19 de julho de 2007

As expectativas de outro Dragão

Devido á impossibilidade de Bismarck escrever nesta e na proxima 3a feira, pedi emprestada a qualidade de escrita a Ricardo Rua...vale a pena ler!!

Ano Novo… expectativas iguais!


Antes de mais, quero dizer que foi com agrado que recebi a aceitei o convite do meu amigo Fernando, para tecer o meu comentário acerca das minhas expectativas para o meu F.C.Porto desta época que se avizinha.

É um facto inegável que todos os anos há os eternos candidatos ao título (SLB e SCP), mas aconteça o que acontecer no mercado de transferências, o meu clube habituou-me a dar-me a alegria de ser “O Candidato”.

Antes de analisar o plantel, estrutura e movimentações dentro do Porto, tenho de deixar aqui uma palavra de homenagem aos dirigentes leoninos, estrutura técnica e todos aqueles que trabalham na formação, pois o Sporting tem apostado ano após ano em jovens saídos da “cantera”, e os resultado têm sido óptimos.. sem duvida um exemplo a seguir!

Mas falando do meu clube, as expectativas só podem ser máximas, em relação a resultados.. a meu ver o Porto perdeu até agora duas referencias importantes (Pepe e Anderson), mas atendendo à tributação fiscal a que os clubes portugueses, vergonhosamente são sujeitos, nada o Porto podia fazer para segurar estes jogadores, pois os valores envolvidos eram elevadíssimos, e os salários que os jogadores foram auferir…bem, desses é melhor nem sequer falar!

Aquele jogador (Pepe) que intransigentemente defendi perante os meus colegas, quando o criticavam, e que à 2 anos (segundo a comunicação social), teve proposta para sair para o “Depor” a rondar os 15 milhões de euros, pelos vistos era mesmo bom e desta vez não me enganei.. sem duvida um dos melhores centrais do Mundo actualmente! Foi bem vendido e irá singrar! Quanto ao Anderson (um prodígio!), a saída dele foi também ela uma boa venda, e para o jogador penso que a melhor solução…(arriscava-se a passar mais 5 meses na enfermaria devido a um lance casual(?!)).

E parece que neste defeso o FCP compreendeu que os jogadores a custo zero, outros comprados a clubes portugueses, e aqueles que sendo estrangeiros já deram provas e não são muito caros, ou que sendo vêm por empréstimo, são uma ÓPTIMA solução.. de facto, a altura de comprar contentores de jogadores, todos com contratos de 4/5 anos e estes serem um fiasco já deu o que tinha a dar! A política do FCP parece estar a melhorar..mas falta a aposta nos jovens…aqueles que carregam à anos a mística nas camisolas e que sentem o clube como ninguém..Disso o FCP não se livra das minhas críticas! Penso que o FCP contratou bons jogadores, equilibrou o paltel e penso que a chegada de mais um central (Manuel da Costa ou Zé Castro), fará do FCP (mais uma vez ) o grande candidato à conquista de todos os troféus internos e a uma boa campanha internacionalmente! Temos um plantel equilibrado, com qualidade, e que bem gerido pelo Professor Jesualdo poderá, no mínimo conquistar o desejado “TRI”.

O campeonato vai ser equilibrado, mas tudo se encaminha para mais um ano em que a chama do dragão estará na máxima força! É mais um ano de eternos campeões…é mais um ano de glórias que se avizinha!

Saudações portistas e o desejo de uma boa época a todos os níveis!

Um abraço,

Ricardo Rua

Sem comentários:

Google-search box

Google