23 de agosto de 2007

O meu futebol

Minuto 4 do jogo Benfica - Copenhaga...Luis Filpe tem a bola na direita falha o passe...que assobiadela monumental que se ouve no estádio da Luz...Minuto 80 Luis Filipe pode receber a bola em condições de jogar mas o que faz???deixa a bola sair para fazer um lançamentode linha lateral...é mais seguro e a assobiadela é menos ruidosa!!!



Derlei é recebido no estádio de Alvalade como se tivesse sido contratado pelo sporting após aquelas maravilhosas epocas no FCP...e que faz Derlei??Marca um golo e mostra aquela atitude que tão bem conhecemos!!!

Será por esta diferença de atitude que certos clubes têm mais tendencia para conseguir lançar bons jogadores jovens???ou vocês acham que será facil lançar um puto ainda junior ou ex-junior num estádio onde os assobios são usados em vez de um aplauso e de um grito de incentivo???

Vamos imaginar o seguinte : Um clube tem um talento nas camadas jovens pronto a explodir, obviamente nunca é O TAL JOGADOR que pode mudar o jogo (mas pode vir a ser no futuro), o jogo está desfavoravel para a equipa desse jogador, e como de costume o assobio e o insulto são o pão nosso daquele momento do jogo!!!Acham que aquele miudo se entrar e perder uma bola, não vai ficar cheio de medo de ouvir aqueles adeptos e que por isso nunca vai ser capaz de mostrar as suas capacidades!!! Não acham que se por exemplo Dabao do SLB, ou o Rui Pedro do FCP entrarem num jogo e falharem o golo da vitória num lance, e depois voltarem a ter um mau momento num outro jogo qualquer vão ter a tranquilidade para mostrarem o que realmente sabem????

Não referi o SCP porque quer os adeptos quer os dirigentes e treinadores não tem pressa em mostrar talento...(quando digo o SCP posso falar de outros clubes), e o jovem sabe que o clube vai tentar fazer o melhor para ele para quando ele chegar á equipa principal ser para jogar com todas as condições favoraveis á sua evolução...vejamos o caso Miguel Veloso (emprestado ao despromovido Casa Pia, não convocado, lateral esquerdo, central e agora um dos melhores médios defensivos da nova geração), o Djaló que apesar de falhar tem o aval dos adeptos e sente-se capaz de mostrar talento, agora Adrien Silva, entre outros que irão aparecer nos próximos anos...

Scolari já se queixou da falta de novos jogadores...e tem razão...o SLB lançou Manuel Fernandes, o FCP lançou alguns que até agora ainda não estão a nivel suficiente para serem destaque na equipa principal (apesar do titulo de juniores)...O SCP vai lançando, os restantes clubes tambem vão tentando...

Será necessário criar uma lei como a da Premier League (claro que com as devidas adaptações para a nossa realidade futebolisitica e financeira)?

Será necessário fazer lavagem ás mentalidades e deixarem as pessoas primeiro mostrar se sabem ou não sabem antes de atirar as pedras...eu ainda não comecei a minha epoca como treinador principal e já dizem que não é possivel um puto ser treinador de uma equipa de futebol...a mim não em afecta minimamente pois confio plenamente nas minhas capacidades...e se não posso errar enquanto jovem para ir evoluindo...quando vou poder errar???

Vamos ter calma e vamos da oportunidades...

Todos temos emoções e sentimentos...e por vezes não percebemos que os jogadores e treinadores tambem os tem...
E que NUNCA ninguem tenha duvidas que nós (falo em mim e na minha equipa) queremos sempre ganhar muito mais do que voçês querem ganhar!!

Deixo aqui a letra de uma musica que muitos dos adeptos de futebol veneram...eu sigo esta maxima....


"When you walk through a storm
Hold your head up high
And don't be afraid of the dark
At the end of the storm
Is a golden sky
And the sweet silver song of a lark Walk on through the wind
Walk on through the rain
Tho' your dreams be tossed and blown
Walk on, walk on
With hope in your heart
And you'll never walk alone
You'll never walk alone"






Um abraço FMBP
PS: comentem...pois a critica vai-nos ajudar a crescer e motivam-nos para fazer um trabalho melhor!!!

2 comentários:

Henrique disse...

A crítica faz sentido e, infelizmente, não é só no futebol que isso se passa.

Há uns tempos li um anedota que era algo deste género:

"Um pescador trazia um balde com caranguejos e não o tinha tapado. Alguém acaba por perguntar porque não tapa ele o balde, ao que o pescador responde:

-Não é preciso, são caranguejos portugueses. Quando um tenta trepar para fora, os outros imediatamente o puxam para baixo."

Ainda bem que tal não acontece no SCP. O facto de não ter a margem financeira dos outros 2 grandes, obriga-o a adoptar uma postura diferente e muito mais saudável.Os adpetos vêem os resultados e apostam também nisso. Com tantos [bons] jogadores a sairem da formação do SCP, é difícil não acreditar no potencial dos mais jovens, mesmo quando ainda não demonstraram a sua real mais valia.

FMBP disse...

infelizmente em portugal temos poucas dessas pessoas que sejam capazes de sair fora do balde...no que a futebol diz respeito ainda pior, pois nada é mais confortavel que um bom banco de suplentes para estar...acabei a pc tempo de ler o livro acerca das questões de liderança de José Mourinho e tem uma parte em que diz que o treinador tem de ser ele mesmo e não pode mudar só porque sim...tem que ter motivo...o próprio Mou vai mudar para um estilo menos agressivo de modo a conseguir dar mais estabilidade á sua equipa...mas porque ele quer...não porque alguem dentro do proprio clube o obrigou a mudar...
Quem quer ser treinador tem que ter uma filosofia...que pode não ser levada a extremos mas que tem ser sempre seguida...ou o trabalho não vale de nada...
ainda á pc vi um artigo na visãoacerca das mulheres mais influentes do país e nenhuma dela tem esse grau de influencia por ter ficado no balde...todas sairam e mostraram a sua força de alguma maneira...não sendomachista...se as mulheres num país que ainda não é totalmente dado ás igualdades conseguem sair e ser destaque (que poderia ser maior) porque não o conseguirão treinadores e jogadores???

Google-search box

Google