6 de julho de 2007

Jogando á bola

Taça da Liga

Como sabemos será realizada na próxima época a Taça da Liga ou Carlsberg Cup. Será que esta competição irá sobrecarregar os jogadores (e consequentemente as equipas) quer as que estão envolvidas nas competições europeias quer as que se limitam aos troféus internos??
Com base na minha experiência como jogador, a parte fundamental da época está na pré-época, ou seja, o modelo de jogo, os sistemas tácticos principal e alternativo, as rotinas de jogo, as movimentações tácticas têm de ser implementados durante a pré-época para que, durante a época, essas mesmas situações sejam alvos de aperfeiçoamanto. Daí estar tanto em voga o "treino táctico" que será abordado noutra semana.
Qual o benefício de mais uma competição?
O principal benefício é o financeiro, pois os jogos serão sempre realizados na casa da equipa mais fraca, o que vai permitir um bom encaixe financeiro e o vencedor da Taça da Liga arrecadará o prémio de 500.000 euros; outro dos benefícios é a existência de mais jogos, o que permite ao treinador uma melhor gestão do plantel.
Para além destes aspectos, convém salientar que o trabalho do treinador, durante a época, incidirá principalmente sobre a recuperação dos jogadores, pois a carga física será dada pelos jogos.
Fala-se muito sobre a sobrecarga de jogos, mas eu penso que o cansaço dos jogadores se deve muito ao aspecto mental.
Se um jogador estiver mentalmente preparado para fazer três jogos por semana, esse mesmo jogador fará esses três jogos com um rendimento elevado.
Até para a semana!

2 comentários:

A.R disse...

A questão dos três jogos por semana deve ser aceite com naturalidade na minha opinião, como o Kaka referiu o sucesso deste modelo de competição estará directamente ligado à capacidade de adaptar o treino quer a nivel de preparação fisica, quer em termos de resistência mental.
Não escondo a minha preferência pela espectacular liga Inglesa, e se eles são capazes de manter um nivel e ritmo de jogo elevadissimo, quase sem interrupções durante toda uma época, também os Jogadores da liga portuguesa serão capazes.
Acredito que indirectamente a nova Taça da liga vai contribuir para a evolução geral do nosso futebol!

JRP disse...

Na minha modesta mas não menos importante opinão, eu acho que nesta época com a entrada da Taça da Liga, é que se vão ver quais as equipas que estão melhor preparadas quer fisicamente ou mesmo psicologicamente. Será que estão mesmo preparadas? Não sei, só o tempo nos dirá.
Iremos ver com certeza se a mentalidade de alguns treinadores a ser posta à prova. Será que evoluiram ao longo do tempo e se se "reciclaram", ou seja estarão preparados para uma nova étapa do futebol portugês? Como serão os treinos? Saberão recuperar os jogadores e motivá-los? Na minha opinião só os melhores vão "sobreviver".
Não concordo quando dizes que se um jogador estiver bem mentalmente preparado para os 3 jogos irá ter um rendimento elevado, nem todos tem a tua entrega e capacidade de recuperação. Se me disseres que se vai ver quem tem mesmo Paixão e capacidade de entrega por aquilo se se faz, assim acredito. Tem de estar fundamentalmente bem preparados físicamente.

Google-search box

Google