6 de novembro de 2007

SPORTING - DA CRISE A VELOSO

E parece que a anunciada crise foi mesmo passageira….......por mais que custe a muita gente.
O Sporting continua na luta por todos os objectivos que se propôs no início da temporada (Campeonato, Liga dos Campeões, Taça de Portugal, Taça da Liga e…….já venceu a Supertaça) Algo que nem todos se podem gabar....
Paulo Bento não menosprezou a Taça da Liga, disse que era para vencê-la….(e para lá caminha), e estou de acordo. Não é uma competição oficial como as outras!? Então é para ganhar! Ou será que serve de desculpa por ser a 1ªedição? O Porto foi eliminado porque que quis!? Claro que não! O Fátima teve grande mérito! O Benfica perdeu porque quis!? Claro que não, o Setúbal é que foi melhor!
E assim o Sporting tremeu mas não caiu, é nestes momentos que se vê que o grupo está com Paulo Bento, depois de 3 resultados negativos a equipa reagiu. Mesmo não jogando um futebol muito bem jogado, a equipa valeu-se na vontade e determinação. E acreditem que isto só acontece quando há total sintonia treinador-jogadores,
Paulo Bento é muito forte em termos de recursos humanos, o seu espírito de liderança faz a diferença. Paulo Bento é um líder nato, consegue mover os jogadores a “puxarem” todos para o mesmo lado.


Agora vou abordar o tema “Miguel Veloso”, muito se tem falado sobre a sua saída do Sporting, coisa normal, pois é demasiado evidente que não vai ficar muito tempo em Portugal.
Veloso é um jogador de eleição, veio dar ao meio campo do Sporting aquilo que Custódio não dava.
Custódio limitava-se a “serviços mínimos”, não arriscava o passe, jogava quase sempre para trás ou para o lado, ás vezes até dava jeito, mas para mim isso não chega.
Miguel tem qualidade de passe invulgar, pensa rápido,faz circular bem a bola e com rapidez (e estas rápidas mudanças de flanco são essenciais para provocar desequilíbrios), e isso Custódio não fazia.

Veloso quase que destrói os ataques adversário já a construir o seu, é fundamental no processo defensivo mas cada vez mais também o é no processo defensivo (está a ganhar confiança nos remates fora da área) e também se está a tornar num sério marcador de livres.
Penso que a posição dele é mesmo médio – defensivo, Paulo Bento insiste por vezes em colocá-lo a defesa central, não é que jogue mal, mas não rende o seu máximo potencial.
E como defesa esquerdo (José Couceiro colocou-o na selecção sub 21)!? aí muito menos.
Mas confesso que também gosto muito de o ver a jogar num sistema de 3-5-2, parece que até ganha mais liberdade ofensiva.
Como pode um jogador destes permanecer em Portugal muito tempo? Para mim só tem a melhorar o jogo de cabeça e alguma agressividade nas disputas de bola, pois a velocidade dificilmente a vai aumentar. È uma pedra fundamental no modelo de Paulo Bento e num futuro muito próximo na selecção nacional.

E se Miguel Veloso sair? Não estou muito preocupado. Apesar de ser uma grande perda, o Sporting de certeza que encontrará uma solução, e talvez até na própria academia, Adrien já está a ser preparado para ser lançado muito em breve.
O que me preocuparia era se ele pudesse sair em Dezembro, mas pelo que já ouvi isso não vai acontecer. Agora há que saber vendê-lo, e começar a preparar uma solução.
Mas à que pensar nisso rapidamente, pois não há grandes meio financeiros para pensar apenas no momento em que ele sair.

Saudações desportivas

M&C

Google-search box

Google