16 de julho de 2007

O ARTUR É QUE SABE

Bom dia! Hoje, aproveitando o conceito apresentado e explicado pelo FMBP sobre a marcação individual, venho aqui expor um pouco da minha experiência nos escalões de formação do Sporting Clube de Espinho (SCE).
Eu representei o SCE durante 10 anos e devo dizer que, segundo me recordo, os 4/5 primeiros anos (2 de escola, 2 de infantil (e 1 de iniciado)) os treinadores, ou melhor dizendo, o treinador resonsável por estes escalões sempre defendeu a marcação individual, principalmente no que dizia respeito aos centrais. Não sei se era por termos 1 jogador que era, ou melhor, é extremamente forte na marcação na zona central da defesa ou se era um método de defesa do próprio treinador do qual ele não abdicava, mas a verdade é o que o usou anos a fio (confesso que desconheço se ainda o utiliza). Foram muitas as vezes em que se ouvia dizer ("Miúdo, vais tar sempre em cima dele! Se ele for fazer ao balneário, tu vais com ele!").
A questão que eu quero levantar é: será que é viável optar por 1 marcação individual, com 1, 2 ou todos os jogadores numa fase inicial de aprendizagem do futebol como sendo as escolinhas ou infantis?;
Eu recordo-me que devido a termos uma equipa bastante forte nos 1ºs 4 anos, não tivemos dificuldade em sermos campeões distritais por 4 vezes, mas quando passamos para o escalão de iniciados, onde as circulações tácticas têm 1 maior relevância, principalmente ao nível da forma como defendemos aquando das circulações tácticas dos adversários, tivemos imensas dificuldades. O facto de usarmos 1 central de marcação (marcação individual) e outro líbero, quando o avançado adversário realizava 1 deslocação para as alas, consequentemente o nosso central acompanhava, deixando o centro da defesa praticamente descoberto para as penetrações dos médios adversários.
Com tudo isto quero evidenciar aquilo que para mim foi 1 erro no processo de formação dos jogadores e também de uma equipa e perguntar-vos o que acham! Será que o referido treinador errou? Será que não? Deixem o vosso comentário.
Qualquer dúvida, não tenham receio de perguntar

Sem comentários:

Google-search box

Google