15 de setembro de 2007

O meu futebol

Pegando nos primeiros paragrafos do texto do Kaka (que gostei) no qual ele se refere á falta de sorte no futebol eu decidi postar mais uma vez esta semana...

O meu tema obviamente é sorte ou azar no futebol e as coisas que antecedem e sucedem esses momentos!!!(claro que não vou falar de tudo ou tinha de estar aqui alguns dias seguidos)
Sofrer golos no ultimo minuto. Sorte do adversario?Azar da nossa equipa? Mistura das duas? mérito do adversário? Demérito da nossa equipa???

Na minha perspectiva um treinador tem de ter sempre um modelo de jogo elaborado...e nesse modelo cada jogador tem funçoes e tarefas , comportamentos padrao, blablabla...e tudo isso tem como objectivo o maximo rendimento de cada jogador (minimo de erros possiveis)!

No golo da Polonia (ao qual o "nosso" Kaka se referiu como falta de sorte), Portugal permitiu o remate desde zona proibida (falha), Ricardo chegou tarde á bola (falha) bola bateu no poste (futebol, pois os postes são parte integrante de uma baliza que por sua vez faz parte do campo de futebol), bola veio para trás quando bateu no poste (mecanismo acção reacção - lei da fisica) bateu no Ricardo que anteriormente se tinha atirado mal (azar?, falha?)...

A minha pergunta é a seguinte : - O treinador de uma equipa que marca um golo após concretizar um remate como o da Polonia vai chegara fim do jogo e diz : "Empatamos este jogo porque tivemos muita sorte e porque o nosso adversário teve azar..."???ou vai dizer "tivemos mérito em conseguir rematar daquela zona e o remate foi para ser golo, pois é para isso que treinamos..."??? ou vai dizer : "- Nos nem queriamos ganhar mas a sorte tem destas coisas, pedimos desculpa" (nota: para os azarados é ao contrario)

Portanto, sorte para uns azar para outros...a verdade é que é normalissimo os treinadores justificarem as derrotas ou empates através do factor sorte (tambem pode ser arbitragem (pão nosso) ou excesso de jogos (cof cof Inglaterra cof)...é mais facil, e influencia muito mais facilmente o aspecto motivacional/volitivo dos atletas...

Bola ao poste, bola á barra, bola a rasar o poste, grande defesa do GR adverário...será sorte deles?azar nosso? falta de mérito?? ou excesso de mérito deles??
Quem não marca sofre, já diz o velho do restelo...e ele não diz quem tem azar sofre!!!
A sorte procura-se/merece-se...o azar esconde-se á espreita...temos de contrariar e temos de enganar esse azar que nunca DEVE ser justificação para um resultado....
Se o jogo tem 90 minutos e um momento de azar/sorte como o golo da Polonia durou fracçoes de segundo estou a considerar este momento de sorte (o momento em que a bola vai ao poste e depois bate nas costas de Ricardo) alem de Portugal ter tido 90 minutos menos essas fracçoes de segundo para dar a volta ao resultado...os momentos imediatamente anteriores a esse golo foram de alguns segundos de falhas seguidas...Resumindo, há tanto tempo para fazer as coisas não dependerem do azar...

Quando um jogador falha a marcação e sofremos um golo no ultimo minuto...o que é?? Golo deles...

Repito...se um dia tiver de me refugiar na palavras azar e sorte será unica e simplesmente para defender o meu grupo e faze-los sentir injustiçados para conseguir criar uma força maior naquela equipa!

"Dar a ti mesmo permissão para perder garante-te uma derrota"
Pat Riley

"Não existe algo como "eu conseguia"," eu devia" e "eu podia"...se podes e deves tens de conseguir"
Pat Riley

Nada acontece por acaso meu amigo... Não existe sorte. Há um sentodo atrás de cada pequena coisa e esse sentido terá tambem um sentido . Richard Bach

A sorte nunca dá nada, só empresta” -Proverbio Suiço

Sorte é o que te resta depois de teres dado tudo que tens.” (hmmm...esta é boa)...e o Azar é quando?


Opiniões...só quis mostrar a minha...com a qual podem estar ou não de acordo...



Isto é sorte??azar??ou outra coisa qualquer??

PS (outro assunto...vou falar sobre isto num post futuro): Existem várias maneiras de se agradecer um favor... as pessoas tem que perceber que para trabalhar num clube e para esse clube evoluir todos temos de dar o maximo em prol desse mesmo clube, cooperando, ajudando quem precisa, quem já te ajudou e quem te poderá continuar a ajudar até mereceres que já não te ajudem mais...nestas situações um não injustificado nunca é a resposta...mas isto são os meus ideiais e cada um sabe de si...

Espero que tenham gostado...Um abraço FMBP

5 comentários:

Anónimo disse...

Não posso depois de ver a tua postagem em relação ao que o KaKá escreveu e não dizer nada, simplesmente não consigo e espero que não leves a mal.
o que no meu ponto de vista o que o Kaká quer dizer é que a falta de Sorte/Azar não tem nada a ver com o sofrer um golo ao último minuto de jogo ou mesmo com o vídeo que colocaste no post.
Concordo com o que o Kaká diz, em chamar ao golo que Portugal sofreu frente a Polónia de falta se Sorte/Azar.
Não podemos dizer que sorte não existe no futebol. Existe e ponto final. Cada um tem a sua opinião e nós simplesmente temos de respeitar, apesar de por vezes acharmos que não têm razão e que estão a ser casmurros.
Esperemos que nunca te tenhamos de ouvir dizer que perdeste porque não tiveste sorte, seja ela, na arbitagem ou porque a bola foi ao poste, bateu nas costa do guarda redes e entrou. Vamos ver o que chamas a isso?!
Ou o que chamas a um lance em que a bola vai em direcção à baliza e parece-te que ela vai entra, mas, como o tempo está de chuva e tem junto a baliza uma poça de água, a bola mesmo junto a linha de golo pára na poça e não entra e o guarda redes agarra ou alguém da equipa contrária tira-a dali. O que é isso?? Falta de Sorte digo eu. Ou será as condições climatéricas, como tu dizes.
Não podemos achar que temos 100% razão ou certeza, assim não podemos chegar a lado nenhum. Temos de respeitar a opinião dos outros e perceber aquilo que dizem. Só assim conseguimos entender e evoluir.
Acho definitivamente que não percebeste aquilo que o Kaká quis dizer.

Cumprimentos

Joana

FMBP disse...

opinioes...e se chove, chove para os dois lados...e se leres bem o meu artigo eu sou capaz de dizer que perdi por sorte por um motivo, mas NUNCA é justificação no meu ponto de vista...mas repito...CADA UM PENSA COMO ACHA QUE DEVE...

Anónimo disse...

nunca foi dito que a Sorte era justificação...
tu é que disseste que não existia a palavra Sorte no teu vocabolário futebolistico

FMBP disse...

"Portanto, sorte para uns azar para outros...a verdade é que é normalissimo os treinadores justificarem as derrotas ou empates através do factor sorte (tambem pode ser arbitragem (pão nosso) ou excesso de jogos (cof cof Inglaterra cof)...é mais facil, e influencia muito mais facilmente o aspecto motivacional/volitivo dos atletas..."
"A sorte procura-se/merece-se...o azar esconde-se á espreita...temos de contrariar e temos de enganar esse azar que nunca DEVE ser justificação para um resultado...."
"Repito...se um dia tiver de me refugiar na palavras azar e sorte será unica e simplesmente para defender o meu grupo e faze-los sentir injustiçados para conseguir criar uma força maior naquela equipa!"

gostava de saber qd é k isso apareceu???

Kaká disse...

A única coisa que eu quis dizer é que a sorte é uma variávelque temos de ter em conta em qualquer jogo seja ele colectivo ou de casino!! A sorte ou a falta dela não se pode dissociar do jogo. e acho muito mal que um treinador perca um jogo e se justifique com a sorte. o que eu quero que tu entendas é que a sorte é um factor que aparece no jogo de maneira imprevisivel e que não é treinável. e não falo mais sobre este assunto!!!
Kaká.

Google-search box

Google