18 de agosto de 2007

Entrada de Leão

Saudações Leoninas caros leitores e colegas do Blogue.
Pois é, a época começou e o Leão mostra as garras desde inicio. No jogo da Supertaça a sorte sorriu à equipa leonina, quer pelas 2 bolas ao poste ( ouve uma terceira mas o jogo já estava parado) quer pelo grande golo de Izmailov e também por o árbitro não ter assinalado a grande penalidade evidente de Tonel. A meu ver é penalty, mesmo que sem intenção Tonel altera a trajectória da bola dentro da área logo devia ter sido assinalado o castigo correspondente. De resto um jogo muito equilibrado e disputado a meio-campo, com o ataque de ambas as equipas a passar ao lado do jogo, um lance de génio a resolver uma partida sem grande chama.
Ontem, sexta-feira o Sporting abriu a edição 2007/08 do campeonato português, frente à Briosa.
E foi logo por ai que o jogo pendeu irremediavelmente para os Leões, pois a Académica teve muito pouco de Briosa, jogando com um bloco muito recuado e dando muito espaço ao meio-campo Sportinguista para dinamizar as acções atacantes da equipa. O Sporting venceu naturalmente impondo a sua superioridade.

Destaques :

Positivos

-Derlei e Liedson mostram grande entendimento, prometendo muitas alegrias aos adeptos Leoninos.

--Moutinho... mas que grande jogador, um senhor jogador! Inteligente, raçudo, acutilante, tem tudo para ser um icone do Sporting! Grande Capitão.

Abel esteve também muito bem na dinamização do flanco direito.

Negativos

- Ronny não têm nivel para jogar pelo Sporting Clube de Portugal, está visto e mais que visto.

-Liedson falhou muitas oportunidades, mas para quem fez uma assistência, marcou um golo e sofreu um penalty....

- O árbitro, num jogo simples, falhou bastante. Deixou cartões demasiadas vezes no bolso, não assinalou um penalty a favor do Sporting logo no inicio da partida, mas esteve muito pior aos 73 minutos quando Lito tocou a bola com o braço na grande área do Sporting, sendo posteriormente derrubado por Polga... pois nenhuma das infracções foi assinalada, um duplo erro de Elmano Santos.

E é tudo por hoje, fico à espera dos vossos comentários, um abraço e até para a semana.


Esforço, Dedicação, Devoção e Glória, eis o Sporting Clube de Portugal!!!

3 comentários:

FMBP disse...

boas...mais uma vez bom post...boa analise...

duvidas:

1)como achas que se sente Ronny depois de ter sido alternativa a pedro silva na SuperTaça...falo didto porque eu lembro-me de o ver numa conferencia de imprensa e ele tava ali e não sabia onde se meter...sinto que é um jogador que não sente confiança

2) Celsinho...que papel???alternativa a Pipi, ou a qualque um dos 3 mais ofensivos do meio campo???

3)Purovic será realmente uma alternativa para uma maneira diferente de jogar?ou é preferivel rodar entre Djalo, derlei e Liedson??

4) estará o sporting a querer construir jogo desde zonas muito recuadas???para a liga é bom e eficaz, mas será o ideal para outra competição mais dificil???estára o Sporting preparado para finalizar em menos toques???num jogo mais rápido??

Um abraço

A.R disse...

Questões interessantes.

1-A meu ver Ronnny não tem sobretudo a força mental necessária para representar o Sporting, tenho sérias dúvidas que venha a conseguir explanar toda as suas capacidades, pura e simplesmente à jogadores aos quais a camisola pesa demasiado.

Ainda referente ao Ronny, ele marca todos os livres que estejam ao jeito do seu pé esquerdo, é a aposta de Paulo Bento, mas não a entendo! É raro conseguir que a bola passe a barreira e havendo alternativas válidas como Miguel Veloso e talvez Vukcevic porque insistir sempre no mesmo? São aspectos que parecem simples de perceber e de alterar mas em quais os treinadores por vezes hesitam,gostava de saber a vossa opinião acerca deste item.

2- Celsinho... não sei, sinceramente não vejo onde encaixará, pois para além de Pipi, também Vukcevic têm aptência para jogar a número 10, será porventura uma aposta a médio prazo, na procura de um novo "anderson", o tempo dirá se é uma aposta válida.

3-Purovic não se enquadra na forma de jogar da equipa, poderá ser útil quando as equipas adversárias colocarem o autocarro à frente da baliza, mas sinceramente é ainda uma incógnita o real valor deste jogador.

4-Um aspecto que me pareceu evidente nos dois jogos oficiais é que a construção de jogo de forma planeada e lenta ainda não produz os devidos dividendos a compensação é feita com saidas rápidas e um excelente desdubramento e mudança de atitude na transiçao defesa ataque.
O Sporting ainda não esmaga nem empurra os adversários para a sua baliza, pois precisa de espaço nas costas da equipa adversária para jogar, dai o jogar e começar a construir o processo ofensivo talvez 10/15 metros mais atrás do que aquilo que seria esperado.
O problema realamente poderá surgir com equipas de outra qualidade que tenham a capacidade de pressionar de modo eficaz em todo o campo, recuperando cedo a bola, provocando de imediato desiquilibrios no reduto defensivo Sportinguista. Um aspecto que Paulo Bento certamente terá em conta.A explicação passa a meu ver também por Miguel Veloso, Veloso não está ainda ao seu melhor nivel, o que aliado a uma maior marcação feita pelas equipas adversárias acaba, por diminuir a sua influência no processo ofensivo, levando a mais toques e a uma construção ofensiva mais deficitária, são precisas novas soluções.

P.S- Na minha crónica não comentei a estreia de Adrien, está ali com toda a certeza um grande jogador,com Paulo Bento terá tudo para se afirmar!

A.R disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Google-search box

Google