20 de junho de 2008

O meu Futebol

A bola parou! e agora??

Estou triste....grande parte dos portugueses estão; digo grande parte porque alguns devem estar felizes pelo fim da era Scolari...Bem, não digo que não esteja aliviado por possivelmente terem acabado alguns ciclos na selecção com a saida do Big Phill, nomeadamente Ricardo, Petit, Nuno Gomes (apesar de não termos outra referencia e de não ter estado mal no Euro).


Vou começar por analisar a situação com uma frase que me foi dita por um professor numa aula de Educação Fisica no secundario (já la vao mais de 5 anos...) e que nunca mais me esquecerei e que irei usar na minha vida e na minha carreira..."uma coisa quando acontece uma vez pode-se considerar sorte, duas vezes será coincidencia...três vezes já é treino...", no caso da nossa equipa, penso que foi mais falta de treino...refiro-me á atitude defensiva, mais concretamente contra esquemas tacticos que tem como objectivo colocar a bola para cabecear e defesa á zona para contrariar as bolas paradas.


Lembro que alem dos golos contra a Alemanha já tinhamos sofrido contra a Rep. Checa um golo de cabeça do pequeno Sionko, mas para mim o maior choque foi a declaraçao de Scolari a dizer que Petit não tinha nada que estar a marcar porque é muito pequeno. Aqui é que entra o treino e a preparaçao para o jogo...ou seja,isso já não devia estar mais que preparado...isso faz parte da preparação esttrategica para o jogo. E pelos vistos não estava...



O lance do primeiro golo da Alemanha nasce de um belo ataque da Manschaaft mas se repararem eu creio que a movimentaçao do Ricardo Carvalho foi contra as directrizes da defesa a zona...ele deu uma passo atras tentando adivinhar um cruzamento atrasado...maldito passo pois se ele dava um passo em frente a bola batia nele e possivelmente não entrava pois estaria na sua ZONA correcta(peço desculpa por tantos ses), ou seja, Bosingwa faz contenção, Pepe Cobertura, Ricardo Carvalho devia estar mais atento ao equilibrio, pois numa defesa á zona (já vi uma palestra de Scolari em que ele refere que defende á zona) o que conta é a bola e os colegas perto dela...não devemos querer saber de mais nada...a mim cuta-me criticar um dos meus defesas favoritos mas penso que ele não esteve a top no Europeu...talvez ofuscado por Pepe mas Carvalho cometeu erros esquisitos e não habituais...lembro-me que alguns dos cabeceamentos realizados pela Rep. Checa são feitos numa Zona que lhe "pertence" e que ele tem de dominar.



O segundo golo contra a Alemanha nasce de um livre perfeitamente executado por Schweinsteiger que coloca a bola redondinha no ombro de Klose...e se repararem na repetição houve ali uma pausa da defesa portuguesa...esperou para decidir se acompanha o homem ou a bola e quando reagiu ela ja estava na rede...Defesa á zona não se pode esperar...a nossa ZONA tem de ser nossa...não podemos pensar se seguimos o homem ou seguimos a bola porque isso irá criar calafrios certamente (como verificamos)



Se repararmos no 3o golo da Alemanha e virmos alem da falha na saida do Ricardo (já tanto foi dito sobre este guarda redes e as suas não saidas que nem vou acrescentar nada) reparamos numa diferença relativamente ao segundo golo da equipa alema...reparem na unica coisa com a qual Paulo Ferreira se preocupou e se não fosse a falta de Ballack (clarissima e que impede qualquer um de saltar) ele conseguiria tirar a bola da zona de perigo! Ele só olhou para a bola e ali a bola iria ser dele e ele conseguiria chegar a bola antes do capitao da Alemanha! Claro que a falha de Ricardo foi grave...



e é aqui que entra a minha questão : Terão as bolas paradas sido desprezadas durante o processo de treino? Não marcamos golos (validados) de bola parada...Sofremos 3 golos de cruzamento após livre...Isto é uma questão pertinente...porque segundo Ronaldo (e tantos outros) os grandes jogos decidem-se em detalhes...e as bolas paradas assumem-se cada vez mais como decisivas e como uma estrategia de relevo e tem de ser minunciosamente preparadas quer a defender quer a atacar

E se seguirmos a teoria do meu professor e repararmos em quantos golos sofremos de Bola Parada chegamos a uma conclusão não??

Mudando de assunto...que futuro se perspectiva para a selecção? A mim ainda me faz confusão ver a selecção sem Luis Figo (ele e Rui Costa e Paulo Sousa sempre foram referencias no que ao jogo diz respeito) ...ok, ele já não joga na selecção...e tal como Zidane que faz falta á França (e que falta), Totti á italia, Pelé ao Brasil, Figo faz imensa falta a Portugal...se repararem a maior figura em termos de posse de bola e de decisões foi Deco...não é contra natura para uma equipa que tem os melhores extremos do mundo??

A bola quando é passada para Ronaldo a equipa já sabe que vai demorar a ser devolvida na maior parte das ocasiões e que ele possivelmente vai tirar alguma coisa da cartola para resolver um jogo...enquanto que com Figo a decisão tomada era para a equipa, o espaço criado era para o cruzamento, e aqui é que sinto falta de Figo a vontade de Figo notava-se na sua face e por sua vez passava para a equipa...Penso que Portugal precisava de alguem que como diz Scolari seja um lider natural...alguem que fizesse com que houvesse mais garra, alguem que tivesse voz dentro do balneario/campo/hotel...claro que não podemos viver do passado, mas tambem não devemos acelerar o presente...Ronaldo é gigante, mas será a melhor influencia para os outros?

vou parar por aqui o texto que já esta confuso...gostava que pudesse haver algum feedback para alimentarmos uma possiveis discussoes!


PS: Nuno Gomes tinha mesmo de sair?
PS2: Será que algum dia vamos saber que guarda redes estava planeado ser titular?
PS3: Quem será o proximo treinador/seleccionador nacional?

Vai-me custar ver o resto do Euro sem aquela Ilusão...
Espero que tenham gostado!
Um abraço
FMBP

Sem comentários:

Google-search box

Google