8 de julho de 2007

Box dos Conceitos

A box dos conceitos vai continuar a ser sobre metodos defensivos...desta vez vou apresentar o Metdo de Jogo Defensivo DEFESA Á ZONA! Metodo usado por equipas como o Real Madrid e o Milan...so encontrei ate ag um video de basket a explicar a defesa á zona! mas penso que é suficiente para perceberem!

A defesa zona

Neste método de defesa , cada jogador é responsável por uma certa zona do campo e intervém sempre que aí penetre o portador da bola ou qualquer outro adversário sem bola. A responsabilidade dos defesas é, assim, determinada em função da zona e não dos adversários.

A partir das respectivas zonas de acção e em função da posição e movimentação do portador da bola, os defesas vão-se organizando em várias linhas defensivas. Forma-se uma primeira linha entre o portador da bola e a baliza constituída pelo defesa responsável pela cobertura da zona onde decorre a situação de jogo.

Por trás desta primeira linha defensiva organiza-se uma outra constituída pelos defensores das zonas próximas que assegura a cobertura permanente à primeira. E assim sucessivamente.

Este método defensivo baseia-se, assim e fundamentalmente, em acções colectivas de entreajuda permanente (contenções/ coberturas defensivas) aos defesas em contenção.

• Aspectos favoráveis:

– O raio de acção do defesa é limitado a um espaço que lhe é normalmente familiar uma vez que não se abandona a zona habitual de marcação para acompanhar os atacantes.

– É um método menos exigente do ponto de vista físico do que o individual, pelo que os jogadores estarão, em princípio, em melhores condições para responderem às situações de jogo que se lhes deparam, sobretudo na fase de transição para o ataque.

– As linhas defensivas que se vão organizando em torno do atacante com bola impedem sucessivamente a progressão do processo ofensivo da equipa adversária, obrigando-a a jogar, com frequência, para o lado e para trás.

– Dificulta a criação de espaços livres especialmente nas zonas vitais do terreno de jogo.

– As falhas individuais podem ser prontamente corrigidas pelos companheiros devido à contínua existência de acções de cobertura defensiva.

– Permite um bom aproveitamento das capacidades técnicotácticas e físicas dos jogadores.

• Aspectos desfavoráveis:

– Permite aos atacantes adversários bastante iniciativa e liberdade.

– Permite a criação de situações de superioridade numérica ofensiva com relativa facilidade uma vez que é sempre possível verificar-se a entrada de dois ou mais atacantes numa zona cuja responsabilidade de marcação cabe a um só defesa.

– Pode originar algumas hesitações e inibições entre os defesas devido à dificuldade que sempre existe em definir com exactidão os limites das respectivas zonas de marcação.

– Pode provocar insegurança nos defesas, sobretudo quando não existe uma perfeita sincronização colectiva.

Aqui está mais uma demonstração da defesa á zona!

Qualquer duvida enviem comentario! ABRAÇO

1 comentário:

Kaká disse...

Para mim, este é o melhor método para se defender em bloco. Este sistema evita o cansaço excessivo dos jogadores, pois não têm de correr atrás do adversário directo pelo campo todo (como se fazia antigamente). Para mim, este é o meu método de eleição, pois é muito fácil de ser ensinado e não cria grandes desequilibrios na equipa mesmo quando é apanhada em transição.
Mais uma vez muitos parabéns ao Nando pelo trabalho feito.
Um abraço para todos.
Kaká

Google-search box

Google