2 de julho de 2007

Box dos conceitos

Este espaço vai ser dedicado á apresentação de alguns conceitos que por vezes se ouvem na televisao ou radio atraves da voz dos nossos maravilhosos (mais ou menos) comentadores!
Hoje começo com um metodo de jogo defensivo que me encanta! O que se puder vou implementar no modelo de jogo da minha equipa! Metodo de jogo defensivo DEFESA Á ZONA PRESSIONANTE!

A defesa zona pressionante é caracterizados pelos seguintes aspectos

– Marcação rigorosa e agressiva ao portador da bola onde quer que se encontre.

– Cada jogador evolui na sua zona de marcação, mas deverá deslocar-se para outras zonas concentrando-se nos espaços de jogo próximos da bola, executando aí acções de cobertura e marcando agressivamente espaços e jogadores adversários que possam dar continuidade ao processo ofensivo adversário.

– Grande concentração de defesas em torno da bola e, consequentemente, fraca vigilância sobre os espaços e os atacantes posicionados longe da bola.

– Toda a organização defensiva se desloca de forma homogénea e concentrada em função do deslocamento da bola.

De outra forma, diríamos:

– Imediatamente após a perda da bola, um defensor (o que estiver mais perto) “ataca” o portador da bola (entra em contenção) com a intenção de recuperar a posse da bola ou impedir a progressão do processo ofensivo adversário.

– Os defensores das zonas próximas deslocam-se rapidamente para trás do defesa em contenção para lhe darem cobertura.

– Os jogadores das zonas mais distantes deslocam-se em direcção ao centro do jogo.

– A maior parte dos jogadores da equipa participa neste processo, deslocando-se de forma homogénea e compacta em função dos deslocamentos da bola.

Desta forma, haverá sempre uma grande concentração de defesas entre a linha da bola e a baliza que se defende, o que obrigará, muito provavelmente, os sucessivos portadores da bola a terem que jogar para trás ou para o lado ou a perderem a posse.

• Aspectos favoráveis:

– Diminui o espaço de jogo ao ataque adversário, criando condições mais favoráveis para a recuperação da bola longe da própria baliza.

– Permite a criação de superioridade numérica defensiva nas sucessivas situações de jogo.

– As falhas individuais podem ser prontamente corrigidas

pelos companheiros devido à contínua existência de acções de cobertura defensiva.

– Diminui a iniciativa aos jogadores adversários devido à grande concentração de defesas no centro do jogo.

– Dá possibilidade à defesa de poder jogar em bloco homogéneo e compacto.

– Dificulta aos atacantes a criação de espaços livres sobretudo nas zonas à volta da bola e nas zonas vitais do terreno de jogo.

– Permite o estabelecimento de acções de cobertura permanente aos companheiros em contenção.

– Permite o corte de grande parte das linhas de progressão em direcção à baliza, obrigando os adversários a jogar para o lado ou para trás.

– Confere grande iniciativa e criatividade aos jogadores em processo defensivo.

• Aspectos desfavoráveis:

– Podem surgir algumas dificuldades em estabilizar a organização defensiva se a equipa adversária fizer circular a bola rapidamente de um para outro corredor do jogo.

– Requer “leituras” rápidas e sistemáticas das situações de jogo – isto é, requer uma boa cultura táctica por parte de todos os jogadores.

– Requer a execução constante de acções de compensação/ permutação, podendo, em certas situações, não haver o tempo necessário para as fazer.

– Devido ao recuo defensivo ser efectuado em função da progressão da bola, podem criar-se grandes espaços entre o último defesa e o guarda-redes que podem ser convenientemente explorados pelos atacantes através de acções de penetração.

– Podem surgir dificuldades acrescidas em fazer-se uma rápida transição da defesa para o ataque logo após a recuperação da bola, devido à grande concentração de jogadores em torno da bola.

Equipas que utilizam este Metodo Defensivo: Chelsea, FCP (tempos do Mourinho), Portugal...

não consegui encontrar nenhum video para apoiar esta apresentaçao...mal encontre vou postar!
Qualquer duvida, erro ou alteração que queiram fazer bastga comentar! Abraço

1 comentário:

Kaká disse...

Este método defensivo não é para ser usado por qualquer equipa, pois requer um nível táctico e um grau de inteligência elevados por parte dos jogadores. Este método é o melhor para atrasar ou até mesmo impedir a organização ofensiva do adversário. Como é evidente tem desvantagens (que são ultrapassadas com trabalho táctico), mas as vantagens que o Nando apresenta são muito grandes e este método é utilizado por treinadores (e equipas, obviamente) que só têm um pensamento: vencer, vencer, vencer!!

Google-search box

Google