13 de maio de 2008

JOGANDO À BOLA

Dia 12 de Maio de 2008, pelas 20h, Scolari acabara de anunciar os 23 Viriatos que vão defender a nossa pátria em mais um Europeu.
Podemos concordar ou não com as escolhas do "Sargentão", mas temos que entender que não se pode agradar a gregos e a troianos. Scolari, que jamais cede a pressões venham elas de onde vierem, convocou os 23 que mais garantia lhe dão de fazer um bom Europeu; e o que é fazer um bom Europeu?! É fazer melhor do que em 2004, ou seja, ser campeão da Europa, porque menos do que isso ninguém espera.
Vamos falar agora das escolhas de Scolari por posições.

1. Quim, Ricardo e Rui Patrício
Terá a ordem como Scolari anunciou a convocatória a ver com quem será o nº 1 de Portugal no Europeu? Sinceramente penso que não. É mais um pormenor que os jornalistas se agarram para criar mais um assunto para divagarem.
Na minha modesta opinião, Quim é, actualmente, o melhor guarda-redes nacional; isto apesar da má época que o Benfica realizou, Quim foi sempre um dos seus melhores elementos. Ricardo fez uma má escolha ao sair do Sporting para is para o Bétis; saiu de um clube onde poderia jogar nas competições Europeias para um clube que está a lutar para não descer de divisão, mas tirando esse facto, fez uma época razoável. E, por fim, Rui Patrício. Até compreendo a lógica de Scolari; no Euro 2004 quem foi o 3º guarda-redes? Moreira (22 anos); no Mundial 2006? Bruno Vale (21 anos) que se lesionou e depois foi cahmado Paulo Santos; E agora no Euro 2008? Rui Patrício (20 anos). O 3º guarda-redes de Portugal é sempre de idade inferior a 22 anos. Porquê?? Talvez para se irem habituando a estes ambientes, porque eles são o futuro da selecção, istoé, se tudo correr normalmente.

2. Bosingwa, Miguel
Nada a dizer sobre esta escolha. Os dois melhores laterais direitos (tirando Paulo Ferreira que deve actuar como lateral-esquerdo), com Bosingwa a partir na frente para a titualridade, mercê da excelente época que realizou.

3. Jorge Ribeiro, Paulo Ferreira
Sobre Paulo Ferreira não tenho nada a dizer, apenas que é um dos melhores laterais da Europa. Já Jorge Ribeiro, não entendo. como é que se deixa de fora um defesa com a multifuncionalidade de Caneira, para convocar um médio sem experiência internacional?!

4. Ricardo Carvalho, Bruno Alves, Pepe, F. Meira
Aqui estará a maior dúvida de Scolari. Tirando F. Meira, todos os outros fizeram épocas fantásticas, coroadas com ou títulos colectivos ou individuais. A minha aposta vai para a dupla Ricardo Carvalho-Bruno Alves (mas sempre dependendo dos adversários, pois Bruno Alves é fortíssimo nos lances pelo ar e Pepe é rápido nas dobras na defesa)

5. Petit, Deco, Moutinho, Miguel Veloso, Raúl Meireles
Destes 5 elementos, 2 têm lugar cativo: Petit e Deco. Falta saber quem os vai acompanhar; penso que a dúvida de Scolari estará entre Moutinho e Meireles, pois tanto um como outro são muito fortes nas transições quer ofensivas quer defensivas e são mais rigorosos tacticamente, o que permitirá uma maior liberdade a Deco. Se Scolari optar por jogar com 2 médios defensivos, a minha aposta recai em Meireles, mas se jogar com 1 médio defensivo e dois médios centro, aminha aposta vai para Moutinho.

6. Cristiano Ronaldo, Nani, Simão, Quaresma
Magia a pontapés, imprevisibilidade e, acima de tudo, muita criatividade. Cristiano tem lugar garantido, enquanto do outro lado, talvez Quaresma, talvez Simão, dependendo se Scolari quer jogar com largura (Quaresma) ou optar pelas diagonais interiores (Simão). Nani será um trunfo para lançar ao longo dos jogos.

7. Hugo Almeida, Nuno Gomes, Hélder Postiga
Três pontas-de-lança, todos com características diferentes: H. Almeida mais forte no jogo aéreo, mais combativo; Nuno Gomes mais bola no pé e procura servir os companheiros; H. Postiga bola no pé, mas gosta de furar a defesa com a bola controlada ou através de tabelas perto da área. A minha escolha recai em Nuno Gomes, depois Hugo Almeida e, em caso de desespero, Hélder Postiga.

Força PORTUGAL!!

Um abraço

Kaká

Google-search box

Google