21 de outubro de 2007

Faltou organização ou qualidade na organização??

Antes de mais quero começar por agradecer ao Nando o convite que me fez para participar no blog... falando de futebol e mais especificamente do Sporting…..espero não desiludir…


Paulo Bento tentou beneficiar ao máximo com o facto de a eliminatória não se decidir num único jogo. Ele sabe perfeitamente que quem começou o jogo não foi uma equipa, mas sim um conjunto de jogadores que tinham de jogar, para poder poupar alguns “intocáveis”.
Mas se fosse para decidir a eliminatória a equipa era a mesma? Claro que não! (lembram-se em Guimarães?) Paulo Bento tem noção que não tem uma 2ªequipa, tem sim uma 1ª e uma 3ª, não há soluções para os imprescindíveis e ponto final. Agora acredito que tenha sido um jogo para clarificar.....o que já era bastante claro.

Paulo Bento diz que faltou organização, eu digo que faltou qualidade na organização, ou melhor, como diz o tal cartaz “não há milagres”. O Sporting transfigurou--se da 1a para a 2a parte, mas com Moutinho, Veloso e Romagnoli tudo fica mais fácil, e não fosse aquela distracção de Tiago e o desfecho poderia ser outro. Mas há que dar o devido mérito ao Fátima que se apresentou com uma estratégia muito bem estudada e com a motivação no limite. Mas como Rui Vitória já reconheceu, para a 2º mão a história poderá ser outra.......e acredito que sim!

Mas Paulo Bento de certeza que já fez o diagnóstico:

- Stojkovic, Polga, Veloso, Moutinho, Romagnoli e Liedson são “intocáveis” (quase tanto como a dependência do Porto em Quaresma!!)
- Had e Gladstone são soluções credíveis, só precisam de jogos e confiança.
- Paredes e Farnerud só por milagre (de Fátima!?) voltaram a jogar
- Pedro Silva e Derlei fazem mesmo muita falta, é demasiado notório.
- Celsinho tem futebol….para mais tarde….,mas há ali um potencial interesante!
- Liedson continua a precisar de um parceiro à altura, Dezembro é decisivo.

E se Dezembro não trouxer esse complemento para Liedson, Paulo Bento vai ter que alterar alguma coisa em termos de princípios de jogo, apesar de não ser nada fácil, pois a equipa está rotinada a jogar com dois avançados, mas talvez esteja na altura de colocar a jogar os 11 melhores (com Vukcevic+Izmailov), claro que implicaria alterar algumas nuances tácticas, mas acredito que poderia oferecer beneficios em termos de criatividade e imprevisibilidade ao ataque leonino.

O próximo jogo já é a sério, vem aí AC Roma de Spalleti e o seu 4x2x3x1. Giuly, Mancini, Vucinic e um tal de Totti. Mas de certeza que o Sporting já terá qualidade na organização.
É preciso ser grande e ambicioso, mas Paulo Bento é um “expert” a preparar a equipa neste tipo de jogos….Haja confiança!

Saudações desportivas

M&C

3 comentários:

Anónimo disse...

só 1 achega quanto a "quaresma-dependencia do porto"; acho que todos estamos de acordo que quaresma é intocável no porto e é daqueles jogadores que pode não fazer nada durante o jogo todo, mas em 1 lance, resolve o jogo. No entanto é verdade que já não vemos "o quaresma" há muito tempo e o porto continua a ganhar. E as pessoas a dizerem que o porto depende dele... que ele faça cruzamentos decisivos, fintas fantásticas, etc etc, não está lá para isso? não é por ter essas caracteristicas que joga? e depois como certas pessoas falam, dá ideia que é quaresma contra todos e que sem quaresma o porto não ganharia... para quaresma fazer as tais assistencias, tem que ter alguém para as concretizar, para fazer as fintas a bola tem que chegar a ele em condições. e isto não se consegue sozinho digo eu... peço desculpa por falar neste assunto num artigo sobre o sporting, mas teve de ser, pq senti-me "espicaçado" como portista que sou. De resto, parabéns pelo resto do artigo e esperemos que o sporting dependa de toda a equipa para ganhar o jogo frente à roma

FMBP disse...

Antes de mais alguma coisa...quero agradecer o facto de teres aceite o convite, quero pedir-te que sejas regular e vou-te parabenizar (expressão scolariesca) pelo teu post...

Passando á discussão:
- Sem dinheiro raramente há boas opções...e quandohá dinheiro é preciso saber gasta-lo...a contratação quer de Had, Pedro Silva e de Purovic pareceram-me um bocado mais forçadas...ou seja, o Sporting precisava de jogadores com caracteristicas similares ás dos jogadores que contratou...maspenso que estes não seriam os primeiros da lista de desejos de Paulo Bento...mas foram os possiveis devido ao aperto de cinto...q achas??

MAs essemal não existe apenas em Alvalade/Alcochete...podes ver pelos outros dois grandes...as opçoes boas são raras...e como diz Camacho, comprar por comprar...nem pensar!mas as vezes tem que enganar os adeptos..

A qualidade da organização a que te (e muito bem) referes parte tambem da muito superior qualidae de jogo dos executantes...Miguel Veloso e Paredes...incomparavel

Já tinha falado com um colega meu sobre a possibilidade de o Sporting ser muito mais forte com Izmailov (excelente jogador) e Vuckevic (craque) a jogar juntos...mas como iria viver Liedson um pouco mais longe do jogo? mas seria algo bonito para os adeptos de bom futebol, eu acredito que sim.

Que modelo propoes?e que nuances(claro que não quero todas)poderiam favorecer o jogo do Sporting e não desfavorecer Liedson?

Stoijkovic de fora...espera-se novo caso Liedson??(para quem não se lembre, falo daquela birra do levezinho aquando da chegada de PB)

Este comment está granditom vou deixar aqui uma ultima questaõ (penso que pertinente)...e se alguem se lembre de pagar o que vale Veloso?

Um abraço...continua

FMBP disse...

ja agora...da-me a tua opiniao sobre o posicionamento de veloso no jogo contra a roma...eu penso que afectou em demasia o jogo do sporting...aiai se ele sai bem k ficam desamparados...

Google-search box

Google