28 de julho de 2007

Sporting Clube de Portugal 1 - Recreativo de Huelva 1

Saudações Leoninas a todos os leitores e colegas do blogue.

Tratou-se do jogo de apresentação do Sporting, uma boa partida, em foi notória a melhoria constante que se tem verificado de jogo para jogo na qualidade de jogo da equipa.
O onze com que Paulo Bento iniciou o jogo, andará muito provavelmente próximo do onze que enfrentará o Porto para a Supertaça, prevejo apenas trocas ao nivel dos defesas laterais.
Com grande segurança defensiva e melhorias ao nivel dos processos ofensivos o Sporting dominou todo o jogo, falhando apenas ao nivel da finalização, com alguma infelicidade de Liedson na hora do remate.
Entre os reforços, Stojkovic terá garantido a futura titularidade, com a saida mal calculada de Rui Patricio que acabou por originar o golo do Huelva através de uma grande penalidade bem assinalada; Vukcevic rubricou bela exibição com pormenores de excelente nivel,promete!
Os restantes, deram pouco nas vistas.
Entre os titulares do ano passado, Liedson está desde já em grande forma, tal como Polga que esteve magistral no comando da defesa.
Um bom jogo, resta esperar que a equipa continue a evoluir a bom ritmo, e se apresente a bom nivel dia 11 de Agosto em Leiria.

Uma referência para Pedro Silva, o novo lateral direito do plantel.Desconhecendo por completo o jogador para além das imagens do golo que passaram dezenas de vezes na televisão nos últimos dias, resta dar nota positiva para a vontade de vencer e de representar o Sporting.
Como reserva em relação a esta nova aquisição,o feitio complicado que poderá tornar dificil a vida com Paulo Bento... à que aguardar com tranquilidade!!

E é tudo por esta semana, um abraço e até Sábado.

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, eis o Sporting Clube de Portugal

27 de julho de 2007

Jogando à bola

As tranferências

Nestes últimos dias, ouvimos e lemos que a saída do Simão Sabrosa do Benfica é um pesadelo horrível!! Mas porque será um pesadelo?! Será que a equipa já tinha mecanismos com Simão que serão difíceis de mecanizar com outros jogadores? Ou será que é porque o Benfica era uma equipa simãodependente?!
Na minha opinião, o Simão é, de facto, um jogador indispensável em qualquer equipa do Mundo, por três razões:

  1. é um jogador com uma eficácia tremenda em lances de bola parada, que como sabemos, no futebol de hoje, é uma das armas para se vencer um jogo;
  2. é um jogador que alia um bom sentido posicional com um grande sentido de baliza e objectividade
  3. é um jogador com muita experiência adquirida quer em clubes quer na selecção

Mas, como todos os seres humanos, tem pontos fracos. E um desses pontos fracos é que em jogos onde se pede que o capitão ou a estrela da equipa assuma o controlo e puxe a equipa, houve alturas em que Simão parecia que se escondia do jogo, não queria a bola e desse medo de Simão, toda a equipa é arrastada e entra em stress.

Uma grande equipa (e agora estou a falar no geral), deve estar sempre preparada para a saída da sua estrela e deve procurar antecipar essa saída com a contratação de um jovem jogador com alguma experiência e margem de progressão; ou recorrer à "cantera" do clube à espera que haja algum jogador com as características do jogador que pode sair.

Mas quer num caso quer noutro, não pode haver receio de apostar, de se correr riscos, pois como se diz "quem não arrisca, não petisca".

Para finalizar, desejar a todos que não têm clube que não desistam, pois a oportunidade que estão a pedir para mostrar o vosso valor vai surgir; apenas têm de trabalhar e nunca , mas nunca desistam!!

Até para a semana!

Kaká

22 de julho de 2007

Box dos Conceitos

Bem apesar de ainda haver métodoss defensivos dos quais ainda posso falar, decidi esta semana demonstrar o conceito de contra-ataque e mostrar que este é muito mais complexo do que o chuto para a frente e os extremos que corram (eu juro que já ouvi isto)...O contra-ataque pode ser das coisas mais bonitas que o futebolpode ter e necessita de muito trabalho para sair com condiçoes favoraveis para uma boa finalizaçao....

O contra-ataque é um método de jogo que apresenta com principais características:

– Uma rapidíssima transição da bola da zona do campo onde se efectua a sua recuperação para a zona de finalização, sendo, portanto, muito breve a duração da fase de construção do processo ofensivo (inferior a 12 segundos).

– Uma grande velocidade de circulação da bola e dos jogadores.

– Uma grande simplicidade, traduzida na intervenção directa sobre a bola de um número muito reduzido de jogadores (4 no máximo) e na execução das acções técnico-tácticas fundamentalmente pelo lado do risco.

– Os comportamentos técnico-tácticos utilizados (raramente mais que cinco) são normalmente executados em condições favoráveis em termos de tempo e de espaço porque a grande velocidade de progressão dos atacantes raramente dá tempo à equipa adversária para fazer a recuperação defensiva e porque as equipas que utilizam o contra-ataque como forma dominante de organização ofensiva defendem muito próximo da própria baliza para obrigar a equipa adversária, quando em processo ofensivo, a “subir” no terreno de jogo, criando, em consequência, grandes espaços entre a última linha defensiva e a baliza, espaços que são posteriormente utilizados para a aplicação eficaz do contra-ataque.

- Contra-ataque (pouco tempo de ataque, poucas acções técnicotácticas, poucos jogadores a intervir sobre a bola, grande velocidade de circulação da bola, baixa organização da defesa adversária)

Aspectos favoráveis:

– Gera grande instabilidade na organização defensiva da equipa adversária devido quer à rápida transição da bola da zona onde é recuperada para a zona de finalização, quer à constante alteração do ângulo de ataque, possível graças à existência de grandes espaços livres.

– Gera, na equipa adversária, índices elevados de insegurança. Insegurança que pode levar um só atacante a “prender” dois ou mais defesas que, consequentemente, não poderão integrar-se no processo ofensivo da sua própria equipa.

– Provoca um grande desgaste físico e psicológico aos jogadoresadversários que têm por missão marcar os principais responsáveis pelo relançamento e suporte do contra-ataque.

– Cria aos jogadores adversários grandes problemas de marcação devido ao facto da maior parte dos deslocamentos dos jogadores em contra-ataque serem efectuados de trás para a frente da linha da bola.

– Dificulta à equipa adversária a utilização do contra-ataque ou do ataque rápido porque, quando esta recupera a posse da bola, há um grande número de jogadores adversários atrás da linha da bola, mantendo um eficaz equilíbrio defensivo.

– Permite aos jogadores iniciativa, improvisação e criatividade.

Aspectos desfavoráveis:

– Há grandes probabilidades dos atacantes perderem rapidamente a posse da bola devido à alta velocidade em que têm de ser decididas e executadas as acções técnico-tácticas.

– É um método demasiado individual porque em quase todas as situações de jogo os atacantes encontram-se em igualdade ou inferioridade numérica pelo que são obrigados a tentarem resolver as situações sozinhos. Daqui a exigênciados jogadores serem rápidos e muito eficientes na resolução de situações 1x1 e 1x2.

– Provoca um rápido desgaste físico nos jogadores que têm como tarefa principal a condução do contra-ataque.

– A organização defensiva, baseada na concentração de jogadores muito perto da própria baliza típica das equipas que jogam em contra-ataque, pode provocar quer um grande e permanente perigo devido à pouca distância a que a bola se encontra da própria baliza durante a maior parte dotempo de jogo, quer ao estiramento da equipa em profundidade.

Este exemplo de contra-ataque exagera no numero de toques que a equipa realiza...mas é fantastico

Já este contra ataque é tal e qual como todos deveriam ser...simples rápido e super eficaz...

Espero que tenham gostado...um abraço FMBP

SCP - Sporting venceu (e bem) o Lille...o lateral ou laterais ainda estão para chegar, Moutinho é o capitão depois da saida de Ricardo para o poderoso Bétis

SLB - Butt chegou para defender as redes benfiquistas!LFV diz que faltam 2 reforços! Anderson recusou-se a viajar com a comitiva para a Romenia e ganhou um belo de um processo disciplinar, Nelson conseguiu chegar um bocadinho atrasado ao treino (só 2 horas) e Fernando Santos preferiu jogar com Zoro e Streten e pedir um lateral direito depois do jogo com o Cluj

FCP - Ernesto Farias contratado ao Toluca mexicano numa transferencia que ainda pode dar que falar, Stepanov tambem ja garantido pelos dragões, Porto vence na apresentação aos adeptos na primeira vez em que Quaresma colocou a braçadeira de capitão (FCP 2-ASM 1)


FPF - Sub-19 eliminados na primeira fase do Europeu de Sub-19, apesar de só terem perdido um jogo, José Couceiro ainda não saiu e inclusive existe a ligeira possibilidade de ele continuar nos quadros federativos não se sabe em que função, ocorre rumor que Paulo Sousa exigiu tomar conta dos Sub-21...

Outros - Robben afinal não deve ir para Madrid, Becks estreou-se no super competitivo futebol americano, Hugo Viana lesionou-se com muita gravidade, Rep. Checa e Argentina defrontam-se na final do mundial de Sub-20

Frase da Semana : "Não vejo motivos para isso acontecer(demissão). Os Sub-21 não foram tão longe como todos gostaríamos, mas ainda assim fizemos a terceira melhor classificação de sempre da selecção. Quanto aos Sub-20, evidentemente que saímos mal. Mas atingimos o objectivo que tinha sido traçado, que era chegar aos oitavos-de-final" José Couceiro

Melhor da semana : Quaresma...quando todos pensavam que o stock de Guronsan e Kompensan poderiam esgotar, o magico do Dragão renova contrato e recebe a braçadeira, tem um bom comportamento nestes ultimos jogos e ainda mostra uma certa maturidade nas suas declarações...ainda bem que não perdemos todo o talento da nossa Liga!!!


Pior da semana : Couceiro... ele ainda exige uma indemnização depois do péssimo trabalho com que nos presenciou...eu peço muita desculpa se isto possa vir a ofender futuros treinadores ou treinadores ou o sr. Couceiro mas eu sou apaixonado pela FPF e quando acontecem coisas que me envergonham e me deixam tristes sou obrigado a demonstrar toda a minha indignaçao...um mau projecto,mal organizado (por todos) em que ele é a figura central...Sr. Couceiro demita-se e aprenda...pode ser que um dia seja um bom treinador!


Frase da Semana : "
Cristiano Ronaldo realizou uma grande temporada e foi a principal razão pela qual o Manchester United ganhou a Premiership...Este ano, é preciso que dois ou três jogadores importantes no ataque façam o mesmo(jogar como Ronaldo), e é isso que todos vamos tentar. Os nossos rivais fortaleceram-se, mas nós também. Não creio que seja uma questão de ‘quem gasta mais dinheiro, ganha o título’. Nunca assim foi. O que conta é o espírito combativo, a união, e qual dos grandes jogadores teve uma boa temporada" Joe Cole, jogador do Chelsea...achei interessantissima esta frase...pois ele aborda bastantes aspectos que podem influenciar esta temporada...e lença mais responsabilidade para as costas de Cristiano Ronaldo

Golo(s) da Semana:




Mais uma vez um jogador argentino a brilhar...e o outro pôs os argentinos a ver estrelas!!!grandes Golos!!!

Para reflectir: "
You have no choices about how you lose, but you do have a choice about how you come back and prepare to win again." Pat Riley NBA

Para a semana volto com mais noticias...Abraço

Ponto de situação S.C.P

Saudações Leoninas caros leitores. Pois bem, após três jogos de preparação, dos quais, pude observar dois, chegou a altura de efectuar o ponto de situação no reino do Leão.
Primeiro ponto, a prestação do Sporting no jogo com o Guimarães foi de um modo geral bastante fraca , algo natural para inicio de pré-temporada, a pedir uma observação atenta no jogo seguinte, pois os indicadores dados não foram os melhores.
No jogo de hoje com o Lille já foi possivel observar melhorias na prestação da equipa, com destaque inevitável para o Levezinho...Liedson resolve, é mais do mesmo!
A defesa esteve segura,na baliza adivinha-se grande disputa entre Patricio e Stoijkovic, André Marques e Ronny não fornecem garantias suficientes para uma época que se adivinha longa e dificil.É urgente garantir um defesa esquerdo e um defesa direito ( para quando Caneira??), na zona central, gladston esteve bastante bem num estilo muito impetuoso, escolha dificil adivinha-se para Paulo Bento.
A meio-campo destaco a grande performance de Adrien Silva, de momento a alternativa mais válida para a posição nº 6 ( Paredes é uma versão mais velha de Custódio, e Veloso naturalmente ainda está muito preso); Moutinho em grande como sempre ; Vukcevic apesar do golo não deu muito nas vistas. Precisam de ser "oleadas" as saidas para o ataque e a movimentação e passe constante que caracterizaram o Sporting da época passada, nada de dramas só agora o plantel está todo junto.
No ataque, Liedson esteve ao seu melhor, Purovic fraquinho, Derlei foi só suor e Djaló muita corrida. Neste ponto parece-me importante que Paulo Bento decida rapidamente quem irá fazer dupla com Liedson, algo que demorou a acontecer na época que findou e que pode originar atrasos indesejáveis no estabelecimento das movimentações da equipa, quer em termos ofensivos, quer em termos defensivos.

Resumindo, a equipa está a ganhar rotinas e os reforços vão mostrando algum potencial, à que aguardar serenamente por mais oportunidades de observação de modo a poder constatar se a evolução do plantel continua a decorrer de modo positivo, para que os Leões Indomáveis possam entrar em grande na nova época com a conquista da Supertaça de Portugal!

Até para a semana! Saudações Leoninas

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória eis o Sporting Clube de Portugal!

Google-search box

Google