20 de agosto de 2007

Um problema de gestão

1. Aquando do convite do Nando para começar a escrever no blog disse-lhe logo que o meu primeiro texto inteiramente dedicado para explicar o porquê das minha aversão ao meu treinador. No entanto, este fim de semana trocou-me as voltas e o FCP ao conntrário do que eu previa ganhou, fez um jogo bastante conseguido perante uma atrevida equipa do Braga e anotei alguns bons apontamentos do Lucho, que me pareceu ter estado bastante bem apesar de só ter começado a treinar há 2 semanas. Gostei também do Bosingwa e do Raúl Meireles, que fechou sempre muito bem os espaços e sempre que possível procurou ser incisivo nas suas acções.E, claro, tivemos Quaresma, um verdadeiro génio do qual depende toda a "estratégia" de Jesualdo.

Era sobre esta "estratégia" que tinha previsto escrever esta semana, mas surgiu-me outro interessante tema, um pouco no rescaldo de uma semana pródiga em novos acontecimentos no "futebol" porrtuguês. Apenas um apontamento para a boa exibição do Sporting perante uma displicente e distraída Académica, mas não quero com isto tirar o mérito ao Sporting, porque mais importante que tudo é que está a ser criada uma importante dinâmica de vitória para os lados de Alcochete. Por sua vez o Benfica empatou, consequência natural de uma fraquíssima exibição. E, agora de quem é a culpa? Por esta altura já Fernando Santos foi demitido, mas será ele o único culpado?

2. E é aqui que entro num problema de gestão. É este problema de gestão que na minha opinião está na génese de todos os problemas do futebol português. Comecemos por etapas. Aquando dos graves acontecimentos verificados na final da Liga dos Campeões de 1985 entre Liverpool e Juventus, o futebol inglês mergulhou numa profunda crise e a sua liga ressentiu-se bastante. Foram precisos alguns penosos anos, para o futebol inglês se reestruturar e surgir a Premier League como a conhecemos hoje. Foi necessário profissionalizar a gestão dos clubes, a gestão da própria Liga, arranjar patrocinadores e montar a máquina que é a Premier League com estádios sempre cheios, com futebol atractivo, com equipas a dar lucro, com investidores interessados. Futebol, nos dias de hoje é tudo isto! Também há problemas, não há apitos dourados nem encarnados, mas há investigações a transferências, há investigações ao filho do Fergunson, ao novo dono do Manchester City, mas o Futebol não pára.



Agora regressamos ao nosso futebol e nada disto se passa, todos os clubes dão prejuízo e têm enormes passivos, os estádios estão vazios, a Liga e a Federação não se entendem e há, também, queria frisar o também, as investigações. O problema está na gestão dos clubes e de todos sem excepção.

Está no meu clube que tem um presidente há mais de 25 anos no poder e que não precisa de apresentar justificações a ninguém, mas ao menos ganha o que é menos mau. Temos o Sporting que todos dizem que aposta na juventude, pudera com o enorme passivo não tem outra hipótese. E, depois, temos toda a promiscuidade presente no futebol, um presidente do braga que tem negócios no imobiliário e tem interesses na construção do centro de estágio do Seixal, outro presidente que aquando da era Vale e Azevedo festejava as vitórias do FCP e agora do nada está do outro lado, entra no ranking dos 75 mais ricos do país e abre guerra a todos os poderes instalados no futebol português, segundo ele maléficos no momento, mas em tempos benéficos.

Onde entra a gestão? A gestão tem a ver com o facto de haver organização nos clubes, de os tornar atractivos para o exterior, de criar um ambiente capaz para todos os seus colaboradores. O mesmo se pode dizer em relação à Liga e à Federação e à organização das provas em Portugal, pois só assim poderemos ter Futebol. Deixo uma pequena provocação, em Inglaterra as investigações às transferências do Chelsea que podem também levar à sua descida de divisão, não fizeram parar o clube que continua organizado e não parou, podemos dizer o mesmo em Portugal? Será apenas culpa do Fernando Santos este mau início de época?

5 comentários:

FMBP disse...

Bom post...agora fica o meu comentário a certas coisas que escreveste...

Por partes :

1) Jesualdo...será que Quaresma vai ter de carregar a equipa??? (mais que o ano passado, pois este ano n há Anderson e Jesualdo está criar mecanismos de jogo que vão sobrecarregar Quaresma em termos de posse bola, não tendo que ocupar tantos espaços com antes tinha, mas a ter de decidir quase sempre o que o FCP vai fazer em termos ofensivos)
Será que Jesualdo vai ter coragem de se assumir este ano na Europa...eu pessoalmente não gosto quando um treinador altera a sua maneira de jogar por causa do adversario...existem certas coisas que podem ser ligeiramente modificadas, mas daí a colocar o Adriano mais num posiçao interior esquerda, para Lisandro poder seguir mais de perto M. Veloso, não me parece lá muito arrojado!!!
Alternativas sarão realmente alternativas???

Sobre o SCP já falei no post do A.R

A Premier League é um caso aparte...uma questão de mentalidade...eu digo isto porque aqui não temos muitos adeptos (mesmo fanaticos no bom sentido)que sejam capazes de ir ver um jogo da sua equipa (por exemplo o Estrela da Amadora) ao estádio da Mata Real num domingo ao meio-dia...e possivelmente a sra dona de casa tambem não gostaria que o seu marido tivesse que chegar atrasado ao almoço de domingo por causa da bola porque a comida fica fria...
Gostava que tivessemos um futebol como o deles...uma paixãocomo a deles...mas tambem não vamos pagar todos os fins de semana o minimo de 30 euros para ver a bola...que por vezes é um espectaculo de péssima qualidade...em Inglaterra nem todos os jogos são bons...mas tem algo que nós não temos...mas isso já ta falado e mais que falado!!!
A profissionalização dos sectores em Portugal iria tirar o chamado TACHO a muito boa gente...daí para já nem dar para sonhar nisso...quantos dirigentes iriam realmente conseguir continuar?? (eu penso que alguns/muitosporque aqui consegue-se dar facilmente a volta ás coisas)

F.Santos é culpado de não ter uma personalidade de ferro...qualquer um teria tomado outra posição perante a incoerencia de LFV...ele enganou-o e aos benfiquistas tambem...e a maneira de ele não ser tão mal visto é tentar ser o salvador do futebol português...mas esse salvador será a vassoura e o lixo...seguida de uma passagem do aspirador...para não ficar nenhum lixinho...mas isso tambem nunca vai acontecer!!

Continua o bom trabalho!! um abraço

A.R disse...

"Está no meu clube que tem um presidente há mais de 25 anos no poder e que não precisa de apresentar justificações a ninguém, mas ao menos ganha o que é menos mau. Temos o Sporting que todos dizem que aposta na juventude, pudera com o enorme passivo não tem outra hipótese."

Relativamente à questão do passivo, a verdade é que o Sporting é o único entre os três grandes que assume que viveu acima das suas possibilidades ao longo de décadas e precisa agora de estratégias para diminuir o passivo, e Soares Franco têm cumprido a 100% este objectivo. O engraçado nesta questão é que o benfica e o porto apresentam igualmente passivos monstruosos, e é até escandâloso verificar como ano após ano o F.C.P apresenta enormes prejuizos apesar do lucro enorme realizado com a venda de efectivos nos últimos anos, para onde vai esse dinheiro que não é utilizado para a dimnuição do passivo? Mas como referiste e bem, o Porto ganha e são as vitórias que interessam aos adeptos, como tal tudo vai bem no Estádio do Dragão?! Não devia esta ser uma preocupação preemente dos adeptos portistas?

A.R disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pinto disse...

Quanto ao que o fmbp disse em relação ao porto e às suas apreciações, concordo na generalidade com elas e como referi no post deixei para a semana falar sobre o porto.
Quando referi o exemplo da premierleague foi para realçar o papel da gestão no espectáculo que é o futebol.Vou tentar explicar um pouco melhor:sendo o futebol neste momento um negócio, urge a necessidade de o tornar atractivo para os adeptos mas também para quem nele investe.Uma gestão transparente cria responsabilidade sobre quem está à frente dos clubes e da oraganização das provas!Não é por acaso que vários clubes em Inglaterra são adquiridos por capital estrangeiro,pois há a expectativa de rentabilizar o investimento e esta rentabilização só acontece com bons resultados e espectáculo!Ninguém por mais rico que seja deita dinheiro ao lixo,muito menos estas pessoas que estão no mundo dos negócios(esqueçam o berardo e o ajudar o benfica),o objectivo é apenas um:o lucro e se possível(no caso do berardo)no nosso clube tanto melhor.É verdade que a mentalidade é outra em Inglaterra,como os costumes são outros na Alemanha e os estádios também são outros,a questão está em nós criarmos o nosso próprio costume e isso demora tempo,como aconteceu em Inglaterra,mas é preciso é criar uma mentalidade positiva e de credibilidade em volta do futebol,e a meu ver isso só pode acontecer com uma mudança nas filosofias de gestão no futebol português!Já reparam que nas reuniões entre presidentes dos clubes e das entidades organizadoras discute-se tudo menos a gestão dos clubes?Só acontece porque toda a gente ganha com este estado do futebol português,menos o Futebol...

Pinto disse...

Relativamente ao comentário do a.r concordo plenamente com tudo o que diz e volto a frisar que sou o primeiro crítico da filosofia de gestão do Pinto da Costa,como referi deste gerir sem prestar contas a ninguém,do descurar da vertente económico-financeira,mas foi como eu referi no post também,ainda assim é o menos mau...pois quando tudo parece estar mal o porto faz 70 milhões de € em vendas!Não posso concordar com este descurar da sustentabilidade no longo prazo em favor de contínuos resultados correntes negativos e é aqui que me encontro do lado daqueles que acham que o porto sad precisa de mudar a sua gestão(Belmiro de Azevedo seria um sonho a este nível,mesmo reformado),mas de futebol ninguém percebe mais do que Pinto da Costa e não é por acaso que no porto qualquer treinador consegue sempre os seus primeiros títulos!Como pelos vistos não se pode ter tudo,como adepto quero ver o meu clube a ganhar,mas preocupa-me o futuro!A única coisa que me deixa mais tranquilo é que o benfica e o sporting ainda assim estão pior que nós com a agravante que ganham bastante menos,mas como não é com o mal dos outros que devemos viver,urge uma mudança no porto para bem do clube,apesar das vitórias.
Quero por último frisar o meu apreço pelo trabalho que está a ser levado a cabo por Filipe Soares Franco,alguém que não precisa do futebol para viver apesar de não estar nos 100 mais ricos de Portugal,mas volto a frisar que só podia ser assim no sporting pois os bancos já estavam em cima...no entanto,antes tarde que nunca!

Google-search box

Google