23 de agosto de 2007

Mais que um jogo

ESTRUTURAS, uma breve consideração


No seguimento do artigo "postado" pelo Fernando sobre a Estrutura 1-4-4-2 Losango ,vou por ser ,uma estrutura que gosto particularmente, falar-vos um pouco dela também.

A geometria da estrutura é a seguinte:
  • 1-4-4-2 --->1-2-3-2-1-2


As suas características geométricas permitem-nos definir:

  1. 7 linhas transversais
  2. 7 linhas longitudinais
  3. 2 linhas transversais entre os jogadores
  4. 2 linhas longitudinais entre os jogadores

Mas, mais importante que esta descrição puramente analítica, importa-nos discutir um ponto crucial de que depende o funcionamento desta estrutura(e de todas), isto é, A DINÂMICA.
Duas equipas podem apresentar uma mesma estrutura mas terem tipos de jogo completamente diferentes, ou seja, o que é distintivo e identificador dos diferentes “futebóis” é a DINÂMICA que as equipas assumem e não a estrutura que elas apresentam.

A estrutura que estamos a discutir, pela sua geometria, conduz a um maior preenchimento do corredor central , ao contrário, por exemplo, da estrutura 1-4-3-3. No entanto, podemos verificar que existe um grande número de linhas entre os jogadores, o que favorece a posse e a circulação de bola.
Nesta estrutura a MOBILIDADE dos jogadores do meio campo e avançados é crucial, para que, haja uma constante ocupação dos espaços e dessa forma a circulação de bola seja ao mesmo tempo, segura e potenciadora de criar desiquilibrios na organização da equipa adversária.
Na movimentação ofensiva, surge o tal rombo como o Fernando falou,na verdadeira acepção do termo, pois, para além do médio de ataque aproximar-se dos avançados, entrando de trás ou desenhando linhas de passe verticais mais curtas, este movimento deve ser acompanhado da subida dos médios ala, procurando triangulações com o enganche ofensivo e, depois, recebida a bola no seu corredor respectivo, executar cruzamentos. Esta MOBILIDADE dos médios na ocupação dos corredores é crucial para a criação de desiquilibrios na organização adversária.
Na movimentação defensiva é crucial a equipa reequilibrar-se, juntando linhas para constituir um bloco coeso.
Em termos posicionais, julgo ser relevante falar do papel do jogador posicionado no vértice recuado, à frente da defesa (PIVOT DEFENSIVO).
Dou especial ênfase ao PIVOT DEFENSIVO, visto que, o seu papel é crucial nesta estrutura. Como podemos observar na figura, o seu posicionamento permite um grande número de linhas de passe, nessa medida, este jogador deverá possuir uma cultura de jogo muito grande, para que, funcione como um farol em toda a dinâmica da equipa,
definindo ritmos, dando e criando linhas de passe.
Em suma, a dinâmica desta estrutura depende muito da capacidade táctico-técnica deste jogador.

Como conclusão, temos que que entender que, mais importante que discutir uma estrutura, é crucial observar, conhecer e analisar as dinâmicas que lhe conferem identidade própria. Para uma correcta análise é crucial ter em conta as características dos jogadores, o modelo de jogo da equipa e seus princípios norteadores.

  • Deixo-vos um vídeo onde podem observar a estrutura de uma forma simples:


  • Deixo-vos aqui um outro vídeo onde podem ver verdadeiras dinâmicas a serem consubstanciadas:







2 comentários:

Henrique disse...

Queria deixar uma palavra de agradecimento pelo vosso blogue, que sigo com atenção.

Bem-hajam.

FMBP disse...

eu ainda n postei sobre o 4-4-2 losango
mas vou faze-lo numa ocasiao futura...akilo foi uma introduçao a um novo artigo do blog que é a analise tactica...cujo o nome desse artigo é o 4-4-2 losango devido a certos destreinadores usarem esse sistema tactico tal como um rombo e sem a dinamica da qual tu tao bem escreveste

Google-search box

Google