30 de setembro de 2007

Box dos Conceitos

O jogador consegue espaço para o REMATE e golo...finta remate e golo...este jogador só sabe rematar...este jogador não sabe rematar...
nesta introdução quis apenas enfatizar o gesto tecnico responsavel pela maioria dos nossos pinchos no sofá, bancada ou banco de suplentes...o remate!!! Quantas vezes não vibramos com um remate incrivel???... vou colocar aqui a definição e os respectivos pontos criticos do Remate em futebol...bem como um video do gesto tecnico em questão!

O remate á a acção exercida pelos atacantes sobre a bola com o objectivo de a introduzir na baliza adversária.

Como elementos fundamentais da eficácia do remate podem destacar-se os seguintes:

– Rematar logo e sempre que a oportunidade surja. Durante um jogo de futebol desperdiçam-se muitas das poucas oportunidades de rematar que se criam por diversos motivos, nomeadamente: tentativa de enquadramento adequado em relação à baliza (executar acções difíceis na zona de finalização deve ser aceite como uma circunstância normal); receio de rematar com o pé mais fraco (os jogadores que jogam sempre pelo seguro dentro da grande área marcam poucos golos); procurar passar a responsabilidade para outro companheiro (executar passes dentro de grande área deve constituir sempre uma segunda opção – a primeira é aceitar a responsabilidade de rematar); ter medo de errar a baliza (desperdiçar uma oportunidade de remate é pior do que errar a baliza).

– Utilizar a técnica mais ajustada à situação. O tipo de remate a utilizar depende de três factores fundamentais:

Þ Da trajectória da bola: trajectória rasteira – rematar com os pés mantendo o corpo inclinado para a frente e a cabeça baixa e fixa; trajectória alta – rematar com a cabeça.

Þ Da distância da baliza: longe da baliza – rematar com força batendo a bola com o peito do pé pelo seu meio ou parte superior); perto da baliza – rematar em jeito utilizando preferencialmente a parte interna do pé.

Þ Da posição do guarda redes – dirigir o remate para o poste mais distante do guarda redes.

– Criar espaço para rematar. A grande concentração de jogadores que quase sempre se verifica na zona de finalização não facilita a execução do remate por falta, muitas vezes, de espaço e tempo. Por isso, exige-se aos atacantes que contactam momentaneamente com a bola na zona de finalização que procurem criar o espaço necessário para o remate no momento de recepção da bola e aos atacantes sem bola que estejam em mobilidade permanente de forma a romperem a organização defensiva adversária e/ou “arrastarem” alguns defesas para posições menos eficientes na tentativa de criarem espaço para o portador da bola poder rematar.

– Posição do corpo nos remates executados com os pés: pé de apoio colocado ao lado da bola, tronco ligeiramente inclinado para a frente, cabeça baixa e firme, olhar a bola.

– Dissimular o momento e a direcção do remate.

– Movimentar-se na direcção da baliza logo após o remate quer para tentar ganhar vantagem na disputa de um hipotético ressalto ou defesa incompleta do guarda redes, quer para contrariar a inclinação do corpo para trás responsável por muitos remates por cima da barra.



Espero que tenham gostado
Um Abraço FMBP

Sem comentários:

Google-search box

Google