1 de setembro de 2007

O meu futebol

O mercado fechou...não há mais transferencias no futebol europeu!!! Vou fazer uma analise aos planteis que clubes da Liga Bwin.com
Vou-me servir da base de dados do zerozero.pt mas vou expor as minhas ideias acerca de jogadores e sistemas tacticos! nest post FCP, SLB,SCP

FCP - manteve o treinador da epoca passada só que desta vez o treinador teve a oportunidade de decidir a constitição do plantel, teve e oportunidadede escolher os jogadores que desejava de dispensar quem queria (basta lembrar o numero de jogadores que foram para estágio)
Em principio o modelo de jogo contemplará o sistema tactico (ST) 4-3-3. O metodo de jogo ofensivo será obviamente o ataque organizado, o defensivo será defesa á zona e em certos jogos poderá ser uma zona pressionante! O sistema tactico alternatico será o 4-4-2, tal como j+a se sucedia na temporada passada! Tal como já foi referedo no blog o FCP está a criar um jogo para usar a sua estrela mais cintilante (Quaresma), contudo, o FCP não é Ricardo e mais 10...o FCP tem as rotinas de jogo treinadas para que o craque nunca esteja desapoiado e para que os seus cruzamentos e remates, tenham o devido acompanhamento e que os espaços estejam ocupados de um modo a que a finalização se torne mais eficaz! Aqui refiro-me ás subidas dos laterais, ao apoio dos médios interiores, e ao facto de Quaresma quando tem a bola não ser muitas vezes ultrapassado pelo médio interior,o que facilita a criatividade do jogador portista!
O FCP tem um plantel em que as alternativas/reforços ainda tem de mostrar o seu valor passado por um periodo de adaptação quer ao futebol portugues, quer ao professor Jesualdo e principalmente ao proprio FCP.
O Porto tem um onze base definido, e tem alternativas que permitem manter a qualidade do 11, contudo tal como em quase todas as equipas há jogadores praticamente insubstituiveis...daí o Porto não ter deixado sair o Comandante nem Quaresma...pois sem estes o estilo de jogo seria totalmente diferente, e os aplausos seriam muito mais raros para os lados do Dragão!
O Porto tem um plantel jovem (média de 24,33) forte e robusto (1,82 e 74 kilos), talvez Jesualdo tenha pensado na dureza das provas nas quais vai estar envolvido e não quer aquela quebra de ritmo de jogo assustadora da temporada transacta!

Pontos fortes
- sou obrigado a referir isto como ponto positivo do Porto, a mistica, penso que o Porto é o unico clube em Portugal onde isso ainda existe indubitavelmente, não ouvimos declaraçoes estupidas dos jogadores, o presidente apesar de ser uma figura pela qual não tenho grande simpatia é capaz de segurar no clube na SAD e de por os jogadores na linha, e os adeptos são possivelmente os mais fieis.
- 11 base vem do ano passado (Anderson esteve lesionado, e os 3 do meio campo foram os que vão ser este ano e Pepe vai ser substituido por Pedro Emanuel até Stepanov se afirmar)
- Quaresma cada vez melhor agora com virtuosismo tambem nas bolas paradas
-FCP mais realista no que ao estilo de jogo diz respeito

Pontos fracos
- Alternativas e reforços ainda tem que provar o seu valor o que pode deixar o 11 cansado se essa adaptação for demorada
- Perda da referencia no balneario e tambem em campo( (refiro-me a Baia)
- Excesso de responsabilidade para Quaresma...rejeitar 37 milhoes
- Medo por vezes demonstrado por Jesualdo
- Fica não fica de alguns jogadores (Postiga, Tarik) pode afectar motivação
- ST alternativo com poucas provas dadas

SCP- mantem o treinador da epoca passada, mantem o sistema tactico, alterou regularidades da construcção do jogo ofensivo, tornando-a mais lenta e elaborada, com maior utlização dos jogadores do meio campo, contratou cirugicamente...Paulo Bento sabe o que quer e dentro das possibilidades dos cofres leoninos contratou os jogadores que desejava/precisava/podia.
É obvio que PB preferia ter ficado com Caneira, e penso tambem que talvez preferisse outros jogadores no que a laterais diz respeito..contudo, tal como quase todos os jogadores do SCP, dão garantias, não vacilam e é isso que Paulo Bento precisa
Apesar da perda de jogadores fulcrais, PB conseguiu até agora disfarçar bem essas saidas, só que a meio da temporada penso que Caneira fará muita falta pois é dos melhores laterais do campeonato e seria a melhor alternativa para central!
Izmailov e Vuckevic parecem ter sido boas escolhas para colmatar a saida de Nani, num apice apareceu mais um canterano que parece ser das primeiras ecolhas para subsituis Veloso sempre que necessário; jogadores jovens mas experientes, futebol prático sem grandes invenções, avançados guerreiros, e uma massa associativa unica, pois tem uma paciencia e uma capacidade de analise á realidade do clube impar no nosso pais...quais as claques que aceitariam não lutar pelo titulo mas sim ir lutando??Qual a massa associativa que recebe os miudos da maneira como estes são recebidos??Que clube receberia P.Bento da maneira como este foi recebido...não me lembro de um treinador dos juniores passar para os seniores em nenhum dos outros grandes!!
Plantel muito bem constituido, com opçoes muito válidas para cada sector!!Media de idades 24,04 P - 74 A - 1,79

Pontos fortes :
-massa associativa adepta de PB e da politica de contrataçoes e de formação dos clube de Alvalade
- reforços para o meio campo e para o ataque melhoram a equipa, (Purovic e Derlei mais crediveis que Alecsandro e Bueno) e Nani foi substituido por 2 jogadores (Izmailov e Vuckevic)
- Veloso, Moutinho indispensaveis e fundamentais...Djaló e Patricio podem ser muito importantes...Renato e Pereirinha alternativas que tem de se credibilizar!!mas...todos são validos, todos contam e tem capacidade!
-Personalidade de Paulo Bento e competencia da sua equipa tecnica
- Anderson Polga, em grande momento

Pontos Fracos:
- falta de provas das alternativas para a zona defensiva, bem como a qualidade duvidosa dos reforços para as laterais (digo duvidosa porque nuca os vi)
- Ronny tem de se afirmar como defesa e não como marcador de livres
- Se Liedson não marcar golos como de costume, quem marcará pelo menos 15 golos???
- Médios poderiam ser mais rematadores
- Alternativa (3-5-2 ou 3-4-3) por mostrar credenciais
- Bolas paradas sem Ronny??

SLB - aqui está um caso/clube bicudo...porque?todos sabem...entra director desportivo sai director, fica treinador sai treinador, entra jogador sai jogador; adeptos fanaticos e resultado-dependentes, plantel jovem ...etc, etc ,etc
Fernando Santos escolheu, contratou o que pediu e o que o deixaram, treinou, jogou, perdeu, empatou, ganhou,nunca convenceu os adeptos e foi apresentado a porta de saida!!
Chegou Camacho, pediu mais reforços, abriu as portas dos treinos e tenho a certeza que vai voltar a gritar positivamente com os jogadores!
não posso ainda falar da filosofia de jogo das aguias...pois acredito que Camacho vai mudar e vai ser mega realista...acredito que seja um 4-4-2 classico e um 4-2-3-1...certo é que quem jogar vai dar o seu maximo ou entao Camacho dá-lhe um bom lugar fora das escolhas.
Benfica perdeu os melhores jogadores dos ultimos anos : Simao, Miccoli e Manuel Fernandes e contratou com um criterio no minimo esquisito, eu considero o criterio de compra como "Futuro-imediato" ou seja, o benfica quer comprar jovens que o façam ser já campeao...mas isso na minha opinão é estragar jovens e dificultar a luta pelo titulo.
Benfica precisa de continuidade...quando falo em continuidade refiro-me á metodologica e directiva, isto é, a coerencia e os objectivos tem de ser mantidos e trabalhados continuamente por muito que custe ou por muito trabalho que dê! Médias - 24.60 idade A - 180 P- 73
Mas isso deixo para o nosso blogger benfiquista comentar.

Pontos fortes :
- a crença em Camacho por parte dos adeptos; Camacho tem toda a margem de manobra, pois não foi ele que escolheu o plantel e tambem não foi ele que preparou a equipa...logo vai ter um pouco mais de tolerancia por parte dos adeptos...mas não vai ser infinita!
- a mão forte de Camacho...de volta o murro na mesa, está mal, tem de mudar e faz coisas para mudar...Exemplo: Mantorras não estava bem,ele gosta de Mantorras e quer o mesmo de volta...manda-o trabalhar de modo a que ele realmente regresse ao futebol
-A qualidade de alguns reforços - Cardozo, Di Maria, e na minha opinião Luis Filipe, são jogadores com capacidade para acrescentar algo ao futebol do benfica
-Bolas paradas são perigosissimas - cantos, livres e agora os adversarios vão ter mais receio dos possiveis livres á Camacho, seja lá o que isso for!
-Rui Costa e Petit parecem dispostos a ser referencias maximas
Pontos Fracos :
-o costume, as alternativas não parecem as mais validas, demasiados jovens sem conhecimento da liga portuguesa.
- a perda das maiores referencias
-o nervosismo dos adeptos
-plantel feito um bocado á pressa
-excesso de jogadores
-falta de apoio á liderança de JAC, aqui refiro-me a José Veiga ou outro director desportivo qualquer...Fernando Santos queixou-se disso
-Plantel desequilibrado

Isto é um post feito a partir de uma opinião pessoal, comentem e digam o que devo mudar nos posts deste genero!
No proximo post vou falar sobre Braga, Vitoria de Guimaraes e Leixoes!
Espero que tenham gostado! Um abraço FMBP

Sem comentários:

Google-search box

Google