14 de setembro de 2007

JOGANDO À BOLA

Esta semana foi uma semana particularmente dificil para o adepto português. Isto porque em dois jogos consecutivos, conseguiu ver a sua (e nossa) selecção empatar com a Polónia e com a Sérvia quase em cima do minuto 90. Mas a que se deveu estes dois resultados que , afinal de contas, foram negativos para Portugal, uma vez que o objectivo para estes dois jogos era a vitória?!

Na minha opinião, o factor sorte não pode estar separado destes resultados. É evidente que no lance do golo que dá o empate à Polónia, o Ricardo poderia ter feito mais qualquer coisa, visto que o remate foi feito a cerca de 30 metros da baliza. Mas também é preciso dizer que o remate conseguiu passar por um emaranhado de pernas, foi embater no poste e depois embateu nas costas do Ricardo e foi para dentro da baliza. Temos que admitir que foi um lance de sorte por parte do jogador polaco e como dizia alguém, um lance de sorte é momentâneo, mas parece que afinal pode decidir o resultado de um jogo.

Já no jogo com a Sérvia, Portugal entrou com outra atitude, entrou a querer resolver o jogo cedo e conseguiu um golo através de um lance de bola parada, exemplarmente executada pelo Simão. Depois todos vimos o falhanço do Nuno Gomes, que para sorte dos sérvios e azar nosso, conseguiu acertar com a bola no poste; lance este que poderia ter alterado o rumo do jogo. Talvez obrigasse a Sérvia a atacar com mais intensidade e Portugal poderia explorar um factor no qual é fortíssimo: o ataque rápido. Mas não foi isso que aconteceu e, para nossa infelicidade, o árbitro auxiliar não assinalou o fora-de-jogo e lá aconteceu o empate. Um lance infeliz de toda a defesa portuguesa que não conseguiu tirar a bola da sua área.

Quanto a mim, empatamos em casa com o Valecambrense, num jogo onde estivemos muito bem quanto a defender, mas muito mal nas transições e na manutenção e circulação da posse de bola. Mas um aspecto impressionante foi que com 10 jogadores, conseguimos efectuar a pressão ao portador da bol que com 11 jogadores não conseguimos. Terá a haver com o facto de a equipa adversária ter relaxado um pouco e passado a jogar mais pausadamente?! Ou terá sido o factor mental dos jogadores do União de Lamas que revelou uma capacidade de superação?!
Estivemos a perder por 3-1 e com 10 jogadores conseguimos chegar ao 3-3.

E por esta semana já chega.

Um abraço e até para a semana.

Kaká

Sem comentários:

Google-search box

Google