12 de julho de 2007

ARTIGO DA SEMANA

Boas aos visitantes/colaboradores deste blog! Hoje é o dia de eu escrever aquele que para mim foi o artigo da semana e falar um pouco sobre ele. Contudo, hoje vou abordar não um artigo, mas sim vários, tendo como pano de fundo o mesmo assunto... a pré-época.
Talvez um pouco influenciado pelo livro "Mourinho, Porquê tantas vitórias?" este ano, desde que começou a época futebolística tenhu estado bastante atento ao tipo de exercicios que as equipas fazem durante a "pré-época". A minha análise baseia-se em artigos que leio em jornais desportivos e imagens dos treinos que nos são facultadas normalmente pela televisão.
Assim sendo, vejamos.... no Porto, podemos ver Jesualdo Ferreira a recorrer a bolas medicinais e a circuitos extensos e desgastantes para apurar a condição fisica dos seus jogadores (assim o dizem); no Benfica de Fernando Santos, o mesmo principio recorrendo a circuitos mas estes com remates no fim de cada estação, para depois poderem dizer que treinam sempre com bola...; descendo mais um pouco na qualidade teórica das equipas, esta semana li que no Boavista de Jaime Pacheco, Mário Silva dava o exemplo aguentando 48 minutos no teste iô-iô; por último, Manuel Cajuda no Vitória de Guimarães a levar os seus jogadores para a praia para lhes dar as chamadas "tareias de pré-época".
Com este post, queria lançar uma discussãozinha sobre se concordam ou não com estes métodos de desenvolvimento das capacidades motoras no futebol. Eu sou contra este tipo de exercicios acima referidos no que diz respeito ao futebol! Digo isto, porque acredito que este tipo de exercicios para o desenvolvimento de determinadas capacidades motoras em determinadas modalidades são bastante eficazes, mas não para o futebol.
Deixem a vossa opinião e se for oportuno, mais tarde desenvolverei melhor este assunto.
Abraço e espero que gostem

1 comentário:

FMBP disse...

treinador, mister, destreina, preparador fisico, metodologo...cada um tem o seu metodo de trabalho...cada um tem as suas ideias e essas tem k ser respeitadas...ja vimos catedraticos a falhar com exercicios de metodologia semelhante a Mourinho...já vimos "maratonistas" campeoeos, já vimos maratoniastas a falhar, já vimos Mourinho campeão...o que eu quero dizer com isto é quepor vezes falham outras coisas que não a preparaçao da equipa...há sempre algo mais do que isso...motivos motivacionais por exemplo!!! eu defendo que o jogo deve ser treinado em todos os momentos desde o primeiro momento de uma temporada...mas existem outros modos mais analiticos que tambem tem sucesso...logo, repito, apesar de achar a preparaçao para jogar importante...penso que há coisas tão ou mais importantes como isso durante esta fase inicial de uma temporada..."o que nasce torto..."

Google-search box

Google