16 de outubro de 2007

Bis(marck) do Dragão

Devido a problemas no blogger tive de ser eu a postar o texto de Bismarck...espero que gostem...aproveito ainda para promover a discussão acerca do meu artigo que se encontra imediatamente abaixo...leiam e comentem...não imaginam o gozo que dá ver um comentário ao que escrevemos...


Caros leitores, lamento a minha ausência por tanto tempo, mas por motivos poucos profissionais tenho estado completamente à parte deste projecto.

Pois bem, há tanto para analisar que nem sei por onde começar...


Após um início de época com alguma sorte, eis que o FCP surge na liderança do campeonato ,injustamente, dizem uns que ainda pensam que são os melhores, e por pouco tempo, dizem outros.

Como bom portista e ferrenho adepto, sinto que todos os nomes que chamei ao “Manuel Ferreira” (como surge na Champions League) ainda continuam válidos apesar do excelente momento de forma ( da equipa ou de 2 ou 3 jogadores?! ). Um treinador necessita de controlar a equipa, sabendo motivá-la, criticá-la e, por vezes, ignorá-la e eu continuo sem saber o que este faz. Jesualdo parece ser um treinador tacticamente inteligente e com grande experiência nos treinos, no entanto, quase nunca consegue “ler” bem o jogo e efectuar as substituições que a nós adeptos nos parecem mais acertadas e óbvias.

Não é fácil criticar um treinador que está em primeiro lugar na liga, com 7 vitórias em 7 jogos, 1 golo sofrido e 12 golos marcados mas... (e há sempre um “mas”) o futebol não é atraente e as exibições não convencem. Sei que agora surgem aqueles que dizem “o porto do Mourinho também não tinha um futebol que encantava ao comum adepto”, pois não, mas era sólido, não tremia, e este Porto não treme mas abana de uma forma que me deixa particularmente nervoso.

Esta situação leva-nos a outra questão: os jogadores. Quaresma não está a atravessar um dos seus melhores momentos e, por muito arriscado que seja tirá-lo do onze, só necessita resultar bem uma vez para ver, por exemplo, Lisandro e Postiga no ataque, num 4-4-2 que tantos bons resultados tinha no Braga e que o treinador tanto adora. É necessário arriscar um sistema mais consistente no meio campo. Lucho é fantástico, mas por vezes não é suficiente.

O último jogo para a Liga dos Campeões frente ao Besiktas deixou-me nervoso agarrado à almofada do sofá e a dar murros na mesa e, vou-vos ser sincero, deixei de ver o jogo quando faltavam cerca de 10 minutos para o final pois já me tinha conformado com o empate e só rezava para não perder. Tivemos sorte!

Em relação ao jogo com o Fátima... prefiro não o comentar e deixar Nossa Senhora “dar-lhes uma mãozinha” contra o Sporting como deu contra o FCP. Deste modo, evito também criticar, para já, os “reforços” desta época.

Saudações do Dragão,

PS: Jesualdo...

4 comentários:

FMBP disse...

A tua ausencia...hummm, espero que agora tenhas vindo para ficar...gosto de ler artigos tendenciosos tal como gosto de ler artigos que critiquem e que levem as pessoas a comentar...vê lá se continuas a postar :)...
Agora o teu post :
-quanto á sorte eu tnh uma opiniao formada...e nao vou por esses campos...mas tal como já referi num post Jesualdo costuma ter um problema, pelo menos na minha perspectiva,a equipa que e comandada por ele nao evolui ao longo da temporada, não sao questoes fisicas en nada que se pareça...a partir de agora penso que so podem haver melhorias...as posicoes e situaçoes estao treinadas...agora é melhorar...pelo menos penso que irá ser assim!

A liderança de Jesualdo é uma liderança a medo...o que pode levar a um menor bem-estar e a um esconder da capacidade por parte dos jogadores...ele raramente demonstra coragem atraves de uma substituição, tanto é assim que a saida da Quaresma contra a Academica provocou um certo alarido...e penso que não há aquela quimica entre portistas e Jesualdo...(digo eu de fora)
Jesualdo no balneario??não sabemos como é.

Futebol atraente...em Portugal por vezes (muitas vezes) quem joga bonito é assobiado...aqui não há respeito pelo jogo...o que interessa é chegar ao cafe :"- o teu Porto não joga nada!" "-Qué que interessa??a Quantos vais??" e so me lembro de ver 2 treinadores campeoes despedidos...Toni e Capello...

Os reforços...ele lá saberá!a verdade é que nenhum destes ainda veio cá para fora fazer queixinhas, nem o empresário, nem a mamã...e para quem anda no futebol isso tem um valor inestimavel...é aquela conversa do grupo e da vontade comum em chegar a algum lado!e os adpetos não querem sempre os melhores??ele da-vs sempre os melhores!

Não sou admirador de Jesualdo...mas o homem trabalha e muito!as vezes bem outra vezes menos bem...não gosto do discurso dele...mas isso podemos deixar para outro comentario...este ja se alargou!!

Continua

Anónimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If he will be possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll I thankful, bye friend).

Henrique disse...

Eu acompanho sempre o blogue (através do Google Reader). Nem sempr é possível comentar - falta de tempo, falta de algo útil para dizer, etc. Mas isto não quer dizer que não goste do que leia. Foi por gostar de ler o que aqui se posta que eu subscrevi o blogue no Reader...

Continuação de boas postas para todos os autores.

Paulo Jorge Sousa disse...

Com a responsabilidade da boa união do grupo a pertencer por inteiro ao seleccionador nacional, está visto que o ‘Grande Irmão’ Murtosa seria a pessoa indicada para orientar os patrícios na hora da verdade.

altobola.blogspot.com

Google-search box

Google