19 de junho de 2008

Bio Vencedor da Vote Box (melhor treinador)

José Mourinho

Não sei que palavras usar para descrever o melhor treinador português de sempre. Um feitio unico, uma personalidade marcada por comportamentos "diferentes", diferentes pois todos os comportamentos tem um objectivo (os chamados "mind games")...por exemplo, se abraça um jogador é para ele se sentir apoiado, se critica um é para esse se sentir picado, se agarra o Castroman (nunca mais me esqueço) é para parar um contra ataque.
Este treinador já ganhou muito dinheiro, muito prestigio e acima de tudo ganhou no campo!

Este texto vai ser muito agradavel de escrever...pois não escondo que tenho uma admiraçao unica pelo estilo de Jose...sonho um dia poder partilhar (quer dizer, receber) conhecimento com ele. Gostava de um dia experimentar ouvir o que ele diz aos jogadores, como ele prepara minuciosamente uma unidade de treino, um microciclo (ou morfociclo) uma epoca desportiva, mas acima de tudo gostava de saber como é que ele lida com a derrota e como faz os seus jogadores superarem esse mau momento! Adorava ve-lo a celebrar uma vitoria de uma grande competicao com a sua "familia competitiva", ouvir o que ele diz ao capitão e ao roupeiro.

Já chega de lamechices, vamos lá ao que interessa!
Primeira coisa...experimentem escrever jose mourinho no google e vejam o numero de links relacionados com o mesmo...almost famous!

José Mário dos Santos Mourinho Félix, filho do antigo guarda-redes e treinador Félix Mourinho nasceu a 16 de Janeiro de 1963 em Setubal.
Não vou explicar momentos da sua juventude, apenas posso referir que Mou aos 15anos já organizava os apanha bolas das equipas do seu pai(isto tem extrema importancia) e tambem fazia relatorios de observaçao de jogo dos adversarios das equipas de Felix Mourinho.
Uma das principais motivaçoes para brilhar como treinador é o seu pai. Pois ele refere que numa noite de Natal o seu pai recebeu uma chamada a ser despedido do clube onde se encontrava na altura
Mourinho entrou no antigo ISEF de Lisboa (segunda chamada...maldita matematica) onde tirou o Curso de Educação Fisica.
Durante este periodo tentou jogar em clubes de segunda e terceira dimenaso e nunca se impos tendo abandonado definitivamente o futebol jogado.

Chegou a ser treinador de umas equipas da formação do Estrela da Amadora e tambem do Vitoria de Setubal.

Após a contratação de Bobby Robson pelo Sporting , Mourinho foi contratado para tradutor do treinador ingles (deve ter valido mais que 1000 estagios , digo eu), a sua qualidade obviamente acabou por despontar passando a ser adjunto do mesmo, funçoes que exerceu igualmente no FCP e no Barcelona na equipa tecnica do britanico.

Alguns jogadores achavam impressionante como é que um treinador que nunca tinha jogado lhes podia dar conselhos e correcções tao uteís e preciosas. (Ronaldo o fenomeno é um desses)

Podem alguns dizer que ele sempre teve sorte na carreira, porque aprender com Bobby Robson e mais tarde com Van Gaal é mais que 10 mestrados em alto rendimento, metodologia, psicologia, etc... mas a sorte procura-se e ele só se mostrou sortudo quando fez perceber a Bobby Robson que percebia o jogo e que podia auxiliar um treinador de renome mundial.

Após a saida do tecnico ingles do Barça, Mourinho ficou na equipa tecnica de Louis Van Gaal (tecnico da escola holandesa), um treinador diferente do anterior, com uma abordagem diferente quer de treino quer de jogo. Contudo após uns anos com Van Gaal , Mourinho abandona o Barça (fugindo de um contrato seguro e alto, procurando o risco de uma aventura a solo) alegando alguma incompatibilidade com Van Gaal (dizendo tambem que algumas das suas decisoes lhe provocavam urticaria).

Benfica em 2000 vivia tempos conturbados, Juup Heynckes era despedido á 4a jornada e Vale e Azevedo decide avançar para a contrataçao do antigo adjunto do Porto. Aposta de risco para os 2?
Estavamos em periodo de campanha eleitoral e Vilarinho já tinha pre-acordo com Toni, o que significava que Mou não ia ficar muito tempo na Luz caso Vale e Azevedo perdesse as eleiçoes.

Contudo, uma serie de bons resultados (não todos...eu ainda me lembro do 3 centrais na madeira e dos 3 golos sem resposta) e de boas exibiçoes ( a melhor do 3-o festejado de joelhos vs Sporting) fizeram com que Vilarinho pensasse em adiar a ida de Toni, mas segundo historias de bastidores Mourinho não quis receber o presidente no gabinete e uma serie de mal entendidos levou á saida do treinador apos essa memoravel vitoria sobre o arqui-rival.

É contratado pelo Leira durante a temporada 2000/2001 ( a mesma da contrataçao pelo benfica) onde realiza um trabalho diferente dos restantes treinadores dos clubes pequenos, isto é, em Portugal os treinadores do não grandes normalmente previligiam a teoria do "quanto-mais-longe-a-bola-estiver-da-minha-baliza-menos-golos-se-sofre" e Mourinho procurou que o Leiria tivesse bola, que procurasse e desejasse ter a bola, ao contrario dos outros (ainda existem duvidas que quem tem a bola tem 99,9% de não sofrer golo??) e conseguiu brilhantes resultados. Após a saida de Toni (já na altura adivinhei que ele não ia brilhar) Mourinho é abordado para regressar ao Benfica, mas (sempre um mas) o Benfica exigia que Jesualdo fosse da equipa tecnica e não permitia a vinda de um dos adjuntos...e Mourinho pensando que esse abuso de poder por parte do presidente decidiu não aceitar (lembro-me de ele ter dito que se não o deixam trazer um adjunto, sera que o iriam deixar trazer um jogador desejado por si)

É contratado por Pinto da Costa e apresenta a famosa Biblia do seu trabalho ao presidente do Porto que diz que em muitos anos de presidente nunca tinha visto uma obra tao completa sobre futebol e tudo que o envolve.
Na sua primeira conferencia de imprensa diz que na epoca seguinte (estavamos em 2001/2002)iria ser campeao (arrogancia dizem as pessoas)
Termina em 3o lugar a epoca começada pelo seu "rival" de Palmela, Octavio Machado (ainda hoje o Palmelão critica Mourinho...)
Na epoca seguinte traz jogadores desejados por si, e nesta epoca vence tudo que podia vencer (Liga, Taça, Uefa!!!)

Na epoca 2003/2004 consegue o impensavel para o futebol Portugues, vence a a Liga e a Liga dos Campeoes e permitam-me dizer isto, constroi a espinha dorsal da finalista do euro 2004

Abandona o Porto e passa para a proxima aventura...Milionaria!
Londres, Chelsea de Roman Abramovic....milhoes para gastar/ganhar...
Na sua apresentação critica a soberania injustificada dos ingleses, entitulando se de Special One, justificando isto com o facto de apenas um treiandor britanico e de apenas um treinador daquele campeonato ter ganho a Champions....
Bate recordes atras de recordes, em 3 anos vence 2 ligas , algumas taças...mas falha a Champions...
No Chelsea criou monstros do futebol (Lampard, Terry, Essien, Drogba, etc...), continuou a ser ele mesmo a seguir os seus pensamentos, a criticar quem achava que tinha de ser criticado a elogiar quem ele achava que devia ser elogiado...e acima de tudo, VENCENDO!

Na epoca 2007/2008 após algumas desavenças com o patrao do Clube sai com os bolsos recheados (foram apenas 30 milhoes de euros) e torna-se segundo Ancellotti uma mina, ou seja, qualquer treiandor do mundo estava em risco...Mourinho não tinha clube....e qualquer clube trocava o seu treinador por Mourinho (até os glazer devem ter pensado nisso...)

No dia 2 de Junho e após imensa especulação assina pelo Internazionale de Milano, vai levar consigo a sua equipa tecnica e vai por a prova a sua genialidade num campeonato com caracteristicas unicas...Eu penso que vai continuar a vencer...e a "provocar"

Muito mais podia e devia ser dito sobre o the special one...mas penso já ter escrito o suficiente sobre Mou...

Sei que vou escrever muito sobre Mourinho e a sua aventura italiana...pois vai ser fantastica, independentemente dos resultados!



Espero que tenham gostado!
FMBP!

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns! ótimo artigo, apesar de eu ler só agora (2010) achei muito bom, e reflete o melhor tecnico de todos!

Google-search box

Google