22 de outubro de 2007

Balanço da Semana

Noticia da Semana - A Federação Portuguesa de Futebol multou Scolari em 35 mil euros, valor que vai ser retirado do vencimento do seleccionador nacional e aplicado "num fundo de fair play", adiantou Gilberto Madaíl.... esta é a noticia da semana...pelas mais variadissimas razões : - o tempo que esta decisão demorou, pelos contornos da decisão, pelo que se passou neste tempo, o valor da multa, a justificação do tempo da decisão, e pela decisão em si...estou contra tudo...agora quando o Cristiano Ronaldo bater em alguem é suspenso durante dois dias e tem uma multa de 35 mil euros (só porque precisamos dele e não há nenhum Mourinho que não queira treinar a selecção, não sei se me fiz entender...)...já o Tonel se agredir alguem deve levar uma suspensão de mil anos...porque não e fundamental e para fazer o lugar dele (5º ou 6ºcentral) há muitos...64 pesos 2 mil medidas...FPF no seu melhor...espero que agora realmente entre alguem de jeito para a Federação...nem eu acredito nisto...

Melhor da Semana : As vitórias de Portugal...isto só pode ser o melhor da semana...e é noticia vencer por um ou dois golos de diferença as selecções da confederação asiatica de futebol (não são mas deviam)...é verdade...apesar de jogarem em ritmo de passeio, já não vejo um jogo da selecção descansadinho desde a vitória contra a russia em Alvalade (não descansei muito porque tinha muito que festejar)...este jogo dei um salto quando o tuga-congolês-tuga Makukula marcou o golo após o unico drible inteligente de Quaresma durante todo o santo jogo...por isso...prémio foot-box de melhor da semana equipa de futebol sénior da FPF


Pior da semana : não é assim muio interessante para muita gente...mas a mim deixa-me perplexo...a divida do BOAVISTA...que abuso...o ultimo clube campeao antes dos grandes...corrijo, o UNICO clube campeao exceptuando os 3 grandes...tem dividas de 36 milhoes mais 10 milhoes de juros...o patrimonio não deve cobrir isso...alem do estádio anda estar para pagar...eu considero isto o pior da semana por vários motivos: o que se faria noutro país, sendo publico os atrasos nos vencimentos de muitos (todos) os atletas; como se deixa acumular dividas destas?e como estarão as finanças dos demais clubes?...premio para os lados do Bessa...não penhorem este prémio.

FRASE DA SEMANA: "A UEFA tem mecanismos de decisão mais rápidos que nós", explicou Madaíl sobre as razões que levaram a Federação Portuguesa de Futebol a só agora sancionar o treinador brasileiro...impossivel comentar!mecanismos??Madail, Madail...aiai...



ONZE DA SEMANA:



GR: Manuel Almunia...e porquê??primeiro, o Arsenal está como está...depois nem convocado Lehman foi (e já recuperou da lesão)...está bem e recomenda-se...segundo Wenger é um GR de classe mundial...e quem sabe....

Defesas : Touré, tal como Almunia defende o Arsenal que tão bem anda...este ex-avançado está bem e esta semana marcou um golo a cerca de 30 metros(!!!) desconhecia esta faceta dele. Alex está aqui esta semana devido ao seu grande golo na partida da Premier League deste fim de semana; já Ricardo carvalho está aqui por ter acabado (não sozinho) com grande parte dos meus tremores a ver a selecção. E mais uma vez Sergio Ramos...está num momento excelente...golos, bons jogos, indiscutivel na selecção e no Madrid.

édios
: Riera...este espanhol por quem o Real já anda a contar os tostões marcou dois golos esta semana, um golão pela selecção e outro golo contra o todo poderoso Real Madrid...Maxi Rodriguez, o capitao do Atletico está a mostrar que apesar das contratações ele ainda deve jogar...dois golos neste jogo contra o tambem forte Saragoça....Káká está aqui pela sua exibição contra o Equador...jogo em que a sua exibição fez parar o Maracana...e ainda marcou um grande golo...Joaquin...este rapidissimo extremo espanhol está aos poucos a reencontrar o seu futebol e fez boas assistencias e ainda marcou um golo na vitória do Valencia sobre o Depor.

Avançados
: Morientes...2 golos na vitória sobre o Depor...gosto deste avançado...nunca esteve mal em nenhum clube...e Robinho da selecção brasileira...existem obviamente 2 Robinhos o de Madrid e o da canarinha, e o segundo é nitidamente o melhor...que drible...e a festa depois d golo :)

Treinador da Semana
: Rui Vitória...esta semana tem sido alvo de mediatismo e de perguntas ás quais ele nunca respondeu de forma tradicionalmente futeboleira...ele sabe o que diz...e o que faz tambem não parece mau de todo (não é só de agora)...


Golo da semana
:

(que jogada)

Momento extra-futebol (cuidado com os apanha-BOLAS)


Espero que tenham gostado
Um Abraço FMBP


A Selecção de todos(?!) nós


Esta semana o meu Porto não jogou na já famosa Taça Carlsberg, e portanto nada de novo para os lados nortenhos. De resto resultados normais!Sim, porque apenas quem não viu o SCP- Fátima se admira com o resultado e pensa que o resultado teve intervenção divina.. Mas, entre os treinadores de Benfica e Sporting a semana foi animada, e sem ter prestado grande atenção aquilo que se passou entre estes, o simples facto de na capa de um jornal terem aparecido os 2 a “agredirem-se” deixou-me num paradoxo d pensamentos : se por um lado, o meu FCP estar alheado de toda esta polémica me deixa satisfeito, por outro lado eu volto a perguntar se estes comentários e agressões acrescentam algo de bom, novo e construtivo ao futebol português… a resposta essa é obviamente simples : NADA!

A minha opinião vale o que vale, mas num negócio de milhões, enquanto quem é parte activa do futebol, continuar a representar o pior lado deste mesmo, o cenário só pode ser negro!

Quanto à nossa selecção, vi um Portugal a ganhar 2 jogos (hiper acessíveis) de uma forma sofrida, suada, poucas vezes bem jogada e em que o espírito guerreiro de quem representa o nosso país (onde estava o espírito igual ao demonstrado pelos nossos LOBOS??) foi poucas vezes visível. Acerca de um senhor que se diz profissional a 100% e que mentiu a todos os portugueses dizendo que não agrediu, NEM TENTOU agredir ninguém (Scolari), prefiro não comentar, porque isso iria levar-me a falar do castigo a que o Zequinha e o Mano foram sujeitos aquando do mundial de sub-20, e aos 2 pesos e 2 medidas que a VERGONHOSA direcção da FPF teve, e hoje a escrita não pode ser muito alongada, portanto deixo este assunto para uma ocasião futura…

Está na hora de uma lavagem na FPF! Acho que nisso há consenso!

Em suma, e porque o tempo para escrever esta semana é curto, espero que as equipas portuguesas façam excelente figura nesta jornada europeia e não vou especificar qualquer clube porque, quando se fala em representar Portugal, eu não tenho clube…tenho Nação!

Um abraço,

Ricardo Rua

21 de outubro de 2007

Faltou organização ou qualidade na organização??

Antes de mais quero começar por agradecer ao Nando o convite que me fez para participar no blog... falando de futebol e mais especificamente do Sporting…..espero não desiludir…


Paulo Bento tentou beneficiar ao máximo com o facto de a eliminatória não se decidir num único jogo. Ele sabe perfeitamente que quem começou o jogo não foi uma equipa, mas sim um conjunto de jogadores que tinham de jogar, para poder poupar alguns “intocáveis”.
Mas se fosse para decidir a eliminatória a equipa era a mesma? Claro que não! (lembram-se em Guimarães?) Paulo Bento tem noção que não tem uma 2ªequipa, tem sim uma 1ª e uma 3ª, não há soluções para os imprescindíveis e ponto final. Agora acredito que tenha sido um jogo para clarificar.....o que já era bastante claro.

Paulo Bento diz que faltou organização, eu digo que faltou qualidade na organização, ou melhor, como diz o tal cartaz “não há milagres”. O Sporting transfigurou--se da 1a para a 2a parte, mas com Moutinho, Veloso e Romagnoli tudo fica mais fácil, e não fosse aquela distracção de Tiago e o desfecho poderia ser outro. Mas há que dar o devido mérito ao Fátima que se apresentou com uma estratégia muito bem estudada e com a motivação no limite. Mas como Rui Vitória já reconheceu, para a 2º mão a história poderá ser outra.......e acredito que sim!

Mas Paulo Bento de certeza que já fez o diagnóstico:

- Stojkovic, Polga, Veloso, Moutinho, Romagnoli e Liedson são “intocáveis” (quase tanto como a dependência do Porto em Quaresma!!)
- Had e Gladstone são soluções credíveis, só precisam de jogos e confiança.
- Paredes e Farnerud só por milagre (de Fátima!?) voltaram a jogar
- Pedro Silva e Derlei fazem mesmo muita falta, é demasiado notório.
- Celsinho tem futebol….para mais tarde….,mas há ali um potencial interesante!
- Liedson continua a precisar de um parceiro à altura, Dezembro é decisivo.

E se Dezembro não trouxer esse complemento para Liedson, Paulo Bento vai ter que alterar alguma coisa em termos de princípios de jogo, apesar de não ser nada fácil, pois a equipa está rotinada a jogar com dois avançados, mas talvez esteja na altura de colocar a jogar os 11 melhores (com Vukcevic+Izmailov), claro que implicaria alterar algumas nuances tácticas, mas acredito que poderia oferecer beneficios em termos de criatividade e imprevisibilidade ao ataque leonino.

O próximo jogo já é a sério, vem aí AC Roma de Spalleti e o seu 4x2x3x1. Giuly, Mancini, Vucinic e um tal de Totti. Mas de certeza que o Sporting já terá qualidade na organização.
É preciso ser grande e ambicioso, mas Paulo Bento é um “expert” a preparar a equipa neste tipo de jogos….Haja confiança!

Saudações desportivas

M&C

Google-search box

Google