem imprudências e erros.

– Possibilita a aplicação de métodos defensivos pressionantes, caracterizados pela preocupação de recuperar a posse da bola próximo das zonas onde foi perdida, o que diminui a profundidade do ataque adversário.

• Aspectos desfavoráveis:

– O tempo que demora a fase de construção do processo ofensivo permite à equipa adversária estabelecer uma organização defensiva consistente e homogénea.

– Requer, por parte dos jogadores atacantes, uma constante e adequada leitura das sucessivas situações de jogo (requer, portanto, muitos conhecimentos tácticos).

– Requer a execução constante de acções que visam o reequilíbrio da organização da equipa (compensações/ permutações).

– Podem encontrar-se grandes dificuldades para fazer progredir a bola devido ao facto de, por um lado, se privilegiar a segurança e, por outro, o processo ofensivo se desenrolar com frequência em espaços onde a concentração de jogadores é muito grande. Ambas as circunstâncias fazem com que muitas acções técnico-tácticas tenham de ser direccionadas para o lado ou para trás.

Subjacentes aos três métodos de ataque descritos estão duas concepções de ataque perfeitamente distintas:

– Subjacente ao contra-ataque e ao ataque rápido está uma filosofia de jogo directo que é caracterizada pela orientação sistemática dos comportamentos técnico-tácticos em direcção à baliza contrária e pela transposição rápida do centro do jogo para as zonas predominantes de finalização.

Esta concepção de jogo exprime uma atitude positiva – isto é, “jogar para ganhar”. É condicionada pela intenção de marcar golos e não pelo medo de perder a posse da bola.

Dados recolhidos através da observação de jogos de nível internacional (Hughes, 1990; Castelo, 1994) permitem constatar que 7 em cada 8 golos (87%) resultam de processos ofensivos muito breves (com 5 ou menos passes). Esta constatação leva-nos a uma conclusão muito simples e muito lógica: “no futebol existe uma fórmula ganhadora assente no jogo directo. Se queremos ganhar os jogos devemos jogar, sempre que possível, em direcção à baliza adversária tentando construir as situações de finalização com o máximo de 5 passes (Hughes, 1990).

– Subjacente ao ataque posicional está uma concepção de jogo indirecto, “apoiado”, de posse da bola, caracterizada pela preponderância da fase de construção do processo ofensivo através de uma laboriosa e metódica progressão da bola em direcção à baliza adversária.

Muitas equipas de nível internacional utilizam, como estratégia ofensiva predominante, o ataque indirecto, o ataque posicional.

Os seus jogadores, laboriosa, segura e pacientemente, procuram conduzir o centro do jogo para a zona de finalização para, uma vez aí, tentarem construir as situações de finalização.

Esta concepção de jogo, quando aplicada de forma sistemática e exclusiva, pode exprimir uma atitude negativa e que é a seguinte: “jogar para não perder – enquanto tivermos a posse da bola, a equipa adversária não pode fazer golo” (Hughes, 1990).

Os três métodos apresentados constituem as formas básicas de organização do ataque. Contudo, na prática, constata-se que um grande número de processos ofensivos apresentam características de dois ou mais métodos. É o caso, por exemplo, de uma equipa que, após a recuperação da bola na sua zona defensiva passa, de forma muito simples e muito rápida, para a zona de finalização (contra-ataque) para, uma vez aí e devido à capacidade de organização defensiva evidenciada pela equipa adversária, ter que temporizar e reorganizar as suas acções ofensivas de forma mais elaborada, mais lenta e mais segura (características do ataque posicional). Mas o contrário também pode ser observado. A equipa, após a recuperação da bola, começa por executar, com lentidão e segurança, um conjunto de acções individuais e colectivas para, de repente, aumentar o ritmo e a velocidade de execução dos comportamentos técnico-tácticos procurando atingir as zonas predominantes de finalização o mais rapidamente possível (ataque rápido ou contra-ataque).

Neste contexto, além dos métodos ofensivos de base, podemos considerar a existência de métodos de ataque compostos. Os mais frequentes são:

– Contra-ataque passando a ataque posicional.

– Ataque rápido passando a ataque posicional.

– Ataque posicional passando a ataque rápido.

Normalmente, cada equipa, em função dos níveis de preparação técnico-táctica, física e psicológica dos seus jogadores, utiliza um dos métodos ofensivos de base de forma predominante (contraataque, ataque rápido ou ataque posicional). Isto não significa que, com o decorrer do jogo e consoante as circunstâncias do momento (situações de jogo e objectivos tácticos momentâneos), a equipa não procure ganhar vantagens e eficiência através da aplicação de outros métodos. Aliás, é isto que fazem as equipas de nível elevado. No decurso do mesmo jogo, utilizam, com eficiência e de forma diversificada, os três métodos analisados em função do nível de organização da defesa adversária e dos objectivos tácticos da equipa.

Peço desculpa se os videos aparentam alguma preferencia clubistica, mas nem de longe nem de perto é essa a minha ideia...eu adorei os tempos de Mourinho á frente do FCP, penso inclusive que foi o futebol mais bonito (na minha perspectiva) que já vi...espero que gostem!!!





Ceros jogadores são tambem fenomenais na temporização ofensiva e podem até ser eles a definir a qualidade da equipa nesses momentos de posse de bola...jogadores como Pirlo, Rui Costa, Kaka, Xavi, Deco, Iniesta, Guti, Paulo Sousa (ex- internacional Portugues), Scholes, Veron, Lucho, Tiago, e muitos muitos outros, são eximios organizadores e são mais que fundamentais para garantir qualidade do ataque organizado



Espero que tenham gostado...um abraço FMBP

Google-search box

Google