30 de agosto de 2007

O ARTUR É QUE SABE

Boas! Depois de um tempinho de férias estou de volta. Embora o meu dia de postagem seja a 3ª-feira, esta semana só me foi possivel escrever hoje e por este meu atraso peço as minhas desculpas.
O que venho falar hoje, embora com algum tempo de atraso, é evidenciar alguns factos que ocorreram no nosso país vizinho Espanha e que me deixaram um pouco "aziático".
O assunto é esse central (agora português) de seu nome Pepe. O que se passou foi que enquanto estava de férias em espanha, todos os dias comprava um jornal desportivo espanhol e raras eram as vezes em que não se falava de Pepe. Mas o que me revoltou era a mudança drástica do teor das noticias de um dia para o outro. Passo a explicar:
a 1ª vez que vi uma notícia, a compra de Pepe por 30 milhões de euros era considerado um absurdo, perguntavam como era possível um clube como o real madrid cair numa destas... Depois de alguns jogos de pré-época, e mesmo com os péssimos resultados do real, Pepe era diariamente elogiado! Cheguei mesmo a ouvir que Pepe iria ser o próximo Hierro... Ouvi Jorge Valdano criticar todos aqueles que tinham questionado a compra de Pepe por 30 milhões, pois achava que ele valia cada cêntimo.
Claro que após isto, veio a 2ª mão da supertaça espanhola em que Pepe fez um mau jogo... Nos dias seguintes, todos voltaram as críticas a Pepe, e desta vez mais fortes ainda (Jorge Valdano inclusive).
Até aqui, apesar de revoltante, é perfeitamente compreensível estas noticias e esta mudança constante da avaliação do rendimento de um futebolista, para mais sabendo como é a imprensa espanhola.
Agora vem a razão da minha revolta e o porquê de eu escrever sobre algo que até agora parece banal... É que, como sabemos, durante este período Pepe estava a tratar de se naturalizar português, algo que o fez com êxito (e ainda bem na minha opinião), mas coincidência (ou não) em terras espanholas, sempre (e eu digo sempre, porque eu verifiquei pessoalmente) que o nome de Pepe vinha associado a noticias negativas, o nome "Portugal" ou "português" vinha sempre adicionado. Quando eram criticas positivas ou não referiam a nacionalidade ou então vinha o "brasileiro" adicionado.
Propositadamente ou não, o facto é que isto me deixou um pouco revoltado e eu tinha que a partilhar.
Deixem o vosso comentário e se quiserem comentar a chamada de Pepe a selecção nacional portuguesa também estão a vontade.

Sem comentários:

Google-search box

Google