19 de outubro de 2007

JOGANDO À BOLA

Desde a última vez que escrevi, Portugal venceu os dois jogos que tinha de realizar fora de portas. Eram jogos teoricamente acessíveis, pois Portugal jogava contra o Azerbeijão e contra o Cazaquistão, equipas que ainda não têm qualquer expressão a nível europeu.
O jogo contra o Azerbeijão foi um jogo no qual Portugal desde cedo disse ao que vinha: para vencer; marcou um golo cedo através de Bruno Alves e antes so intervalo por Hugo Almeida. Para a segunda parte, portugal limitou-se a gerir o jogo e penso que o fez de uma forma inteligente mantendoa bola longe da sua baliza.
Já o jogo contra o Cazaquistão foi diferente; isto porque o Cazaquistão defendeu num bloco baixo, com constantes coberturas aos laterais quando Cristiano Ronaldo e Quaresma tinham a bola, o que impedia que pusessem em prática as suas capacidades técnicas. Hugo Almeida também andou afastado do jogo, pois a bola nunca lhe chegou em condições de poder rematar à baliza. Mas como sempre, nestas alturas existe um salvador e Murtosa achou por bem lançar Makukula, um avançado poderoso, forte no jogo aéreo e no confronto físico. Depois de um drible fantástico e de um cruzamento bem executado por Quaresma (que também não esteve muito bem), Makukula marca o golo porque tanto esperou e o golo que tranquilizou a equipa nacional. Já depois das substituições, Portugal marca o 2-0 por Cristiano Ronaldo; o golo cazaque surge já nos descontos por causa de mais uma destaençao defensiva de Portugal.
Resta-nos aguardar pela jornada dupla de Novembro para (espero eu) festejarmos a qualificação de Portugal para o Euro-2008.

Quanto aos restantesgrupos não há nada de especial a assinalar, senão a derrota da Alemanha em casa por 3-0 frente à República Checa e a derrota da Inglaterra Contra a Rússia por 2-1.

O futebol nacional regressa este fim-de-semana com a Carlsberg Cup, com os jogos Beira-Mar x Portimonense, Benfica x Setúbal, Sporting x Fátima e U. Leiria x Penafiel.
Estes jogos são jogos de resultados imprevísiveis, uma vez que as equipas de escalão inferior ou de menor relevo se agigantam para poderem ser notícia pelo menos durante uma semana.

Boa sorte para todos os treinadores que vão começar os seus campeonatos, em especial para o Artur Filipe e para o Nando. Que consigam atingir os vossos objectivo e acima de tudo, que ensinem os vossos jogadores a gostarem de Futebol.

Quanto ao União de Lamas, tivemos um jogo para esquecer uma vez que perdemos e não conseguimos colocar em prática os princípios que são a base do nosso jogo.
Neste domingo, vamos a Sandim jogar contra a equipa local; é um dos jogos mais difíceis que vamos ter, pois os Dragões Sandinenses também têm uma equipa jovem e eles também pensam que nos podem vencer. A nossa única solução é entrar a todo o gás e tentar marcar cedo para depois termos tranquilidade para controlarmos o jogo.

Um abraço e até para a semana.

Kaká

18 de outubro de 2007

O meu futebol

Vai começar o campeonato da minha equipa...a primeira jornada avizinha-se (já este sabado) e acabei de fazer a minha primeira convocatória oficial desta temporada (atenção: não estou soznho, tenho um adjunto...que realmente ajuda...tenho tido sorte (ou sou bom a escolher) com os meus ultimos 2 adjuntos...desde já um obrigado aos 2) !O regulamento da Associação de Futebol de Aveiro só permite convocar 12...e lá tive que deixar 4 dos meus Escolas A de fora...se foi dificil?nunca é facil ver a cara de um miudo triste por ficar de fora...mas de pequenino se torce o pepino já dizem as velhas guardas...e eles tem de começar a sentir o que realmente é o futebol...Vão todos ter muitas oportunidades e vão todos jogar...é esse o fundamento da formação não é??


(não são as minhas equipas...talvez um dia :) )

Aproveito para desejar um bom campeonato para todos os meus colegas treinadores, principalmente para aqueles que fazem ou fizeram parte deste blog...que ninguem se aleije e que daqui a uns anos nos possamos sentir parte de um futuro craque que vemos na televisão, ou melhor ainda que daqui a uns anos sejamos treinadores desse mesmo craque e que todo o mundo nos veja na televisão...eu pelo menos corro nesse sentido e nunca deixarei de lutar por isso!

Treinar miudos é um mundo complexo...temos muito em que pensar e temos de os fazer realmente querer ser algo...temos de os fazer crescer como pessoas e como jogadores! (e isto não é o paleio do costume, é mesmo verdade)!

Os meus jogadores estão preparados para este inicio de campeonato...para quem não sabe são grupos de 8 equipas, 14 jornadas a disputar e apenas o primeiro classificado é apurado para a fase dos primeiros (existem 8 series), os segundos depois disputam entre si tambem uma serie de 8 equipas...como podem verificar existe demasiada competitividade nestes escalões...mas o mundo é assim...os meus treinos são assim!

O sucesso nasce do trabalho...e para obter mais sucesso...temos de trabalhar mais!
Se o Cristiano Ronaldo estivesse no colchão, não rendia! (esta era para descomprimir)

Um abraço a todos...que todos consigam os seus objectivos...
o primeiro passo é o que mais custa...não deem esse passo em falso!

Deixo-vos aqui uns videos de uns possiveis futuros craques






(este é Messi com 5 anos)


Espero que tenham gostado!
Um abraço FMBP

PS: criem espaços onde os miudos possam jogar sem ser num campo de treino...o talento vai-se perdendo...o betão atrapalha muito!

Este video, é de alguem que aprendeu a fintar na rua...com pedras no caminho, descalço, etc...podia ser outra finta qualquer mas esta é de ontem!!! FAN-TAS-TI-CO

16 de outubro de 2007

Bis(marck) do Dragão

Devido a problemas no blogger tive de ser eu a postar o texto de Bismarck...espero que gostem...aproveito ainda para promover a discussão acerca do meu artigo que se encontra imediatamente abaixo...leiam e comentem...não imaginam o gozo que dá ver um comentário ao que escrevemos...


Caros leitores, lamento a minha ausência por tanto tempo, mas por motivos poucos profissionais tenho estado completamente à parte deste projecto.

Pois bem, há tanto para analisar que nem sei por onde começar...


Após um início de época com alguma sorte, eis que o FCP surge na liderança do campeonato ,injustamente, dizem uns que ainda pensam que são os melhores, e por pouco tempo, dizem outros.

Como bom portista e ferrenho adepto, sinto que todos os nomes que chamei ao “Manuel Ferreira” (como surge na Champions League) ainda continuam válidos apesar do excelente momento de forma ( da equipa ou de 2 ou 3 jogadores?! ). Um treinador necessita de controlar a equipa, sabendo motivá-la, criticá-la e, por vezes, ignorá-la e eu continuo sem saber o que este faz. Jesualdo parece ser um treinador tacticamente inteligente e com grande experiência nos treinos, no entanto, quase nunca consegue “ler” bem o jogo e efectuar as substituições que a nós adeptos nos parecem mais acertadas e óbvias.

Não é fácil criticar um treinador que está em primeiro lugar na liga, com 7 vitórias em 7 jogos, 1 golo sofrido e 12 golos marcados mas... (e há sempre um “mas”) o futebol não é atraente e as exibições não convencem. Sei que agora surgem aqueles que dizem “o porto do Mourinho também não tinha um futebol que encantava ao comum adepto”, pois não, mas era sólido, não tremia, e este Porto não treme mas abana de uma forma que me deixa particularmente nervoso.

Esta situação leva-nos a outra questão: os jogadores. Quaresma não está a atravessar um dos seus melhores momentos e, por muito arriscado que seja tirá-lo do onze, só necessita resultar bem uma vez para ver, por exemplo, Lisandro e Postiga no ataque, num 4-4-2 que tantos bons resultados tinha no Braga e que o treinador tanto adora. É necessário arriscar um sistema mais consistente no meio campo. Lucho é fantástico, mas por vezes não é suficiente.

O último jogo para a Liga dos Campeões frente ao Besiktas deixou-me nervoso agarrado à almofada do sofá e a dar murros na mesa e, vou-vos ser sincero, deixei de ver o jogo quando faltavam cerca de 10 minutos para o final pois já me tinha conformado com o empate e só rezava para não perder. Tivemos sorte!

Em relação ao jogo com o Fátima... prefiro não o comentar e deixar Nossa Senhora “dar-lhes uma mãozinha” contra o Sporting como deu contra o FCP. Deste modo, evito também criticar, para já, os “reforços” desta época.

Saudações do Dragão,

PS: Jesualdo...

15 de outubro de 2007

O meu futebol

Estou de regresso com mais um post...espero que este post seja do vosso agrado e que vos faça comentar!!!
O caso sobre o qual vou escrever é muito fresquinho...ocorreu a semana passada e deixou-me algo (muito) confuso...

Tudo se passou no plantel senior do Leixoes...mas não é sobre o plantel do Leixões que vou falar...mas sim sobre o seu PREPARADOR FISICO Nuno Amieiro...
Para quem não sabe Nuno Amieiro, formado no antigo FCDEF (actualmente FADEUP), defensor "acérrimo" (pelo menos escreveu um livro) da periodização tactica, tão incutida nos cerebros de todos os que passam por essa escola de treinadores (atenção, eu tambem defendo que a periodização tactica é uma boa metodologia) é um dos co-autores do livro de grande sucesso "Mourinho - porquê tantas vitorias".

Para quem não sabe tambem...este livro baseia-se no seguinte: - defesa do treino que integra todos os factores de jogo(tactica,tecnica,fisica e psicologica em conjunto) em cada momento do treino (como eles dizem, cada segundo, cada minuto, cada dia...), a chamada periodização tactica...Nota:as minhas definições não são as normalmente usadas pela terminologia universitária, decidi usar esta para estar ao alcance de todos...

O que me deixou perplexo...Amieiro como preparador fisico é bem capaz de ter ouvido da boca do treinador que a equipa não está bem fisicamente (estou a divagar), e se lerem o livro na metodologia dos autores não existe má forma fisica...e foi com os jogadores para o Parque da Cidade no Porto para os atletas realizarem um exercicio de corrida continua...o chamado treino á antiga...(onde está a bola???as funções e tarefas dos jogadores??e as inter e intra relações existentes durante o jogo??pois...durante a corrida não existem...obviamente irá haver uma melhoria da condição aérobia do atleta).

O meus pontos para discussão:

-Devemos algum dia abdicar totalmente das nossas convicções (penso que escrever um livro é uma demonstração de convicção) em prol dos maus resultados?(aqui ficam as minhas respostas : - Eu acho que devemos acreditar em algo e devemos lutar porque ela dê certo...Nunca devemos dar nada como totalmente certo, nem como totalmente errado...mas devemos sempre ter uma linha condutora de trabalho e vamos seguindo essa linha...eu vou formando a minha...e vou guardá-la para mim e para quem trabalha comigo...e se as pessoas não confiam no nosso trabalho é nossa maneira(é essa a função do preparador/metodologo não?ex: queiroz, aroso, etc...) e passamos a ser desconfiados...hummm talvez esse já não seja o lugar ideal para nós)

-Será que Amieiro demonstrou que não sabia periodizar e adaptar o processo de treino á realidade de uma 1a Liga?
(a verdade é esta...uma coisa é treinar um escalão de formação no FCP, outra é treinar uma equipa de menos talento numa primeira liga...e temos de nos adaptar á realidade...não existem receitas no futebol)

- Rui Faria escreveu o seguinte sobre o livro :"estamos, na minha opinião, na presença de um livro que mudará em definitivo o rumo metodologico do alto rendimento"...e um dos autores preferiu desistir de lutar pela mudança...

-Um dos pontos chave no futebol actual é reduzir o tempo de pensamento do jogador (o jogador demora 2/3 do tempo a pensar e 1/3 a realizar e quanto menos tempo gastar a pensar mais avanço ganha ao adversario)...a correr quase não se pensa...nem para respirar é preciso pensar

-
A metodologia que vou criando e formando com a minha experiencia é que de uma maneira está bem quando se ganha e que outra está bem quando se ganha e que está tudo mal quando não se ganha...e que temos de ser mais espertos que os outros e temos de conseguir trabalhar tudo e bem...não existe metodologia perfeita, mas existe metodologia a seguir e a acreditar...

OK, e eu falo assim porque ainda moro em casa dos meus pais e não tenho contas para pagar...mas que me deixou triste ver pessoas a fugir assim da sua metodologia, deixou...

Umas perguntas finais : e se Amiero agora consegue fazer a equipa do LSC vencer os jogso que restam vai fazer outro Livro???Que pensará quem lhe ensinou/incutiu a metodologia???e os colegas que escreveram com ele???e ele??e se assim corre bem ele irá fazer uma errata do outro livro???

(parque da cidade ou espaço de treino)

Só uma frase de um dos meus treinadores referencia a nivel de comunicação e relação com os jogadores, Pat Riley NBA...uma frase digna de um verdadeiro lider e para a qual eu olho como uma maneira de viver: "Look for your choices, pick the best one, then go with it."
Vejam as vossas opções, escolham a melhor e fiquem/sigam com ela

Se houver respostas a este artigo podemos continuar a ter esta discussão metodologia no blog...
Espero que tenham gostado!
Um Abraço FMBP

Bio Do vencedor da Vote-Box Semanal

O vencedor da vote box desta feita foi Didier Drogba (com apenas mais um voto que Nistelrooy).
Eu sinceramente se fosse treinador e me dessem a escolher não sei qual deles escolhia (ó presidente, dá para escolher os 2)...mas como o meu trabalho é escrever sobre o vencedor cá vai!

O capitão da selecção da Costa do Marfim (pela qual só se estreou em 2002 depois de muita indecisão acerca da selecção que iria representar, visto ele poder escolher entre França e Costa do Marfim) nasceu em Abidjan na Costa do Marfim a 11 de Março de 1978, tem 1 metro e 88 centimentros de altura e é o actual detentor do titulo de melhor marcador da premier league (33 golos)

Este jogador cujo tio tentou leva-lo para França ainda muito novo (com 5 anos) para os campos de treino de futebol de modo a poder evoluir, contudo ele foi obrigado a regressar para casa aos 9 anos...

Bem, o destino quis mesmo que ele voltasse a França (porque é que não é Portugal??) , e em 1989 a sua familia mudou-se para França devido a problemas no país africano...aí Drogba foi para o Lavallois um clube pequeno, mas que lhe deu oportunidade de crescer e desenvolver a sua capacidade futebolistica, que levou que o Le Mans (2a liga) o contratasse, contudo ele só ficou 3 anos no Le Mans (1998-2001) dando depois o salto para a Ligue 1, através da sua transferencia para o Guingamp onde marcou 20 golos em 44 jogos em duas epocas e em 2003 a sua carreira começava mesmop a mudar, foi contratado para o Marselha um clube com grandes ambiçoes e realizou uma epoca fantastica nesse clube, mostrando a sua verdadeira qualidade e comprovando a sua capacidade para jogar num grande clube (lembro por exemplo que Jorge Costa disse que Drogba foi o avançado mais dificil de marcar que alguma vez enfrentou).

No Marselha fez 39 jogos e 20 golos...até que em 2004 um treinador portugues que já o tinha desejado para o seu FCP na altura, pediu ao seu (na altura) presidente para gastar 37,5 milhoes de euros para contratar este tesouro marfinense...
No principio os adeptos desconfiaram de tanto dinheiro por um jogador sem grande curriculo...mas acredito que nenhum desses adeptos ache agora que tenha sido muito dinheiro

  • Chelsea

Premier League: 2004/2005 e 2005/2006

Community Shield: 2004/2005

Carling Cup: 2004/2005 e 2006/2007

  • Individual

Melhor jogador africano: 2006

2º melhor jogador africano: 2005

Melhor jogador da Liga Francesa: 2003/2004

Chuteira de Ouro do Campeonato Inglês 2006/07


Drogba é um jogador puro,simples, humilde e sincero...digo isto porque ele diz o que lhe vai na alma, é frontal, não diz aquelas tipicas frases feitas de um jogador de futebol...dentro de campo é um verdadeira fenomeno, com força, tecnica de avançado e um poder raro nos dias que correm!!



Tenho a ideia que Mou o tentará contratar no seu próximo clube...


Alguem se lembra de Sheva??


Espero que tenham gostado...
Um Abraço FMBP


PS: este ano está a ser mais atarefado que previa...e aproveito algum do meu tempo livre sem ser á frente do computador...devido a isso todas a minhas postagens serão ao fim de semana...deixo o espaço semanal para os outros bloggers escreverm quando quiserem/puderem...espero que possam e espero que queiram!!

Google-search box

Google